Curiosidades do mundo animal

Quantas palavras um cachorro entende?

 
Quantas palavras um cachorro entende?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães, além de serem os melhores amigos do homem, estão entre os seres mais inteligentes do reino animal. Quando você observa o seu companheiro peludo todos os dias, provavelmente se pergunta até que ponto ele consegue entender o que você está tentando dizer. Além disso, é óbvio que ele se comunica com você!

Se você já se perguntou se o seu cachorro entende suas conversas, comandos que você dá ou suas palavras de afeto, então você vai adorar este artigo. Quer saber quantas palavras um cachorro entende? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Quantos anos vive um cachorro vira-lata?

Índice

  1. Os cães reconhecem palavras?
  2. Como os cães entendem as palavras?
  3. Quantas palavras um cachorro entende?
  4. Todos os cachorros compreendem as mesmas palavras?
  5. Chaser, o cão mais inteligente do mundo

Os cães reconhecem palavras?

Dizem que cada cachorro se parece com seu tutor, seja por seus hábitos, aparência ou outras características que os assemelham. Muitas vezes, pode ser que você tenha ficado observando seu cão e pensado que a única coisa que ele falta fazer é se sentar e começar a conversar com você tranquilamente A verdade é que os cães são capazes de entender muitas palavras - mais do que você imagina. Embora não possam responder da mesma forma, isso não significa que não entendam o que você diz.

Nesse sentido, os cães podem entender ordens básicas com facilidade. "Sentado", "patinha" ou "quieto" são algumas delas. Além disso, eles conseguem reconhecer o próprio nome. Mas de que maneira os cães entendem as palavras? E, afinal, quantas palavras um cachorro entende? Continue lendo para saber a resposta.

Quantas palavras um cachorro entende? - Os cães reconhecem palavras?

Como os cães entendem as palavras?

Certamente você está se perguntando: já que os cachorros entendem algumas palavras, como eles conseguem fazer isso?

Bem, há diversos estudos realizados sobre esse assunto. Foi demonstrado que os cães processam as palavras que lhes dizemos de forma semelhante à dos seres humanos, coletando informações sobre a palavra em si para que ela passe por diversos processos cerebrais, após os quais eles podem chegar a uma compreensão correta dela.

Nessa tarefa, os cães usam o hemisfério esquerdo do cérebro para compreender as palavras que ouvem, enquanto usam o hemisfério direito para entender a entonação das palavras. Após realizado esse processo, eles conseguem ter uma ideia sobre a "intenção" da pessoa que está falando com eles.[1]

Além disso, os cachorros entendem múltiplos sinais de forma fácil e rápida se forem condicionados para isso, seja através do condicionamento clássico ou do condicionamento operante. Uma boa alternativa é associar esses sinais à ação desejada, usando o reforço positivo (por petiscos, carícias ou palavras gentis) como incentivo para aprendizagem.

Quantas palavras um cachorro entende?

O estudo mais reconhecido sobre este assunto foi realizado pelo psicólogo Stanley Coren na Universidade da Colúmbia Britânica. Sua análise focou em estudar a capacidade e inteligência que os cães possuem para aprender novas palavras.

Em suas pesquisas, Coren demonstrou que os cachorros conseguem entender aproximadamente 160 palavras se forem estimulados adequadamente. Além disso, compreendem o léxico humano como faria uma criança de 2 a 3 anos. Isso, é claro, caso sempre haja uma prática constante.

Como se isso não bastasse, a pesquisa também revelou ser muito mais fácil para os cães entenderem palavras relacionadas a objetos concretos, como "osso" ou "bola", enquanto têm mais dificuldade em compreender aquelas relacionadas a conceitos abstratos, como "amor".

Coren também descobriu ser mais fácil para os cães aprenderem palavras que começam com consoantes fortes, como "p", "t", "c", "k", "q", enquanto as suaves, como "f", "s", "r", "l", representam um desafio maior para eles.

Da mesma forma, eles aprendem mais rapidamente palavras de forma individual do que combinada. O que isso significa? Que você pode ensiná-lo mais facilmente dizendo "coma", em vez de "vamos comer". Por que isso acontece? Os cães retêm as palavras por um processo chamado mapeamento rápido; isso acontece quando repetimos certas palavras com frequência e as relacionamos a uma ação ou objeto.

Nesse sentido, durante o treinamento é de suma importância que as palavras para cada ordem soem diferentes entre si. Dessa forma, evitam-se confusões. As ordens, é claro, são mais efetivas se acompanhadas de uma linguagem corporal adequada, contribuindo para ser mais fácil entender a mensagem que você deseja transmitir.

Quantas palavras um cachorro entende? - Quantas palavras um cachorro entende?

Todos os cachorros compreendem as mesmas palavras?

Agora que você sabe quantas palavras um cachorro entende, talvez você se questione se isso acontece da mesma forma com todas as raças.

A verdade é que a pesquisa realizada por Coren também revelou que existem algumas raças de cães com maiores possibilidades de aprender palavras. Nesse sentido, as raças que demonstraram ter maior mais facilidade para aprender palavras e desenvolver um amplo léxico em comparação com outras raças, são:

  • Poodle
  • Pastor alemão
  • Border collie
  • Labrador
  • Doberman

No entanto, isso sempre dependerá de um treinamento adequado. Estimular o cão desde filhote é a melhor maneira de alcançar uma aprendizagem satisfatória, independentemente da raça.

Chaser, o cão mais inteligente do mundo

Para encerrar, não poderíamos deixar de mencionar Chaser, a cadela de Jon W. Piller, professor de psicologia na Wofford College (localizada em Spartanburg, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos), que consegue reconhecer mais de 1.000 palavras sem errar. Você ficará surpreso, com certeza!

Abaixo deixamos um vídeo sobre esta inteligentíssima cadela mas, antes, não perca nosso artigo sobre os cachorros mais inteligentes segundo Stanley Coren.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas palavras um cachorro entende?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Attila Andics, Márta Gácsi, Tamás Faragó, Anna Kis, Ádám Miklósi; Voice-Sensitive Regions in the Dog and Human Brain Are Revealed by Comparative fMRI, Current Biology, Volume 27, Issue 8, 24 April 2017, Pages 1248-1249
Bibliografia
  • Coren, S. (1994). The intelligence of dogs: Canine consciousness and capabilities. New York: Free Press.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quantas palavras um cachorro entende?