Como calcular a idade humana de um cão

Como calcular a idade humana de um cão

Até agora acreditávamos no falso mito de que um ano canino equivalia a 7 anos de vida humana, esta equivalência já foi complemente desmentida e existem outros valores que nos permitem defini-la melhor, uma vez que o desenvolvimento fisiológico de um cachorro não é sempre constante nem equiparável ao de um ser humano.

No PeritoAnimal queremos ajudá-lo a calcular a idade humana do seu cão, no entanto é bom lembrar que o que importa não é a idade, mas sim como se encontra de saúde. Talvez um Boxer de 12 anos (ultrapassando a sua expectativa de vida) se encontre muito bem ao lado de um Bichon Maltês de 7 anos (quando se considera que este ainda é um adulto). Informe-se sobre tudo isto de seguida.

Filhotes de cachorros e jovens

Um filhote encontra-se na idade do descobrimento do ambiente assim como de descanso. Para que o nosso cachorro jovem se desenvolva corretamente deve estar saudável e receber todos os cuidados necessários.

No entanto, no que se refere à idade não são assim tão pequenos como possamos pensar, podemos relacionar um filhote de cachorro de 3 meses com uma criança de 3 anos humanos e um de 6 meses seria comparável a uma criança de 10 anos.

No momento em que cumprem os 12 meses de vida já podemos afirmar que a sua idade equivale a 20 anos humanos. No final da sua etapa jovem podemos afirmar que quando um cachorro tem 2 anos a equivalência humana é de 24 anos.

Este é, sem dúvida, o período de idade no qual o cachorro se encontra na sua melhor forma e esplendor. Cuidar dele e desfrutar com ele são as melhores opções para ter um cão feliz.

Idade adulta do cachorro

Já vimos as equivalências da idade canina e humana até aos 2 anos de vida do cão.

A partir dos 2 anos de idade, cada ano equivale a 4 anos humanos. Desta forma, um cachorro de 6 anos teria cerca de 40 anos humanos.

Nesta fase pode começar já a notar alguns sinais próprios da maturidade, como por exemplo a serenidade ou alguns problemas nos dentes, mas não se preocupe, um cão bem cuidado continuará tendo uma qualidade de vida perfeita por muito tempo.

Continue desfrutando com ele fazendo exercício e ensinando-lhe diversos truques, e é muito importante ir com ele ao veterinário de forma regular e, especialmente se o seu cachorro for de raça grande ou tiver predisposição a adquirir alguma doença genética.

Velhice

Apesar do cálculo da idade não mudar dependendo da raça, a etapa do envelhecimento e a expetativa de vida podem ser muito diferentes consoante a raça de cão.

Alguns cachorros grandes podem chegar a viver até 12 ou 13 anos, por isso, quando um cachorro de raça grande já tiver alcançado os 9 anos podemos falar de um cachorro que se encontra na velhice. Se, além de ser uma raça grande se tratar também de uma raça pura sem cruzamentos, a expectativa de vida pode ser um pouco mais reduzida.

Em contrapartida, os cachorros de tamanho pequeno e que procedam de várias raças podem chegar a viver cerca de 16 anos e inclusive mais, dependendo do cuidado, da alimentação e da qualidade de vida que tiverem.

Lembre-se que há algo mais importante do que calcular a idade do seu cachorro em anos humanos: desfrutar de todas as suas etapas, para isso é fundamental que cuide dele adequadamente dia após dia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como calcular a idade humana de um cão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.