menu
Partilhar

Galinha frizzle

Atualizado: 2 junho 2022
Galinha frizzle

O processo que se conhece como domesticação dos animais tem a ver com a interação prolongada entre estes e as pessoas, o que dá origem a certos comportamentos e traços particulares nos animais. Esta relação tem uma história longa e não são poucas as espécies que o ser humano já domesticou, pelo contrário, são muitas as que foram objetos dessas mudanças. Uma delas é a ave Gallus gallus, que deu origem à subespécie domesticada G. g. domesticus, que comumente conhecemos como galo ou galinha, referindo-nos ao macho e fêmea, respectivamente. Deste animal se originou uma grande variedade de raças e uma delas é a galinha frisada, que é muito peculiar pela forma das suas penas.

Convidamos você a seguir lendo esta ficha do PeritoAnimal para conhecer todas as características da galinha frizzle, sua origem, cuidados e possível problemas de saúde.

Origem
  • Ásia
  • Índia

Origem da galinha frizzle

Mesmo que se possa indicar que a galinha frizzle tem sua origem na Índia, a verdade é que comumente encontramos que não se tem total certeza sobre esse aspecto. Isto porque o frizz das plumas, o qual é o principal traço desta raça, ocorre por uma mutação genética que também pode acontecer em outras raças, assim não se considera um aspecto exclusivo desta variedade, já que, por exemplo, se tem registros de aves deste tipo em Java e nas Filipinas aproximadamente no século XVIII. Neste sentido, em algumas regiões não se conhece a galinha frisada como uma raça, enquanto que em outras se considera, como no Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Irlanda, Polônia, República Tcheca e Eslováquia.

Características da galinha frizzle

A principal característica da galinha frizzle é que ela é uma das galinhas com penas encaracoladas, que são largas na ponta e se curvam tanto para fora como para cima, o que impede que fiquem apegadas no corpo, como ocorre com a espécie e subespécie de onde provém. No entanto, o gene que causa o enrolamento da pena tem uma dominância incompleta, de maneira que nem todas as descendentes apresentará esta característica nas penas, assim teremos 50% de indivíduos com plumas como os pais, 25% com plumas normais, ou seja, lisas, e os outros 25% com uma plumagem muito encaracolada, o que pode tornar as penas muito frágeis.

Seguindo com as características da galinha frizzle, é uma ave pesada, pois o macho chega a pesar entre 3,20 a 3,60 kg, enquanto que uma fêmea de 2,25 a 2,70kg. Tem uma aparência ereta, com um corpo largo, curto e arredondado. Suas asas são largas e sua cauda também é grande, o qual se mantém firme.

Os lóbulos das orelhas e queixo são de tamanho moderado e são vermelhos brilhantes; os olhos também são avermelhados. O bico é forte, curto e de cor amarela. Quanto ao pescoço, é medianamente longo, com penas encaracoladas abundantes, embora as fêmeas se diferem do macho porque tem a plumagem menos encaracolada nesta área. As pernas não tem penas, são de tamanho médio, com quatro dedos finos e separados. Estas extremidades podem ser de cor amarela, embora em algumas podem ter sombras de preto ou azul.

Cores da galinha frizzle

A plumagem é relativamente longa e as variedades de cores incluem:

  • Vermelho
  • Cuco
  • Azul
  • Buff
  • Crele
  • Prata
  • Preto
  • Branco
  • Barrada
  • Manchada
  • Vermelho escuro
  • Colombiana
  • Vermelho acastanhado

Habitat da galinha frizzle

O lugar de origem da raça coincide com a espécie, em que corresponde na região da Ásia. No entanto, os indivíduos domesticados deixaram de se desenvolver em locais silvestres para viver em espaços delimitados pelas pessoas. Neste sentido, esta ave vive em galinheiros, currais ou terrenos, e é importante ressaltar que, como as demais aves, necessita se movimentar em espaços amplos, não permanecer confinada em jaulas.

A galinha frizzle ou frisada tem resistência a diversos tipos de ambientes, de forma que pode se desenvolver em vários tipos de climas.

Personalidade da galinha frizzle

A galinha frizzle habitualmente caminha com um porte ereto, tanto que o macho se pavoneia por causa do seu porte. Têm hábitos gregários, assim vive em grupos sem problema algum, um traço característico da espécie. Na verdade, os pintinhos são bastante amigáveis.

Cuidados e alimentação da galinha frizzle

Como todos os animais domésticos que nos presenteiam com sua agradável companhia, esta galinha precisa de espaços adequados para se desenvolver, que reúnem as condições necessárias para que esteja confortável. Neste sentido, os alimentos, a água, o espaço para movimentação e descanso devem ser apropriados. Assim, insistimos, não deve ficar confinada numa jaula.

Em geral, este tipo de ave são onívoras, consomem vários tipos de sementes, cereais, alguns invertebrados como insetos e vermes. Entretanto, quando domesticadas, sua dieta depende do que lhes é oferecido, no qual se baseia principalmente em produtos industrializados. Alguns desses produtos têm uma fórmula adequada para nutrir corretamente estes animais, embora também existem tipos que não possuem os componentes necessários para este fim. Neste sentido, sempre é necessário verificar se o alimento oferecido seja uma mistura adequada de diversos nutrientes e de qualidade.

Saúde da galinha frizzle

A galinha frisada geralmente é uma ave resistente, com boa adaptação, mas isso não quer dizer que pode ser submetida a qualquer tipo de condição. Sua saúde dependerá dos cuidados que já mencionamos, de forma que uma alimentação inadequada, por exemplo, afeta a qualidade das sua plumagem e a sua saúde em geral.

Estes indivíduos são forrageadores por excelência, que realizam principalmente quando se desenvolvem em pátios ou espaços abertos. Desta forma, é importante que se movimentem por áreas verdes para permitir que realizem esta ação e contribuir com seu estado saudável.

Curiosidades da galinha frizzle

Esta é uma ave com uma beleza incomum devido a suas plumas encaracoladas, além da grande variedade de cores como vimos. Por outro lado, a galinha frisada se adapta bem em diferentes temperaturas.

Um aspecto bastante chamativo é a quantidade de ovos que podem botar em um ano, chegando a ter aproximadamente 150 neste período. Os mesmos podem ser brancos ou levemente coloridos. As fêmeas são consideradas como boas mães, muito protetoras de seus pintinhos.

Bibliografia
  • Siang, C. y otros. (2012). The Chicken Frizzle Feather Is Due to an α-Keratin (KRT75) Mutation That Causes a Defective Rachis. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3400578/>. Acesso em 2 de junho de 2022.
  • The Frizzle Society of Great Britain (2012). Frizzle Breed Standards. Disponível em: <http://web.archive.org/web/20121016214516/http://www.thefrizzlesocietyofgreatbritain.co.uk/index.php?section=3>. Acesso em 2 de junho de 2022.
  • The Frizzle Society of Great Britain (2012). Disponível em: <http://www.thefrizzlesocietyofgreatbritain.co.uk/index.php?section=1>. Acesso em 2 de junho de 2022.

Fotos de Galinha frizzle

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Galinha frizzle

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Galinha frizzle
1 de 4
Galinha frizzle

Voltar ao topo da página