Partilhar

Coelho Rex

Coelho Rex

O que você sabe sobre o coelho Rex? Existem muitas raças de coelhos, no entanto, muitos concordam que o coelho Rex é provavelmente um dos lagomorfos mais afetuosos e inteligentes que existem. Compartilhando seu nome com o gato Cornish Rex ou o Devon rex, todos esses animais cuja nomenclatura inclui o termo "rex" são caracterizados por apresentar pelos ondulados ou encaracolados, algo que não é muito frequente no reino animal, porque é uma mutação genética benigna, que não deve ser preocupante e afeta apenas as características da pelagem. No entanto, nem todos os rex têm pelos encaracolados, mas falaremos disso posteriormente com todos os detalhes para você conhecer melhor o belo coelho Rex.

Neste ficha de raça do PeritoAnimal, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o coelho Rex, como suas origens, características, saúde, cuidados... e muito mais! Se você quer saber mais sobre a raça, não perca, continue lendo!

Origem
  • Europa
  • França

Origem do coelho Rex

Os coelhos Rex surgiram relativamente recentemente, pois estima-se que os primeiros espécimes da raça nasceram na década de 20 do século passado. Esses coelhos são nativos da França, mas não demorou muito para chegarem a lugares tão distantes quanto os Estados Unidos, já que sua personalidade fez com que muitos o apreciassem como animal de estimação. Já em 1924, esses coelhos foram apresentados na Exposição Internacional realizada em Paris, onde triunfaram por seu característico pelo aveludado.

Infelizmente, essa pelagem maravilhosa fez com que milhões de coelhos fossem criados ao longo dos anos, única e exclusivamente por causa do valor de suas peles no mercado, algo que felizmente não está mais sendo feito hoje.

Características físicas do coelho Rex

Um exemplar de coelho Rex geralmente tem um peso entre 3 e 4,5 kg, sendo que a variedade europeia é a menor, geralmente não excedendo 3,5 kg, enquanto a americana geralmente fica na faixa de 3,5 a 4,5 kg. Em todos os casos, o Rex é considerado uma das raças de coelho de grande porte.

Os Rex são coelhos com costas retas e um corpo muito longo e arredondado, com pernas de forte musculatura. A cabeça é larga e apresenta dimorfismo sexual, uma vez que a cabeça dos machos é mais longa e mais robusta que a das fêmeas. Não só a pelagem do Rex é cacheada, como seus bigodes também são ondulados ou encaracolados, algo que está longe de ser comum. O pelo do Rex é macio e aveludado, sem apresentar uma subcamada, e com uma surpreendente uniformidade em todo o corpo, medindo cerca de 1,25 centímetros de comprimento.

Em relação à cor da pelagem, são aceitas no total 17 cores e padrões, incluindo canela, branco, vermelho, azul, malhado, rajado, manchado... Há uma imensa variedade de combinações entre cores e padrões.

Personalidade do coelho Rex

Além de sua pelagem peculiar, o que mais distingue os Rex das demais raças de coelhos é sua personalidade amigável e afetuosa. Esses coelhos são realmente amorosos e adoram estar com seus donos, ser mimados e brincar com eles. Além disso, os Rex são calmos e pacíficos, sendo bastante pacientes e tolerantes, por isso se dão muito bem com as crianças, porque também adoram jogos e atividades.

Se somarmos a isso o instinto materno marcado da raça, encontramos muitos casos em que os coelhos Rex cuidaram de coelhinhos de outras raças ou mesmo de outros animais. Eles também são coelhos inteligentes e atenciosos; portanto, se você for muito perseverante, pode ensinar truques e ações ao Rex, embora certamente precise de muito tempo e paciência para que ele faça o que está pedindo. Para isso, você pode usar o clicker da mesma forma que utilizaria para treinar cachorros, gatos ou outros animais.

Cuidados do coelho Rex

Como em todas as raças de coelhos, você deve manter as unhas do Rex em um comprimento adequado, por isso terá que apará-las pelo menos uma vez por mês. Se não souber como fazer, a melhor coisa é, na primeira vez, ir ao veterinário para que ele te ensine a apará-las corretamente.

Dadas as características da pelagem desses coelhos, que é bastante delicada, não é necessário escová-los com muita frequência, no máximo uma escovação por semana. Os banhos também devem ser limitados ao mínimo possível e, se for necessário banhá-los, você deve fazer isso com produtos específicos para uso em coelhos, garantindo que o seu lagomorfo não fique com nenhum resíduo de sabão e finalizando o banho com uma secagem exaustiva. Portanto, uma boa opção para manter seu coelho limpo é pegar um pano úmido e passá-lo sobre seu corpo como se o estivesse acariciando.

Outro fator relevante é que você deve fornecer ao seu coelho uma gaiola ampla para que possa se mover livremente e que não seja opressiva para ele. Além disso, você deve soltar seu coelho várias horas por dia para que ele possa se exercitar e se manter saudável. Nestes momentos, recomendamos fica de olho nele, uma vez que é um lagomorfo, então é totalmente normal que tente mordiscar tudo, incluindo cabos, o que leva a um risco de eletrocussão. Portanto, você deve tomar precauções extremas e tentar manter os cabos fora de seu alcance.

Descubra no PeritoAnimal mais coisas sobre os cuidados do coelho.

Alimentação do coelho Rex

Os coelhos Rex precisam, como todos os coelhos, ter água fresca e limpa disponível o tempo todo, bem como bastante feno seco e fresco. Você precisa cuidar para que o feno não se molhe com a água ou a urina do coelho Rex, pois isso poderia apodrecê-lo, sendo uma possível fonte de infecção e um ninho de bactérias.

Quanto à ração ou pelotas para alimentar esse coelho, elas devem ter cerca de 18% de proteína, além de serem ricas em fibras. Você também pode complementar sua dieta com verduras e alguma fruta, esta última em pequena quantidade e muito esporadicamente. Recomenda-se oferecer vegetais folhosos em grandes quantidades, devido ao alto teor de água e fibra que esses tipos de vegetais possuem.

Conheça também nosso guia completo sobre a alimentação dos coelhos.

Saúde do coelho Rex

Os coelhos Rex podem ter certa tendência a desenvolver algumas doenças. Uma delas é o desenvolvimento de chagas ou feridas quando suas pernas ficam em contato com superfícies duras por um longo tempo, como as barras de metal das gaiolas, já que suas extremidades não têm, como as outras raças de coelho, pelos suficientes para agir como barreira.

Assim como o resto dos coelhos, o Rex é sensível ao frio e especialmente às correntes de ar e à umidade. Portanto, embora você deva mantê-lo em um local bem ventilado, especialmente no verão, quando as baixas temperaturas chegarem é importante controlar se o espaço em que o Rex vive está a uma temperatura agradável, e não frio. Caso contrário, ele poderá desenvolver doenças como pneumonia. Você também deve cuidar para que seu coelho coma e beba água suficiente, sendo vital o consumo de fibras para evitar as temidas obstruções intestinais, que são muito graves e podem levar o coelho à morte, mesmo que receba atenção veterinária.

Também se aconselha realizar limpezas em suas orelhas, visitar o veterinário a cada 6 ou 12 meses, mantê-lo vacinado e garantir que pratique exercícios diários.

Fotos de Coelho Rex

Vídeos relacionados com Coelho Rex

1 de 3
Vídeos relacionados com Coelho Rex
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Coelho Rex

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Coelho Rex

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
2 comentários
A sua avaliação:
Silva
Boa noite meu coelho rex também mas ele está com os pelos das orelhas e dos pés saindo e ele cosa muito quando cosa sai sangue a onde está consando o que eu faço
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Cleide
Ele e a jady. Super amigos a 2 anos e meio

Coelho Rex
Foto postada por Cleide:Amo meu scooby
1 de 4
Coelho Rex

Voltar ao topo da página