Quantas mamas tem uma cachorra?
Ver fichas de Cachorros
As mamas dos cães são uma parte normal da sua anatomia corporal, assim como nos humanos. Tanto machos quanto fêmeas possuem essas estruturas, embora sejam mais funcionais nas fêmeas. Você sabe quantas mamas tem uma cachorra? Embora normalmente a quantidade seja a mesma em fêmeas e machos, existem casos em que esse número pode variar. Algumas pessoas, além disso, se perguntam por que os cães possuem essas estruturas, por isso queremos ajudar você a entender.
Se você quer saber mais sobre as mamas em cachorros, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer mais sobre, o que pode ser útil saber para cuidar para a saúde de seus cães.
Quantas mamas têm os cães machos?
Se você está se perguntando quantas mamas os cães machos têm, a resposta é que o número geralmente não varia entre machos e fêmeas, embora existam alguns fatores que podem modificar esse aspecto. Os cães, geralmente, têm entre 8 e 10 mamas, mas dependendo da raça, do tamanho ou do gênero, podem ter menos ou até alguma a mais. Por exemplo, cães de raças grandes ou gigantes podem ter mais mamas do que cães de raças pequenas, e os machos, em alguns casos, podem ter menos mamas do que as fêmeas.
A grande verdade é que a diferença entre as mamas dos machos e das fêmeas não se baseia no número que possuem, mas sim na função que desempenham em cada um deles, já que no caso dos cães machos, elas não têm nenhuma finalidade. Então, por que os cães machos têm mamas? Vamos entender a seguir.
Por que os cães machos têm mamas?
Como você já deve saber, a evolução desempenha um grande papel na adaptação das espécies. Nesse caso, essa estrutura não representou nenhum perigo para os mamíferos, então simplesmente permaneceu de geração em geração. Além disso, as mamas tanto nos machos quanto nas fêmeas se formam durante a gestação, antes da diferenciação sexual. Isso ocorre porque, no início do desenvolvimento, no útero, todos os embriões seguem um mesmo esquema básico antes que as características sexuais específicas (masculinas e femininas) comecem a se diferenciar, de modo que, uma vez que o sexo do feto é determinado geneticamente e os hormônios sexuais começam a atuar, as estruturas sexuais se diferenciam, mas as mamas já começaram a se desenvolver e permanecem em ambos os sexos.
Ou seja, as mamas nos cães machos são uma característica anatômica residual que persiste porque não há uma pressão evolutiva significativa para eliminá-las.
Quantas mamas tem uma cachorra?
Quanto ao número de mamas de uma cachorra, assim como os cães, as fêmeas possuem de 8 a 10 mamas. Normalmente, a cadeia mamária nas cadelas possui 5 pares de mamas distribuídas em duas filas paralelas ao longo do abdômen, embora esse número possa variar dependendo da raça ou do tamanho da cadela.
As mamas das cachorras têm uma função muito importante para a vida e, especialmente, para a reprodução, já que fazem parte do sistema reprodutivo e cumprem um papel fundamental durante a lactação, quando as glândulas mamárias se ativam para produzir leite para os filhotes.
Como são as mamas de um cachorro?
As mamas de um cachorro são pequenas estruturas que se assemelham aos mamilos nos humanos. Estão distribuídas em duas filas simétricas e paralelas ao longo do abdômen, desde o peito até a virilha. Estas são as características gerais que costumam ter:
- Geralmente são pequenas e arredondadas, ou ligeiramente alongadas;
- Seu tamanho pode variar dependendo da idade do cão e da raça;
- A pele ao redor da mama é geralmente suave e de uma cor semelhante ao restante do abdômen, embora em algumas cadelas possam ser um pouco mais escuras ou, pelo contrário, rosadas;
- Em condições normais, as mamas não devem apresentar caroços, vermelhidão ou secreções estranhas;
- As mamas dos machos costumam ser menores que as das fêmeas e permanecem do mesmo tamanho ao longo de toda a vida;
- Em geral, essas estruturas são simples, discretas e sem grandes diferenças de aparência.
Como são as mamas de uma cachorra?
As mamas das cachorras têm certas características distintivas em comparação com as dos machos:
- São geralmente mais proeminentes;
- Se a cachorra já passou ou está passando pelo ciclo de cio, elas serão ainda maiores e estarão inchadas devido às mudanças hormonais. Falamos sobre isso aqui: "Cadela no cio: sintomas e duração";
- Durante a gestação e a lactação, tornam-se mais visíveis porque as glândulas mamárias subjacentes se enchem de leite;
- Durante a lactação, podem se tornar mais escuras devido à atividade das glândulas mamárias;
- Em uma cadela que não está prenha nem em lactação, as mamas costumam ser pequenas, macias e de uma cor semelhante ao restante da pele do abdômen, às vezes um pouco mais rosadas ou, em outros casos, mais pigmentadas;
- Se notar que as mamas da sua cadela estão mais sensíveis ao toque e ela está no período de gestação ou lactação, não se preocupe, pois isso é totalmente normal;
- Em alguns casos, se a cachorra estiver passando por uma gravidez psicológica, suas mamas podem aumentar de tamanho e as glândulas mamárias podem produzir leite, mesmo sem ela estar grávida. Aprenda a identificar em nosso artigo sobre "Gravidez psicológica em cadelas";
É importante verificar regularmente as mamas da sua cadela para detectar caroços, secreções anormais, vermelhidão ou dor, pois podem ser sintomas de problemas de saúde, como infecções ou tumores. As patologias mais frequentes onde esses sintomas se manifestam são a mastite e os tumores de mama, e o veterinário será o único capaz de identificá-las e recomendar um tratamento o mais rápido possível.
As cachorras esterilizadas, à medida que envelhecem, têm maior risco de desenvolver tumores nas mamas, por isso, é recomendável realizar revisões regulares.
Em suma, as mamas das cadelas são estruturas dinâmicas que podem mudar em tamanho e aparência ao longo da vida, especialmente em relação ao ciclo reprodutivo.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas mamas tem uma cachorra?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.