Partilhar

Coelho Arlequim

Atualizado: 24 novembro 2020
Coelho Arlequim

No PeritoAnimal, você encontrará uma infinidade de artigos que te ajudarão a descobrir novas espécies e raças de animais. Desta vez, falaremos de um coelhinho muito especial, o coelho Arlequim. Este coelho deve o seu nome a uma característica muito particular, você sabe qual é?

Queremos te contar isso e muito mais sobre o Arlequim, uma raça de coelhos com muita história, que se tornou extremamente popular desde o seu surgimento, e que merece muito essa popularidade. Você sabia que o arlequim é considerado um dos coelhos domésticos mais amáveis ​​e afetuosos?

Origem
  • Europa
  • França

Origem do coelho Arlequim

A origem do coelho arlequim se deu na França e, embora não se saiba o ano de seu aparecimento, suspeita-se que o tenha sido durante a década de 1880. Esta raça de coelho surgiu como resultado do cruzamento entre coelhos selvagens e coelhos semi-selvagens holandeses. Já em 1887 a primeira exposição oficial da raça foi realizada na França, especificamente em Paris. A raça seguiu ganhando popularidade até chegar à Inglaterra e, em 1920, aos Estados Unidos.

Uma curiosidade a respeito da história do coelho Arlequim é que antes da Primeira Guerra Mundial ele era chamado de coelho japonês, mas seu nome mudou para coelho Arlequim após a Segunda Guerra Mundial.

Características do coelho Arlequim

Os coelhos Arlequim geralmente pesam entre 2,7 e 3,6 kg quando atingem a idade adulta. Deve-se notar que os machos são normalmente menores do que as fêmeas.

O corpo desses coelhos é compacto e bastante alongado, com pernas de tamanho médio que possuem músculos desenvolvidos, o que lhes confere grande força física. A cabeça é proporcionalmente maior que o corpo, com orelhas que se elevam para cima e terminam em pontas arredondadas.

O coelho Arlequim tem uma pelagem curta, muito brilhosa e sedosa. Esse pelo é liso e cobre todo o corpo uniformemente. O traço mais característico desta raça de coelho é seu padrão de cores, ou melhor, os padrões de cores e marcações nesta pelagem, dos quais falaremos melhor a seguir.

Cores do coelho Arlequim

Apesar da grande variedade que pode haver nos padrões, dois tipos de pelagem se distinguem nos coelhos Arlequim:

  • Urraca: de base branca misturada com azul, preto, chocolate ou lilás. Essas manchas têm forma de faixas, barras ou uma mistura de ambas.
  • Japonês: com base laranja e combinações de chocolate, lilás, azul ou negro.

Personalidade do coelho Arlequim

Se os coelhos Arlequim se tornaram populares por alguma coisa, além de sua aparência peculiar, foi devido à sua personalidade bondosa e colaborativa. São coelhos muito simpáticos que transbordam afeto e tranquilidade. Eles são extremamente sensíveis, portanto, recomenda-se cautela diante de sua possível convivência com outros animais, como cães ou gatos, pois se estressam facilmente.

Em geral, destacam-se por sua bondade, pela facilidade de domesticação e de viver em casa. Recomenda-se mantê-los em casa e garantir que estejam acompanhados na maior parte do tempo, já que costumam não tolerar muito bem a solidão. Eles não se dão bem com outros animais, mas precisam do amor e cuidado de sua família humana.

Agora, embora esses coelhos se destaquem por ter uma personalidade amigável e, em geral, afetuosa, isso não significa que não sejam territoriais. Os coelhos geralmente são animais muito territoriais, que tendem a marcar seu território e expressar atitudes e reações relacionadas ao cio em uma idade precoce. Os Arlequins não estão isentos desses comportamentos, por isso, dentro da personalidade do coelho Arlequim também encontramos essas características. Assim, recomenda-se sua esterilização seguindo as orientações do médico veterinário.

Cuidados do coelho Arlequim

O cuidado do coelho Arlequim não difere do cuidado geral que qualquer coelho doméstico deve receber. Por exemplo, recomenda-se escovar regularmente sua pelagem para retirar a poeira e sujeira, mas não é recomendado dar banho, algo muito comum nesses animais.

No caso da alimentação, destacamos que, como todo coelho, o coelho arlequim tem uma dieta exclusivamente herbívora, consumindo apenas alimentos de origem vegetal. Especificamente, sua dieta deve ser baseada no consumo de feno, vegetais e frutas frescas. Além disso, ele deve sempre ter água fresca à disposição para se manter devidamente hidratado.

Por outro lado, o coelho Arlequim deve ter uma habitação adequada. Se você optar por uma gaiola, ela deve ser ampla para permitir a mobilidade do animal. Esta gaiola deve ter um leito macio, acesso interno ao bebedouro e comedouro e também objetos ou brinquedos para roer. Este último item é muito importante, pois os dentes dos coelhos não param de crescer e, se não os desgastarem adequadamente, sofrerão de vários distúrbios orais que causam muita dor.

O cuidado do coelho Arlequim inclui também a liberdade de movimentos. Portanto, não basta uma gaiola grande, o animal precisa sair dela para se exercitar, brincar, correr e pular. Portanto, sempre que possível e seguro, é aconselhável deixar o coelho circular livremente pela casa. Da mesma forma, habilitar uma sala só para ele é mais do que recomendado.

Para mais informações, consulte este artigo: como cuidar de um coelho.

Saúde do coelho arlequim

O coelho Arlequim, assim como qualquer outro coelho doméstico, pode sofrer de uma série de doenças que causam desconfortos e/ou dor. Uma delas são as já mencionadas alterações devido ao crescimento contínuo dos dentes. Para evitar isso, é necessário fornecer objetos, como papelão ou brinquedos que lhe permitam roer e, assim, desgastar os dentes. Se você observar que seu coelho parou de comer e está retraído, pode ser devido a um abscesso dental ou a uma má oclusão, e em ambos os casos é necessária atenção veterinária especializada.

Além dos dentes, você deve manter seus olhos, unhas e orelhas em bom estado e sob supervisão. É necessário limpar regularmente suas orelhas, fazer cortes nas unhas e garantir que seus olhos não estejam vermelhos, inchados ou lacrimejantes.

Se o coelho Arlequim receber todos os cuidados de que necessita, sua expectativa de vida varia entre 6 e 8 anos.

Adotar um coelho Arlequim

O coelho Arlequim é um coelho relativamente comum, então, é possível adotar um deles com certa facilidade. Como sempre, no PeritoAnimal recomendamos uma adoção responsável, levando em conta as necessidades destes animais e estando muito consciente do que implica a sua adoção. Você deve estar seguro de que pode cuidar dele e de que será capaz de prestar todos os cuidados necessários.

Uma vez tomada essa decisão, como adotar um coelho Arlequim? Neste caso, sem dúvida o mais aconselhável é dirigir-se aos abrigos e protetores de animais mais próximos. Infelizmente, há cada vez mais animais exóticos neles, entre os quais se encontram diversos tipos de coelho. Quem sabe, talvez um desses pequenos esteja lá esperando sua família.

Fotos de Coelho Arlequim

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Coelho Arlequim

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Coelho Arlequim
1 de 7
Coelho Arlequim

Voltar ao topo da página