Curiosidades do mundo animal

Diferença entre boi e touro

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 14 fevereiro 2020
Diferença entre boi e touro

Você sabia que existem algumas diferenças entre bois e touros? Os dois termos são utilizados para designar o macho de uma mesma espécie (Bos taurus), mas fazem referência a diferentes indivíduos. Essa diferença de nomenclatura não se deve nem a raça, nem a espécie do animal senão ao papel desempenhado em uma atividade produtiva específica, como o gado.

Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar detalhadamente qual é a diferença entre boi e touro. Além disso, vamos te ajudar a entender melhor o significado de outros termos do "gado", como a vaca, bezerro, etc. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Diferença entre sapo e rã

Qual a diferença entre boi e touro?

Como mencionamos na introdução, o termo touro e boi são utilizados para designar uma mesma espécie, mais específicamente o macho da vaca (Bos taurus). No entanto, esses termos não fazem referência ao mesmo tipo de indivíduo. Para entender melhor as diferenças entre touro e boi é importante entender o significado de cada uma dessas palavras.

Touro

O termo "touro" é utilizado para denominar o macho adulto e fértil do Bos taurus. Caracteriza-se por estar não ter sido castrado, basicamente os touros são os machos reprodutores que cruzam com as fêmeas férteis para conseguir a descendência.

Boi

O termo boi é designado para os machos adultos castrados, que foram esterilizados depois de alcançar maturidade sexual. Porém, quando se deve castrar um boi? Os veterinários recomendam que seja realizado durante os primeiros meses de vida, uma vez que a partir dos 12 meses o animal costuma apresentar níveis de estresse altos que podem levar à morte. Esses animais desempenham trabalhos pesados em campos de produção, como a conhecido e antiga função de "carro de boi". Apesar de não ser muito frequente, touros e, inclusive, vacas podem desempenhar as mesmas funções.

Culturalmente e na linguagem popular, muito países utilizam a palavra boi para denominar todos os machos da espécie Bos taurus, independente da raça, idade e função.

Agora que você já sabe a diferença entre touro e boi, tenha em conta:

As diferenças entre boi e touro se baseiam fundamentalmente nos papeis atribuídos a cada animal, de acordo com a lógica produtiva da sociedade e atividade de gado/agrícola. Como mencionamos, o touro é o macho, adulto, fértil e sexualmente ativo, que se dedica fundamentalmente a reprodução. Para isso, também pode ser usado como um "animal reprodutor", cumprindo atividades de progenitor das novas ninhadas. O boi é um macho que foi castrado depois de se tornar sexualmente ativo, por isso que já não é capaz de gerar descendentes.

Lembramos que, durante muitos séculos, não existiam máquinas que pudessem ser utilizadas na produção agrícola. Antes era comum utilizar animais com uma grande força e resistência física, como bois e cavalos, para realizar as tarefas mais pesadas como carregar as carroças, transportar a produção aos pontos de comércio e o intercâmbio de mercearias. Por isso, adotaram os costumes de castrar a parte do gado para controlar os comportamentos associados ao desejo sexual e para facilitar a domesticação.

Por sorte, a tecnologia é uma grande aliada na luta contra os "carros de boi". Pouco a pouco, a cultura e a visão sobre os animais vão mudando, sendo menos vistos como "ferramentas de trabalho" e passem a ser percebidos como seres inteligentes e sensíveis que merecem aproveitar uma vida digna.

Conheça os 10 tipos de cães pastores nesse artigo do PeritoAnimal.

Diferença entre boi e touro - Qual a diferença entre boi e touro?

Outros animais do gado

Como adiantamos na introdução, existem outros termos para designar a espécie Bos taurus, depende da idade, sexo, e a função que cumprem na lógica produtiva do campo. Em seguida, vamos resumir quais são os termos para designar o "vocabulário do gado":

  • Vaca: o termo vaca costuma ser designado para as fêmeas adultas, férteis e sexualmente ativas que ja tiveram, pelo menos, um filhote. No entanto, em alguns países essa palavra também é usada para designar qualquer exemplar da espécie Bos taurus, independente da raça, idade, sexo e condição reprodutiva.
  • Bezerro: esse termo denomina a todos os filhotes, tanto machos como fêmeas, que se encontram no período de lactância e ainda não cumpriram os 10 meses de idade.
  • Vaquinha: as vaquinhas são fêmeas jovens e férteis que não ficaram grávidas. Costumam ter um ou dois anos de idade.
  • Novilho: são os machos jovens que foram castrados antes de se tornarem sexualmente maduros. Como essa carne é muito valorizada no mercado gastronômico, dificilmente esses exemplos alcançam a idade adulta.
  • Vitela: é designado, quase sempre, aos machos jovens que ainda estão na fase de lactância e não alcançaram a maturidade sexual. Essa carne também é muito valorizada no mercado internacional, por isso seu destino não costuma ser diferente dos novilhos.
  • Freemartín: trata-se de um termo novo e não muito popular para designar os exemplares, tanto machos como fêmeas, que são estéreis e não podem ter filhotes ao longo da vida. Em geral, são treinados para desempenhar tarefas pesadas dos bois nos campos produtivos.

Vale lembrar que alguns desses termos podem variar de acordo com a região do país. Sendo assim, a equipe do PeritoAnimal tentou resumir as principais diferenças entre boi e touro para que você consiga conhecer e entender melhor essa espécie tão importante e emblemática. Se você conhece outras diferenças entre touro e boi, não esqueça de deixar um comentário e, claro, continuar nos acompanhando!

Diferença entre boi e touro - Outros animais do gado

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferença entre boi e touro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Vídeos relacionados com Diferença entre boi e touro

1 de 3
Vídeos relacionados com Diferença entre boi e touro
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Diferença entre boi e touro