Partilhar

Nomes egípcios para cachorros

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 13 novembro 2018
Nomes egípcios para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

No antigo Egito existia um amor especial pelos animais, tanto que até os mumificaram na morte para passar à vida após a morte. Os cães eram considerados membros da família em todos as castas sociais.

Existem diversas pinturas representando esse amor pelos cães e em muitos túmulos do Vale dos Reis foram encontradas coleiras de couro pintadas em diferentes cores e, inclusive, com apliques metálicos. Além disso, os egípcios eram um povo politeísta, acreditavam em muitos deuses que incorporavam qualidades diferentes e surpreendentes. Baseado nesse amor pelo animal de quatro patas e considerando que você ama o seu cachorro como os egípcios adoravam os seus deuses, não seria genial dar o seu cão o nome de um deus que se assemelha a ele?

Neste artigo do Perito Animal, vamos mostrar alguns nomes egípcios para cães e seu significado para que você possa encontrar um que encaixe com o jeito do ser de seu amigo peludo. Se você não encontrar um nome de que goste aqui, poderá sempre ler outro artigo em que propomos nomes originais e belos para o seu pequeno companheiro.

Também lhe pode interessar: Nomes egípcios para gatos

Nomes egípcios para cachorros machos

Aqui está uma lista dos deuses egípcios mais populares e seu significado para encontrar o nome que melhor se adapte ao seu cão macho:

  • Ra: era o deus sol, a origem da vida e do céu. Este nome é perfeito para um cão poderoso, bem como para aquele gosta de se deitar e tomar um banho de sol.
  • Bes/Bisu: é o deus da bondade, que protegia os lares e crianças de todos os males. Ele era representado como um deus baixo e gordo, com cabelos longos e a língua para fora, afugentando os maus espíritos graças à sua fealdade. É um nome ideal para um cão gorducho e nobre que adora as crianças.
  • Seth/Set: é o deus da tempestade, da guerra e da violência. Ele era um deus ligeiramente sombrio que representava a força bruta. Este nome atende aos cães imponentes que ficam com raiva facilmente.
  • Anúbis: era o deus da morte e da necrópole. Era representado por um homem com uma cabeça preta de chacal ou cachorro. Este nome egípcio para cães é perfeito para um cão preto, quieto, enigmático e reservado.
  • Osíris: ele era o deus da ressurreição, da vegetação e da agricultura. É um nome perfeito para um cachorro que gosta do campo. Além disso, Osíris foi morto pelo seu irmão e depois foi ressuscitado pela sua esposa Ísis. Por isso, também é um bom nome para um cão resgatado, que passou por um trauma e "reviveu" encontrando uma nova família que o ame.
  • Toth: ele era um mágico, o deus da sabedoria, da música, da escrita e das artes mágicas. Dizem que ele era o criador do calendário e que era o medidor do tempo. Este nome é ideal para um cão tranquilo, com inteligência extraordinária.
  • Min/Menu: foi o deus da lua, da fertilidade masculina e da sexualidade. Era representado como um pênis ereto. É um nome engraçado para um cachorro que quer montar tudo.
  • Montu: era um deus guerreiro com cabeça de falcão que protegia o faraó nas batalhas. É um nome perfeito para cães fortes, guardiões e protetores da sua família.

Se nenhum desses nomes é perfeito para o seu pet, descubra essa lista com outros nomes mitológicos para cachorros.

Nomes egípcios para cachorros - Nomes egípcios para cachorros machos

Nomes egípcios para cadelas

Se a sua amiga peluda é uma fêmea, aqui está uma lista com os nomes de deusas egípcias e seu significado, perfeitos para nomear a sua nova companheira:

  • Bastet: era a deusa dos gatos, da fertilidade e protetora do lar. É um nome ideal para uma cadela que se dá muito bem com gatos ou para uma mamãe.
  • Sakhmet/Sejmet: ela era a deusa da guerra e da vingança. Era uma divindade com uma grande ira que, se conseguisse apaziguar a si mesma, ajudava os seus seguidores a derrotar os seus inimigos. É um nome para uma cadela com um caráter forte, que se irrita facilmente, mas é muito fiel ao seu dono.
  • Neit: deusa da guerra e da caça, bem como da sabedoria. Foi representada carregando um arco com duas flechas. Este nome egípcio para cães é perfeito para uma cadela com instintos de caça, que gosta de perseguir pássaros ou qualquer outra coisa no parque.
  • Hathor: ela era a deusa do amor, da dança, da alegria e da música. Se a sua cadela é pura energia e é um terremoto de felicidade, o nome egípcio Hathor é perfeito!
  • Ísis: na mitologia egípcia o seu nome significava "trono". Ela era considerada a rainha dos deuses ou a grande deusa mãe. Este nome é ideal para uma cadela poderosa, a mais importante da ninhada.
  • Anukis/Anuket: era a deusa da água e protetora do Nilo, por isso, é um nome ideal para as cadelas que gostam de nadar e brincar na água.
  • Mut: a deusa mãe, a deusa do céu e a origem de tudo o que é criado. Perfeito para aquelas peludas que foram ótimas mães.
  • Nephthys: conhecida como "a dona da casa", era a deusa das trevas, da escuridão, da noite e da morte. Dizem que ela acompanhava os mortos para a vida após a morte. O nome de Neftis serve para uma cadela com pelagem negra, misteriosa, tranquila e silenciosa.
  • Maat: simbolizou a justiça e a harmonia cósmica, defendeu a verdade e o equilíbrio cósmico. Esta deusa ajudou a Ra em sua luta contra Apófis (uma encarnação do mal), isto é, na luta do bem contra o mal, de modo que o bem sempre reine. É um nome perfeito para uma cadela fiel e leal que defenda os seus donos.

Se nenhum dos nomes egípcios para cães e seu significado convencer você a nomear seu novo animal de estimação, não perca a lista de nomes para cadelas originais e bonitos.

Nomes egípcios para cachorros - Nomes egípcios para cadelas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Nomes egípcios para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Nomes.

Escrever comentário sobre Nomes egípcios para cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o coment√°rio
O que lhe pareceu o artigo?
1 coment√°rio
A sua avaliação:
Danilo Marquês
amei esses nomes de deus egípcios para cachorro, encontrei o nome do meu dogão: Bisu, também é beijo em francês né? rs

Nomes egípcios para cachorros
1 de 3
Nomes egípcios para cachorros

Voltar ao topo da p√°gina