menu
Partilhar

Galinha plymouth rock

Atualizado: 2 junho 2022
Galinha plymouth rock

A diversidade de animais que estão em processo de domesticação não é pouca. Diferentes grupos têm sido utilizados e, lamentavelmente, superexplorados através da história. Dentro dos diversos animais que foram domesticados encontramos as aves e, em especial, as galinhas, das quais foram criadas grandes quantidades de raças em várias regiões do mundo. Uma destas é a galinha plymouth rock, que falaremos sobre nesta ficha do PeritoAnimal.

Devido à sua coloração particular, esta raça também é conhecida como galinha barrada. Siga lendo para conhecer as características da galinha plymouth rock, seus hábitos alimentares e muitas outras curiosidades.

Origem
  • América
  • Estados Unidos

Origem da galinha plymouth rock

Mesmo que alguns dados não sejam totalmente conhecidos, se sabe que esta raça de galinha teve sua origem nos Estados Unidos, sendo exibida pela primeira vez em Boston no ano de 1849. No entanto, a galinha plymouth rock não voltou a ser vista durante décadas, mas apareceu novamente no mesmo estado de Massachusetts em 1869, sendo que sua raça foi reconhecida formalmente em 1874.

A galinha plymouth rock é resultado do cruzamento de vários tipos de galinhas e, mesmo que existem várias controvérsias sobres quais foram as raças que deram origem a ela, um estudo[1]indica que a raça americana conhecida como "dominique", muito antiga, foi a principal raça usada para obter a plymouth rock. Adicionalmente, se sabe que pelo lado materno as galinhas java preta e cochin também contribuíram nos cruzamentos, enquanto que no lado paterno, foram os galos java preto, cochin, langshan, brahma claros e pretos, minorca, que sem dúvidas geraram uma importante mistura genética. O mesmo estudo também indica que certos registros são consistentes com a origem desta galinha. Atualmente, é uma raça que possui um importante reconhecimento pelos especialistas na área de criação destas aves.

Características da galinha plymouth rock

Os traços que caracterizam a galinha plymouth rock são:

  • As fêmeas pesam de 3 a 3,5 kg, enquanto que os machos de 3,5 a um pouco mais de 4 kg.
  • É um animal de aparência robusta e larga.
  • É uma ave que tem um desenvolvimento precoce da plumagem.
  • A crista possui cinco pontas, com forma de serra uniforme, sendo as pontas do meio mais largas que as dos extremos.
  • Tanto a crista, a barba, como os lóbulos das orelhas são de cor vermelha intensa.
  • As pernas não possuem plumas e são de coloração amarelo brilhante.
  • Os ovos são de um tom creme e peso aproximadamente 55g.
  • As penas são curtas e relativamente soltas.

Cores da galinha plymouth rock

Mesmo que tenham sido mencionadas características particulares, sem dúvida o que mais caracteriza a plymouth rock é sua coloração peculiar. Assim, a coloração mais representativa da raça é conhecida como barrada, que consiste em uma coloração preta com manchas brancas em formato de barras paralelas em cada pena. No macho é mais evidente a cor branca. Este tipo de barrado se deve a um gene dominante ligado ao sexo.

Ainda que a galinha barrada seja a mais popular, outras variedades menos conhecidas são: pedra branca, perdiz lápis, perdiz prateada, perdiz malha, perdiz azul, bege e preta, entre outras. Dependendo do país, podem existir variedades particulares.

Habitat da galinha plymouth rock

Falar do habitat de um animal domesticado pode ser um aspecto que não se tem muita precisão, já que eles se desenvolveram em espaços que foram disponibilizados para eles. No caso das galinhas, por serem animais distribuídos por todo o mundo, desenvolveram a capacidade de se adaptarem a distintas condições ambientais. Por isso, quando libertas podem estar presentes em variados prados e florestas.

Personalidade da galinha plymouth rock

Tanto as fêmeas como os machos desta raça têm uma personalidade dócil. Aliás, estamos falando de uma raça de galinha muito tranquila. Por outro lado, as fêmeas se caracterizam por serem boas mães, de fato, gostam de chocar seus ovos.

Devido a seu temperamento, se considera um bom animal doméstico, inclusive para crianças sempre e quando saibam como interagir com galinhas e estas possuem amplos espaços naturais para manter seus costumes e hábitos. A plymouth rock também tem boa relação com outros animais domésticos.

Cuidados e alimentação da galinha plymouth rock

Tem resistência às variações de temperatura, o que a faz ser um animal forte nesse sentido, no entanto, no verão se recomenda que esteja em espaços mais arejados. E quanto à alimentação, requer uma fonte balanceada de nutrientes, que inclua proteínas, carboidratos, gorduras e minerais. Neste sentido, pode consumir várias fontes de alimentos de origem animal (incluindo do tipo marinho) e vegetal, além de minerais como cálcio, fósforo e selênio. Geralmente se recomenda o uso de rações comerciais quando não se dispõe de áreas naturais, se for realizada de maneira adequada e variada, a dieta natural é a mais apropriada e benéfica para esta e todas as galinhas. Por esse motivo, é muito importante que a plymouth rock possa desfrutar de um local amplo composto por áreas verdes, areia, etc.

Entre as opções naturais que podem ser consideradas, ainda que sempre é importante a opinião de um especialista, temos: casca de soja moída, farelo de colza ou canola e casca de linhaça moída. Também são boas as sementes de ervilha e aveia, minhocas, pois podem ter bons nutrientes. Além disso, é importante que tenham acesso constante a água limpa para sua hidratação. Não deixe de conferir este outro post sobre a Alimentação das galinhas.

Saúde da galinha plymouth rock

Como acontece com qualquer animal doméstico, a raça plymouth rock requer uma nutrição adequada, como mencionamos anteriormente, locais frescos no verão, água e higiene no espaço que permanece. Se esses aspectos forem cuidados, sua saúde não deve ter problemas, já que é uma raça que vive vários anos. Neste artigo falamos sobre as principais doenças das aves domésticas.

Reprodução da galinha plymouth rock

Nas 21 semanas tanto fêmeas como machos ficam sexualmente maduros. Para a reprodução, o macho realiza um cortejo que consiste em uma dança ao redor da galinha, logo ela se curva e o galo passa a montá-la, segurando-a pelo pescoço para iniciar o ato sexual. O macho pode estar com várias galinhas do grupo, aliás, todas que o aceite.

Neste artigo te falamos sobre como criar galinhas.

Curiosidades da galinha plymouth rock

A galinha plymouth rock foi objeto de investigações científicas vinculadas com a oncogênesis. O médico norte americano Francis Peyton Rous descobriu um oncovírus chamado de vírus do sarcoma de Roy, que causa neoplasias particularmente nessa raça. O estudo científico lhe rendeu o prêmio Nobel de medicina no ano de 1966.

Agora que você sabe tudo sobre esta raça de galinhas, não perca o artigo em que elencamos as principais raças de galinhas do mundo.

Referências
  1. Carlborg, O. (2020). White plymouth rock chicken ancestry. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20200929165254/https://livestockconservancy.org/index.php/media/internal/white-plymouth-rock-chicken-ancestry>. Acesso em 2 de junho de 2022.
Bibliografia
  • Hablemos de Aves (2019). Gallina Plymouth Rock, un ave de corral muy peculiar. Disponível em: <https://hablemosdeaves.com/gallina-plymouth-rock/>. Acesso em 2 de junho de 2022.
  • The Livestock Conservancy (2013). Plymouth rock chicken. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20161010131233/http://livestockconservancy.org/index.php/heritage/internal/plymouthrock>. Acesso em 2 de junho de 2022.
  • Y. Guo, M. Lillie, Y. Zan, J. Beranger, A. Martin, C.F. Honaker, P.B. Siegel, Ö. Carlborg. (2019). A genomic inference of the White Plymouth Rock genealogy. Poultry Science, Volume 98, Issue 11. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0032579119457283>. Acesso em 2 de junho de 2022.

Fotos de Galinha plymouth rock

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Galinha plymouth rock

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Galinha plymouth rock
1 de 6
Galinha plymouth rock

Voltar ao topo da página