menu
Partilhar

Galinha Australorp

Atualizado: 2 junho 2022
Galinha Australorp

As aves possuem uma variedade de características de grande interesse, do qual permite se desenvolverem em diferentes habitats. Devido a isso, muitas espécies foram domesticadas, sendo uma delas as que usualmente conhecemos como galinhas e galos, quando nos referimos a fêmeas e machos respectivamente. Estas aves domésticas têm uma considerável diversidade fenotípica. De fato, são consideradas as que mais apresentam este traço[1]. Existem muitos tipos de raças dessas aves e uma delas é a galinha Australorp, sobre a qual vamos te trazer informações nesta ficha do PeritoAnimal.

Origem
  • Oceania
  • Austrália

Origem da galinha Australorp

A origem da raça da galinha australorp se remonta ao final de 1800 e começo de 1900 quando, da Inglaterra, se levaram até a Austrália aves da raça conhecida como orpington preta. Mais tarde, no país de destino, iniciaram diversos cruzamentos desta última com variedades como minorcas, leghorns brancas e langshans, para finalmente dar origem a raça australorp.

Agora, seu nome se trata de uma combinação de Austrália e Orpington, de forma que se uniram os nomes do país onde realizaram os cruzamentos e a primeira variedade da qual provêm. Por outro lado, segundo estudos[2], na Austrália somente se originaram uma variedade da raça, mas o restante das variedades que exibem outras colorações foram criadas na África do Sul.

Características da galinha australorp

Algumas das características da raça da galinha australorps são as seguintes:

  • É uma ave de tamanho grande: robusta e pesada.
  • Apresentam um dimorfismo sexual: os machos chegam a faixas de massa entre 3,8 e 4,5kg, enquanto que as fêmeas de 2,9 a 3,6kg. Se deseja saber mais sobre o Dimorfismo sexual, sua definição, curiosidades e exemplos não deixe de visitar este outro artigo que te recomendamos.
  • Seu porte: é ereto, a cauda se mantém elevada.
  • O peito: é arredondado e proeminente para frente, mas sem sobressair excessivamente.
  • A crista, o queixo e os lóbulos das orelhas são de cor vermelha.
  • Apresenta um pente ereto e tem até seis pontas ou menos.
  • Os olhos são de cor preta intensa e o bico também é escuro.
  • Coxas: cobertas de penas, mas os tarsos não possuem penas, nos quais se pode observar uma coloração acinzentada, preta ou azulada. Possuem quatro dedos.
  • Sua plumagem: é suave, ajustada ao corpo. Na Austrália se reconhecem as variedades de cor preta, branca ou azul, mas nos Estados Unidos, somente se aceita as de coloração original que é preta. Na África do Sul, entretanto, são aceitas além das mencionadas, outros tipos como dourado, escareado, bege ou salpicado. Uma informação adicional, é que nas de cor preta, quando se expõe ao sol, se observa tonalidade verde metalizada em várias partes do corpo, o que as fazem serem aves muito bonitas.
  • Asas: relativamente grandes e pregadas ao corpo.

Peculiaridades da galinha australorp

Algumas peculiaridades da galinha australorp são:

  • São consideradas uma das melhores botadoras de ovos: já que chega a botar mais de 300 ovos por ano.
  • A coloração de seus ovos é marrom ou cremosa e pesam entre 56 a 58 gramas em média.
  • Estas aves são consideradas mães protetoras: já desde os 5 meses aproximadamente começam a botar ovos.
  • Sua personalidade é dócil. Por isso, são procuradas como mascotes por esta razão, ao ponto de estabelecer laços com seus tutores e com outros animais domésticos. No entanto, podem conviver com outras aves e animais, sem problemas, mas em caso de conviverem com aves mais dominantes, necessitam de cuidados já que serão tímidas. Você pode se interessar neste artigo sobre a como criar galinha.
  • Trata-se de uma ave ativa: mesmo que se adaptem bem tanto em currais fechados como em espaços abertos, estes últimos são recomendados e necessários, já que raramente realizam voos curtos. Gostam de se movimentar, principalmente para buscar insetos e vermes, que consomem com facilidade.
  • Podem ter boa adaptação ao clima: tanto nas temperaturas quentes como nas mais frias, ainda que sempre é recomendado evitar variações bruscas para cuidar da saúde.
  • Ofereça uma alimentação completa: com alimento composto, seja comercial ou preparado, sempre deve conter todas as quantidades de proteínas, carboidratos, gorduras e minerais. É importante ter cuidado, pois cresce rápido e pode aumentar de peso mais que o recomendado, por isso, ter espaço para se movimentar também é importante. O que as galinhas comem? descubra neste post que te sugerimos.
  • A galinha australorp tem uma vida longa: chegam a 6 a 10 anos, podendo viver mais tempo se possuir condições ideais de espaço e alimentação.

Curiosidades da galinha australorp

Entre os anos 1922 e 1923 foi realizada uma competição para avaliar quantos ovos diversas raças de galinhas conseguiam botar neste período. O resultado foi que seis fêmeas da raça australorp quebraram o recorde mundial, já que entre todas botaram um total de 1857 ovos, o que, sem dúvida, deixou este animal na mira dos produtores mundiais, para depois se propagar como uma galinha principalmente botadeira.

No PeritoAnimal, sempre defendemos que os animais domésticos tenham um excelente tratamento e que tenham condições apropriadas para se manterem saudáveis. Todos os animais, sejam silvestres ou domésticos, têm o direito de desfrutar de uma vida adequada.

Referências
  1. Siang, C. y otros. (2012). The Chicken Frizzle Feather Is Due to an α-Keratin (KRT75) Mutation That Causes a Defective Rachis. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3400578/>. Acesso em 2 de junho de 2022.
  2. The Community of Show Poultry Enthusiasts. (2021). Soft Feather Breeds. Disponível em: <http://www.poultryclubsa.co.za/category/soft-feather-breeds/>. Acesso em 2 de junho de 2022.
Bibliografia
  • Cría de aves (2019). Gallina australorp. Disponível em: <https://criadeaves.com/gallinas-ponedoras/australorp/>. Acesso em 2 de junho de 2022.
  • Farmer (2020). Pollos Australorp – características de reproducción. Disponível em: <https://burea-uinsurance.com/es/pollos-australorp-caracteristicas-de-reproduccion/>. Acesso em 2 de junho de 2022.
  • Hablemos de aves. (2019). Australorp: Todo sobre esta ave australiana. Disponível em: <https://hablemosdeaves.com/australorp/>. Acesso em 2 de junho de 2022.

Fotos de Galinha Australorp

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Galinha Australorp

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Galinha Australorp
1 de 5
Galinha Australorp

Voltar ao topo da página