Quantas pernas tem a borboleta?
As borboletas são um grupo interessante de insetos que se classificam junto às mariposas na ordem dos lepidópteros. São um grupo diverso, com cerca de 160.000 espécies e uma ampla distribuição global. Entre suas características, encontramos que possuem uma metamorfose completa, uma grande diversidade de cores e padrões e, dependendo da espécie, desenvolveram proteção química ou camuflagens bastante especializadas, as quais utilizam como mecanismos de defesa contra predadores. Sua anatomia ou estrutura corporal segue a forma típica dos insetos. Mas, Quantas pernas tem a borboleta??
Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre o número de patas que uma borboleta possui e sua anatomia. Continue lendo!
Número de patas da borboleta
As borboletas, como insetos, pertencem ao grupo ou subfilo dos hexápodes, termo que significa "seis patas", que é o número de extremidades que uma borboleta tem. As borboletas costumam ser animais facilmente identificáveis e a estrutura geral de seu corpo no estado adulto compreende basicamente a cabeça, o tórax, o abdômen e órgãos ou apêndices unidos a uma dessas partes, como antenas, asas e patas. Um traço típico das borboletas é a presença em todo o corpo de escamas achatadas, dispostas principalmente nas asas, que originam a diversidade de cores e padrões nesses insetos. Esse traço se tornou um dos atrativos de muitas espécies, que resultam em belos animais frequentemente admirados. Neste outro artigo, você encontrará os "Tipos de borboletas".
Conheçamos as diferentes partes que compõem o corpo da borboleta, onde também encontramos as patas:
- Cabeça: a cabeça da borboleta geralmente contém uma espirotrompa ou probóscide (embora possa estar ausente em certas espécies), as antenas que têm formas distintas, usadas para certas classificações, e os olhos compostos bastante desenvolvidos, formados por ocelos, além de outros órgãos sensoriais.
- Tórax: quanto ao tórax, contém três elementos fundidos: protórax, mesotórax e metatórax. No mesotórax estão localizados dois pares de asas, que são geralmente as estruturas mais visíveis desses animais e frequentemente são combinadas com cores ou padrões distintivos, que podem ajudar na identificação das espécies. Nas borboletas, encontramos três pares de patas, um par unido a cada uma das partes do tórax mencionadas anteriormente.
- Abdômen: finalmente, quanto ao abdômen, este consiste em vários segmentos e é onde podem ser encontrados receptores de som, embora estes também possam estar presentes no tórax ou nas asas. No abdômen também estão localizados os genitais e outras estruturas importantes para esses insetos
Como são as pernas de uma borboleta?
Já sabemos que uma borboleta tem seis patas no total. Agora, cada pata de uma borboleta, da parte proximal à distal, é composta pelas seguintes partes ou estruturas:
- Fêmur: é a parte mais próxima do corpo. Dessa parte não se originam nem se desprendem outras estruturas.
- Tíbia: é a zona intermediária da pata de uma borboleta. Na tíbia pode-se encontrar, ou estar reduzida, uma estrutura conhecida como epífise, que é utilizada para o acicalamento das antenas. Essa estrutura varia em forma, tamanho e até mesmo entre os sexos. Também pode apresentar um espora, que é um apêndice em forma de espinho, eventualmente usado na classificação dos lepidópteros.
- Tarso: corresponde à parte distal da pata de uma borboleta e termina com uma estrutura em forma de garra.
As patas das borboletas estão dispostas em cada um dos segmentos fundidos do tórax. Todas as patas das borboletas estão cobertas com as escamas típicas dos lepidópteros. Por outro lado, as descrições mencionadas correspondem à forma adulta. No caso da forma larval das borboletas, estas têm 3 pares de patas verdadeiras e vários pares de patas falsas, que podem variar de 8 a 11. Essas patas falsas possuem estruturas conhecidas como crochets apicais ou ganchos de agarre que as larvas usam para se prender. Normalmente, cada segmento da lagarta tem um par de patas.
Para que servem as pernas de uma borboleta?
As patas das borboletas têm diversas funções. Inicialmente, são utilizadas para pousar quando descem do voo. Outra função é caminhar, servindo, portanto, como meio de locomoção. Adicionalmente, as patas das borboletas possuem órgãos olfativos que as ajudam a perceber seu alimento, de maneira similar a cheirá-lo ou prová-lo.
No entanto, nem todas as características das patas de uma borboleta são generalizáveis a todos os grupos. Por exemplo, os membros da família Nymphalidae têm patas dianteiras reduzidas, por isso não as utilizam para caminhar ou para pousar ao descer do voo.
Agora que você sabe quantas patas as borboletas têm e como elas são, continue aprendendo e confira este outro artigo com mais curiosidades: "Curiosidades sobre as borboletas".
Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas pernas tem a borboleta?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Ancajima, G. y Duarte, M. (2023). Morphological variation of the epiphyses in some Ambulycini hawkmoths (Lepidoptera, Sphingidae, Smerinthinae). Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.jcz.2023.02.003
- García, E., Romo, E., Sarto, V., Munguira, M., Baixeras, J., Vives, A., y Yela, J. (2015). Orden Lepidoptera. Disponible en: http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_65.pdf