Partilhar

Coelho lion head (cabeça de leão)

Atualizado: 18 dezembro 2020
Coelho lion head (cabeça de leão)

Você sabia que existe um coelho com uma juba como a de um leão? Sim, se trata do coelho lion head ou cabeça de leão, que apresenta uma coroa de pelos que o faz parecer como um verdadeiro rei da selva, ao menos por um tempo. Estes fofos lagomorfos surgiram por puro azar na Bélgica há muito tempo, embora até pouco tempo não se havia popularizado além das fronteiras européias.

Você quer saber mais sobre este coelho leonino? Fique no PeritoAnimal e descubra neste artigo todas as características do coelho lion head (cabeça de leão), seus cuidados e muito mais.

Origem
  • Europa
  • Bélgica

Origem do coelho lion head

Apesar de a raça possa não ter sido conhecida a nível mundial até relativamente poucos anos, os coelhos lion head ou coelhos cabeça de leão constituem uma raça longeva que surgiu na Bélgica. Esta raça é fruto do cruzamento de coelhos anões holandeses e coelhos raposa suíços, surgindo os primeiros exemplares com essa particular juba de leão.

Embora a raça tenha surgido na Bélgica, o desenvolvimento da mesma se deu mais no Reino Unido, primeiro país onde a raça foi oficializada em 1998. Atualmente, muitos outros países também reconheceram o padrão oficial da raça cabeça de leão, embora outros tantos ainda não a reconheceram oficialmente.

Características do coelho leão

Os coelhos cabeça de leão são coelhos pequenos classificados como toy ou anão, cujo tamanho oscila entre os 1,3 e os 1,7 quilogramas, embora sejam encontrados exemplares que cheguem a pesar até 2 quilos. Por isso, não existe a variedade de coelho cabeça de leão anão, já que todos são toy. A expectativa de vida média de um lion head é de aproximadamente 8 ou 9 anos.

O corpo do coelho cabeça de leão é compacto e curto, de arredondadas e peito largo. O que mais se destaca, além da sua juba, são suas orelhas compridas, que podem medir uns 7 centímetros. A cauda é reta e a recobre uma boa capa de pelos. Sua cabeça é ovala e relativamente grande, com um focinho bastante comprido e mais largo nos machos. Tem uns olhos redondos que sobressaem ligeiramente e são muitos brilhantes.

No entanto, a característica do coelho cabeça de leão mais notável é a sua juba. A pelagem é o que o fez famoso e constitui a marca da raça lion head. Sem dúvida, o mais notável é a moita de pelos que recobre sua cabeça quando estes coelhos ainda são jovens pois quando já são completamente adultos esta juba desaparece portanto é um traço muito característico porém efêmero. Esta juba pode ser de dois tipos, os quais vem determinados pelos genes do coelho:

  • Coelho cabeça de leão de juba simples: menos densa e curta, desaparece precocemente. Estes coelhos são típicos de cruzamentos de um cabeça de leão com outras raças.
  • Coelhos lion head de juba dupla: realmente densa e volumosa. Estes costumam preservar certa juba inclusive quando adultos.

O pelo do coelho cabeça de leão é de comprimento médio, a não ser na cabeça onde a cabeleira é longa e espessa quando nascem em comparação com o pelo do resto do corpo, pois alcança 5-7 centímetros de comprimento. Mas, como comentamos, isto somente durará até que o lion head complete aproximadamente 6 meses, momento em que esta cabeleira começa a escassear até desaparecer. Em casos muito raros volta a crescer um pouco, mas nunca como ao nascer.

Cores do coelho lion head

Segundo as distintas associações e organizações oficiais, como o British Rabbit Council ou ARBA, nesta raça estão aceitas todas as cores sempre e quando sejam cores reconhecidas (já existentes, não novas). Assim mesmo, nesta raça é obrigatório que a cor da camada de pelo externa seja a mesma que a da subcamada de pelo desta região.

No entanto, as cores do coelho cabeça de leão e padrões de cor mais comuns são as seguintes: preto, sabre, sabre siamês, chocolate, branco, azul, chinchila, laranja, marrom, bronzeado, borboleta, bicolor combinado com branco e tricolor combinado com branco.

Coelho cabeça de leão filhote

Tal como já comentamos, a particularidade dos coelhos cabeça de leão é sua frondosa juba ao redor da cabeça. Sem dúvida, esta é uma das formas de identificar uma raça de coelhos desde que nasce, algo bastante complicado em geral, posto que o mais comum é identificar a raça uma vez atingida a fase adulta.

Personalidade do coelho cabeça de leão

Estes graciosos coelhinhos têm uma personalidade muito especial, pois são extremamente carinhosos e buscam continuamente o afeto de seus humanos, revelando-se adorável a forma que têm de pedir as carícias que tanto disfrutam.

São ideais para ter como animais de companhia, pois são tranquilos e sociáveis. Entretanto, se convive com crianças é de vital importância que os eduque para tratar o coelhinho com respeito e, sobretud0,o com muito carinho, posto que devido ao seu tamanho são um pouco mais delicados que outros coelhos.

Os coelhos em geral são animais sensíveis e bastantes medrosos, por isso que ante barulhos ou situações novas pode ser que nosso coelho cabeça de leão se sinta estressado. Isto é normal, embora devemos limitar o máximo possível esse estresse, já que pode afetar a saúde do animal, que se mostrará alterado e às vezes bem arredio ou, inclusive, agressivo.

Cuidados com o coelho lion head

Os coelhos lion head, por terem uma pelagem mais densa e comprida que outros coelhos, necessitam de um penteado quase diário, sendo o ideal fazê-lo de 4 a 5 vezes por semana. Se não realizarmos este cuidado com o pelo existe o perigo de que se formem emaranhados e nós que sejam praticamente impossíveis de desfazer. A falta de escovação não somente tem repercussões estéticas, pois se não se eliminar os pelos mortos da região dos olhos corre-se um alto risco de conjuntivite e outras condições que alteram a visibilidade do coelho. Também é importante escová-lo para evitar a formação de bolas de pelo no aparelho digestivo, que podem se tornar muito perigosas podendo desencadear em uma fatal obstrução intestinal a qual pode se tornar mortal.

Da mesma forma, temos de ressaltar as medidas de higiene, eliminando a sujeira e restos de fezes da parte posterior de seu corpo, pois ao contrário podem se ver atraindo moscas que depositam seus ovos e originam uma miasis ou infecção parasitárias por larvas de moscas, muito dolorosa e complicada de tratar. Para manter estas regiões limpas, recorremos a um pano ou toalhinha úmida, nunca usaremos o banho para sua higiene regular, pois danificam a camada oleosa que protege a pele do coelho.

Por tudo o que foi dito anteriormente, os cuidados mais importantes do coelhos cabeça de leão são os referentes à higiene e manutenção do pelo, já que as consequências de uma higiene pobre são realmente negativas. No entanto, estes não são os únicos cuidados, posto que também temos de vigiar a alimentação deste pequeno coelho. Temos de ser muito conscientes de que os coelhos são animais herbívoros, portanto em sua dieta nunca devem ser incluídos alimentos de origem animal. Devem estar presente os vegetais e frutas, assim com uma boa quantidade de feno fresco e água limpa.

Por último, destacamos a importância de oferecer ao coelho cabeça de leão um lugar abrigado para descansar e se resguardar. Em geral, para isso costuma ser introduzido uma toca na gaiola, que deve ser suficientemente grande para que o coelho possa se movimentar sem nenhum problema e se esticar por completo. Obviamente, é fundamental que o coelho cabeça de leão disfrute de horas fora da gaiola para se exercitar, explorar e se relacionar com seus humanos. Em nenhum caso é adequado manter o animal confinado 24 horas por dia. Além disso, não se esqueça de oferecer a seu coelhinho um enriquecimento ambiental adequado, com brinquedos que possa roer para desgastar seus dentes, feno suficiente, túneis para fazer exercício etc.

Consulte nosso artigo sobre cuidados com o coelho para mais detalhes.

Saúde do coelho cabeça de leão

Devido às características de sua pelagem, o coelho cabeça de leão tende a sofrer acumulação de bolas de pelo no aparato digestivo, algo muito negativo devido ao fato de poder provocar uma obstrução intestinal. Por outro lado, é também como consequência da falta de higiene e cuidado do manto que a miíasie é outro dos problemas de saúde mais frequentes nesta raça. Ambos problemas podem ser evitados oferecendo os cuidados adequados. No entanto, às vezes é muito difícil, sobretudo na época de muda, evitar que nosso coelho ingira grandes quantidades de pelo. Nesses casos, o importante é recorrer a nosso veterinário de confiança, pois ele pode nos ajudar por meio da recomendação de produtos que facilitam a evacuação e dissolução das referidas bolas de pelo.

Os dentes dos coelhos nunca deixam de crescer, por isso no coelho cabeça de leão, e qualquer outra raça, é possível observar problemas bucodentais devido a este supercrescimento, como oclusões erradas. Por isso, temos de lhes proporcionar brinquedos, gravetos ou papelão sem tinta para que ao roê-los desgastem seus dentes de forma adequada e suficiente. .

Para confirmar que o estado de saúde de nosso coelhinho cabeça de leão seja o melhor possível, temos de realizar consultas regulares de exame com o veterinário ou veterinária. Nestes exames o/a especialista poderá detectar possíveis anomalias e propor o tratamento mais oportuno. Além disso, se recomenta estar atualizado com as vacinas que existem para manter nosso coelho o mais protegido possível de doenças como a mixomatosis, mortal em praticamente todos os afetados.

Onde adotar um coelho cabeça de leão?

Antes de adotar um coelho lion head é preciso que reflita atentamente se poderá oferecer-lhe todos os cuidados de que necessita. Lembre que é preciso realizar penteados semanalmente e lhe dedicar tempo para que brinque, se exercite e se relacione. Se depois de analisar todas as informações aqui compartilhadas tiver certeza que pode assumir todos os seus cuidados, então o melhor é que procure os protetores de animais e associações para adotar um exemplar desta raça. Embora encontrar coelhos cabeça de leão para adotar seja complicado e mais ainda se buscar um coelho filhote, mas não é impossível.

Hoje em dia nas protetoras de animais, onde podemos encontrar cachorros e gatos para adoção, também é possível encontrar outros animais como coelhos. Além disso, existem associações dedicadas ao resgate e posterior adoção de animais exóticos ou pequenos animais como coelhos, chinchilas e furões.

Fotos de Coelho lion head (cabeça de leão)

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Coelho lion head (cabeça de leão)

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Coelho lion head (cabeça de leão)
1 de 7
Coelho lion head (cabeça de leão)

Voltar ao topo da página