menu
Partilhar

Galinha polonesa ou polaca

Atualizado: 31 março 2022
Galinha polonesa ou polaca

A galinha polonesa ou polaca é uma das raças de galinhas mais populares do mundo. E não é surpreendente, considerando sua aparência peculiar e seus traços de personalidade, características que detalhamos neste artigo do PeritoAnimal. De todas elas, a galinha polonesa se destaca por sua crista de penas particular, que cobre sua cabeça quase completamente.

Muitas pessoas se perguntam qual é o nome científico da galinha polonesa, no entanto, por ser uma raça, seu nome científico é o da espécie de todas as galinhas, ou seja: Gallus gallus domesticus. Se você quiser descobrir a origem deste tipo de galinha, mais características que a definem, sua dieta ou cuidados como animal de estimação, continue lendo para descobrir todas as características da galinha polonesa ou polaca.

Origem
  • Europa
  • Países Baixos

Origem da galinha polonesa

Por mais estranho que possa parecer, as galinhas polonesas não vêm da Polônia, mas da Holanda, de onde são originárias há vários séculos. Portanto, esta raça não é chamada de galinha polonesa por causa da Polônia, pois acredita-se que elas existiam mesmo antes da constituição da Polônia como país, suspeita-se que vem da palavra holandesa "pol" que se traduz como "cabeça".

Estas galinhas já existiam no século XVI e em 1830 chegaram à América pela primeira vez. Lá elas se tornaram a galinha por excelência em fazendas e ranchos em todo o continente. Tão populares eram elas que não demorou muito para a Associação Americana de Aves estabelecer um padrão oficial para esta raça de galinha, distinguindo três variedades diferentes de galinhas polacas. Posteriormente, mais três variedades foram adicionadas, perfazendo um total de seis variedades diferentes.

Características da galinha polonesa

As galinhas polonesas são de porte médio epesam entre 1,5 e 2 quilos, enquanto os galos pesam em torno de 2,5 quilos. Elas têm orelhas brancas pequenas, um queixo bem pequeno e um bico curto.

Sem dúvida, a característica mais notável das galinhas polacas é sua plumagem peculiar, com uma crista de penas que cobre sua cabeça quase completamente. Esta crista significa que estas galinhas tendem a ter um campo de visão muito limitado. Elas têm um pequeno pente em forma de V, embora este geralmente esteja camuflado entre suas penas densas e abundantes. Esta plumagem pode apresentar uma imensa variedade de cores, tonalidades e padrões, que diferenciam as diferentes variedades. Como um fato curioso, acredita-se que a cor dos primeiros exemplares da galinha polonesa era branco puro.

Hoje, as seguintes variedades de galinhas polacas são distinguidas, classificadas de acordo com suas cores:

  • Crista branca
  • Crista azul
  • Cordão de prata
  • Cordão dourado
  • Cordão buff
  • Cordão vermelho
  • Branco, preto
  • Crista negra

Pintinhos da galinha polonesa

As galinhas polacas são realmente curiosas, pois têm a característica crista de penas desde muito jovens, embora suas plumagens mudem à medida que crescem.

Comportamento e personalidade da galinha polonesa

As galinhas polonesas são muito nervosas, extremamente inquietas e ativas, o que tem sido ligado à sua visão curta. Mesmo assim, essas aves são consideradas muito fáceis de domar e manipular, pois aprendem rapidamente e não são nada agressivas ou teimosas.

Normalmente não são usadas como galinhas chocadeiras porque raramente eclodem ovos. Entretanto, as galinhas polacas tendem a pôr um grande número de ovos, que são caracteristicamente de cor branca. Entretanto, é importante enfatizar que as condições de luz e temperatura do galinheiro nunca devem ser alteradas para permitir que a galinha polonesa possa pôr mais ovos, se você viver com uma ou mais desta raça. A colocação deve ocorrer naturalmente, sem perturbar seu ambiente.

Reprodução da galinha polonesa

Como todas as galinhas, as polonesas são animais ovíparos, ou seja, a fertilização é interna, mas o feto se desenvolve dentro de um ovo que deve ser incubado no exterior. As galinhas polacas põem um grande número de ovos em cada ninhada, embora esses ovos só sejam férteis se a galinha tiver sido coberta e, portanto, fecundada por um galo. Estima-se que uma galinha polonesa pode pôr até 150 ovos por ano.

Os ovos dessas galinhas são completamente brancos, de tamanho médio, pesando em média cerca de 45 gramas. Normalmente não são incubadas por suas mães, que têm que usar galinhas de outras raças como galinhas chocas.

Mas como as galinhas polonesas se reproduzem? A verdade é que o ritual de acasalamento da galinha polonesa é semelhante ao de outras raças de galinhas. Desta forma, o galo realiza uma espécie de dança ao redor da galinha escolhida para reproduzir e, quando chega o momento certo, ele pula em cima dela para realizar a cópula.

Neste artigo falamos sobre quanto tempo vive uma galinha.

Cuidados com a galinha polonesa

As galinhas polonesas podem viver com os humanos sem problemas, desde que tenham tudo o que precisam para desfrutar de uma boa qualidade de vida. Portanto, se você decidiu adotar uma galinha polaca, recomendamos que você considere todas as suas necessidades a fim de avaliar se você pode realmente cuidar dela como ela merece.

Essas galinhas precisam de atenção especial no que diz respeito à manutenção de sua plumagem. Devido à distribuição de suas penas e à densidade de suas penas, estas aves não podem se cuidar sozinhas, por isso devemos estar atentos ao seu asseio para evitar a proliferação de ácaros e bactérias. Também é comum que os tutores dessas galinhas recolham a plumagem de sua crista fazendo um rabo de cavalo ou um coque, para que possam enxergar melhor. Além disso, isto evita infecções nos olhos ou nos ouvidos, que se desenvolvem devido às condições úmidas causadas pela plumagem em suas cabeças.

As galinhas polacas são aves de exposição típicas, portanto, caso você queira mantê-las como tal, assim como as galinhas ornamentais, é recomendável manter a plumagem de acordo com o padrão da American Poultry Association e/ou outras organizações internacionais.

Para manter a galinha polonesa nas melhores condições, devemos preparar um espaço adequado para ela. Este deve ser suficientemente grande para permitir que se movimentem livremente, e quanto maior, melhor. É essencial ficar de olho na temperatura de seus alojamentos, pois esta galinha é muito sensível ao frio e pode adoecer a temperaturas muito baixas. É aconselhável que elas tenham acesso a capim e terra, onde possam encontrar insetos para se alimentar, bem como comer capim fresco.

Habitat e alimentação da galinha polonesa

A galinha polonesa habita regiões da Europa, tais como Holanda, França, Polônia e Itália. Atualmente, a raça também é encontrada nos Estados Unidos, embora nestes casos ela tenha tendência a viver em fazendas, não na natureza.

Esta galinha se alimenta à base de vegetais, sejam ervas ou hortaliças, dos quais obtém múltiplas vitaminas, bem como carboidratos, que provêm de cereais como a aveia ou trigo. Também precisa de proteína em sua dieta, que obtém comendo insetos e minhocas que forrageia escavando no solo. Alguns suplementos interessantes são os minerais presentes nas conchas dos moluscos, que fornecem cálcio e podem ser adicionados à dieta por meio de preparações especiais disponíveis no mercado.

Saúde da galinha polonesa

Uma galinha polaca pode sofrer de certas patologias que afetam sua saúde em geral. Um dos mais frequentes e preocupantes são os problemas oculares, geralmente causados pela plumagem de sua crista. Para evitar isso, recomenda-se recolher suas penas em um rabo de cavalo ou em um coque, deixando os olhos descobertos. Desta forma, eles permanecem ventilados, eliminando o excesso de umidade na área e evitando doenças como a conjuntivite.

Também devido a esta plumagem particular, elas podem sofrer de problemas auditivos, tais como otite ou o desenvolvimento de ácaros e bactérias no trato auditivo. Isto pode ser resolvido da mesma forma que com os olhos, removendo as penas do rosto, conseguindo assim uma melhor ventilação do canal auditivo.

Devido à conformação e densidade de suas belas penas, as galinhas polacas são muito sensíveis ao frio. Isto significa que elas podem sofrer de hipotermia, razão pela qual é importante assegurar que o recinto ou galinheiro no qual eles são mantidos esteja sempre a uma temperatura adequada.

Além dos conselhos acima mencionados, para evitar que uma galinha polaca contraia qualquer uma das doenças comuns em galinhas, é essencial realizar uma medicina preventiva adequada, fazendo visitas regulares ao veterinário.

E agora que você sabe tudo sobre a galinha polonesa, não perca este artigo em que respondemos à pergunta: por que galinha não voa?

Bibliografia
  • American Poultry Association (s.f.). Welcome to the American Poultry Association. Disponível em: <http://www.amerpoultryassn.com/>. Acesso em 31 de março de 2022.
  • Carol Ekarius (2007). Storey's Illustrated Guide to Poultry Breeds. North Adams, Massachusetts: Storey Publishing.

Fotos de Galinha polonesa ou polaca

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Galinha polonesa ou polaca

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Galinha polonesa ou polaca
1 de 5
Galinha polonesa ou polaca

Voltar ao topo da página