menu
Partilhar

Galinha legorne ou leghorn

Atualizado: 30 março 2022
Galinha legorne ou leghorn

A domesticação de animais é um processo que remonta há milhares de anos, por isso tem acompanhado a história da humanidade. Quando os vários grupos humanos antigos começaram a se mover de um lugar para outro, em muitos casos eles trouxeram consigo diferentes espécies de animais, então a introdução de espécies em diferentes regiões também é um fato histórico. As aves têm sido parte da dinâmica das pessoas e as galinhas não estão excluídas deste processo. Mas você sabia que existem várias raças, cada uma com suas próprias peculiaridades? Uma delas é a legorne ou leghorn, da qual falaremos neste artigo.

Continue lendo esta ficha do PeritoAnimal para saber sobre as características da galinha legorne e também sobre seu habitat natural, sua alimentação e muito mais. Boa leitura.

Origem
  • América
  • Estados Unidos

Origem da galinha legorne

O nome italiano para a raça legorne é "livorno" ou "livornese", embora também seja chamada de galinha italiana ou galinha leghorn. Está associada ao porto toscano onde as aves originárias da raça foram embarcadas para a América do Norte. Isto ocorreu em 1828, e em 1870 as espécimes da galinha legorne foram levadas de volta para a Europa, especificamente para a Inglaterra. De lá, foram depois levadas de volta à Itália. Entretanto, estas já correspondiam à nova raça que se originou.

Com o passar do tempo, novos cruzamentos foram feitos até que fossem obtidas as espécimes que são observadas hoje. No entanto, relata-se que indivíduos com as características originais ainda podem ser vistos na Inglaterra quando retornaram dos Estados Unidos. A partir de 1874 já era reconhecida por associações dedicadas ao estabelecimento de normas para este tipo de animais domésticos.

Características da galinha legorne

Agora que sabemos sua origem, vamos falar sobre as características da galinha legorne:

  • É uma ave esbelta com um porte elegante e uma forma harmoniosa do ponto de vista de suas proporções.
  • Existe dimorfismo sexual entre os machos e as fêmeas da espécie: o peso do galo está entre 2,4 e 2,7 kg, enquanto o da galinha está em torno de 2-2,3 kg.
  • Tem um tronco relativamente longo com ombros largos, mas afunilando em direção à cauda.
  • Cresce rapidamente.
  • Tem uma cabeça de tamanho médio e um pouco alongada, a crista é simples, embora seja muito bem desenvolvida, sendo reta no galo. A coloração da crista é vermelha nesta raça. Além disso, a crista tem dentes moldados regularmente com uma base ampla. Todos esses dentes são da mesma altura e largura, exceto o primeiro.
  • O bico é um pouco curvo e de cor amarela, embora algumas variedades possam ter uma coloração preta na ponta.
  • Seus olhos são grandes, com íris vermelha ou laranja.
  • O lóbulo é bem formado e, no caso da fêmea, ligeiramente curvo.
  • A barba é vermelha com uma forma oval.
  • O rosto também é vermelho, liso e claro.
  • O pescoço é de tamanho médio, com uma posição ereta e com um casaco emplumado que chega até os ombros.
  • Enquanto as costas do galo são ligeiramente inclinadas, as costas da galinha são quase horizontais.
  • O peito é proeminente. Nas fêmeas, a área abdominal é mais desenvolvida e mais protuberante em direção à parte posterior.
  • Tem um rabo harmonioso com plumagem ereta.
  • Tem asas grandes, longas e vigorosas que são fixadas ao corpo.
  • As patas são de tamanho médio, amarelas, sem penas e têm quatro dedos.
  • Dependendo da região e das associações em certos países, são reconhecidas diferentes variedades.

Cores da galinha legorne

A coloração típica da leghorn é totalmente branca, tanto para a fêmea quanto para o macho, mas outras variedades foram produzidas, tais como: preta, fulva, dourada, azul e tricolor, entre outras. Portanto, embora a galinha legorne branca seja a mais comum, é possível encontrar a legorne dourada, preta e até mesmo prateada.

Como são os ovos da galinha legorne?

Os ovos de galinha legorne são brancos ou mais escuros e pesam cerca de 65 g, embora esta característica dependa da variedade da raça.

Habitat da galinha legorne

As galinhas domesticadas vivem nos espaços que são preparados para elas, que devem estar em boas condições em todos os aspectos. A galinha legorne, como vimos, vive em diferentes países, com condições diferentes, graças à ampla introdução da raça, e portanto se adapta a diferentes tipos de clima e vegetação, exceto naqueles que são muito úmidos.

Entretanto, uma galinha, ou qualquer outro animal, nunca deve ser confinada a uma gaiola ou a um espaço muito pequeno. Se você estiver cuidando de uma ou mais dessas galinhas, o melhor ambiente é aquele que lhes permite estar em semiliberdade, para que possam desfrutar de um território ao ar livre suficiente para realizar suas tarefas diárias com total liberdade. Se você não tem espaço suficiente, não é aconselhável cuidar de animais com estas características.

Personalidade da galinha legorne

As galinhas da raça legorne são descritas como de um temperamento ativo e animado. Além de ser uma galinha bonita e bem comportada, caracteriza-se por ser uma muito boa caçadora, por isso é muito curiosa e gosta de se movimentar em espaços abertos. Normalmente não gosta de estar perto de pessoas, por isso não é recomendada como animal de companhia. Tem tendência a ser um pouco barulhenta devido a seu temperamento alegre e, se tiver a oportunidade, pode voar a algumas árvores baixas.

Apesar de sua capacidade de postura de ovos, as fêmeas não tendem a chocar ovos de forma tão consistente quanto as outras raças.

Cuidados e alimentação da galinha legorne

É um animal que, como todos os animais, requer uma alimentação adequada para manter uma boa saúde, assim como as condições corretas de higiene, temperatura e umidade, já que esta última pode afetá-las, por isso é necessário que elas estejam em um espaço seco. Neste sentido, a limpeza constante do local onde dormem e passam o tempo deve ser feita com regularidade. Outro fator importante a ser considerado é o espaço suficiente para se movimentar. Como mencionado, eles precisam do terreno natural para viverem felizes.

Para mais detalhes sobre a alimentação, não perca este outro artigo: "O que as galinhas comem?".

Saúde da galinha legorne

É considerada uma ave geralmente saudável, vigorosa e forte. Certamente, sua natureza muito ativa e voltada para a procura de alimentos contribui para isso, pois não há dúvida de que o consumo de certos alimentos naturais fornece bons nutrientes que ajudam a saúde do animal. Entretanto, se não for provida de condições adequadas, como as mencionadas acima, sua saúde se deteriorará.

Curiosidades da galinha legorne

Devido aos vários cruzamentos que foram feitos, existem eventualmente três tipos principais:

  • Inglesa: que têm um tamanho e uma estatura maiores.
  • Americana: no qual se distingue principalmente o macho, com sua plumagem intensa e bela.
  • Europeia: embora de tamanho semelhante à inglesa, tem uma forma peculiar alongada e o galo tem uma cauda marcante.

Os cruzamentos também foram feitos para produzir uma variedade anã, que tem a cor branca típica da raça. A leghorn anã tem os mesmos traços que caracterizam a legorne, apenas o tamanho e o peso são menores.

Agora que você já sabe tudo sobre a galinha legorne, não perca este outro artigo sobre os tipos de galinhas e seus tamanhos.

Bibliografia
  • Ciminelli, D. Livorno. Atlas de razas de pollos – Razas italianas. Disponível em: <https://www.agraria.org/polli/livorno.htm>. Acesso em 30 de março de 2022.
  • Hablemos de aves (2020). Gallina Leghorn: Características, Alimentación, Crianza y más. Disponível em: <https://hablemosdeaves.com/gallina-leghorn/>. Acesso em 30 de março de 2022.
  • The Livestock Conservancy (2020). Leghorn – non industrial chicken. Disponível em: <https://livestockconservancy.org/heritage-breeds/heritage-breeds-list/leghorn-chicken/>. Acesso em 30 de março de 2022.

Fotos de Galinha legorne ou leghorn

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Galinha legorne ou leghorn

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Galinha legorne ou leghorn
1 de 8
Galinha legorne ou leghorn

Voltar ao topo da página