Cavalos

Cavalo appaloosa

Atualizado: 15 dezembro 2022
Cavalo appaloosa

Você sabia que existe atualmente uma raça de cavalos que antigamente já dividiu território e em muitos casos trabalhou lado a lado com os nativos americanos do povo Nez Perce? Sim, estamos falando do cavalo appaloosa, um equino imponente e maravilhoso que vem dos atuais territórios de Oregon e Washington, nos Estados Unidos.

Seu nome, de origem indígena, vem do rio Palouse, no qual era muito frequente encontrar esses cavalos bebendo água. Quer conhecer as características, personalidade e saúde do cavalo appaloosa? Então continue lendo esta ficha de raça do PeritoAnimal!

Origem
  • América
  • Estados Unidos

Índice

  1. Origem do cavalo appaloosa
  2. Características do cavalo appaloosa
  3. Personalidade do cavalo appaloosa
  4. Cuidados com o cavalo appaloosa
  5. Saúde do cavalo appaloosa

Origem do cavalo appaloosa

O cavalo appaloosa também é chamado de cavalo-pintado, devido às manchas presentes em suas pelagens. Esses cavalos são considerados uma raça verdadeiramente antiga, difundida em praticamente todo o mundo. No entanto, foram os nativos americanos do povo Nez Perce que o batizaram de appaloosa em homenagem ao rio Palouse. Foi também esse o povo que viu nesses cavalos os companheiros ideais para os ajudar em trabalhos tão diversos como a caça ou a guerra, domesticando-os e selecionando os exemplares mais adequados para cada trabalho durante mais de duzentos anos.

Considera-se que os appaloosa podem ser descentes dos cavalos espanhóis trazidos pelos colonizadores quando chegaram à América, por volta do século XVI, sendo os appaloosa os primeiros cavalos espanhóis de pelo malhado. A raça foi evoluindo, mas a que conhecemos hoje é fruto do trabalho do Appaloosa Horse Club, fundado em 1938. O grupo foi criado para salvar a raça da extinção, e conseguiram recuperá-la por meio de um intensivo programa de reprodução. Graças a esses esforços, hoje continuam existindo cavalos appaloosa.

Características do cavalo appaloosa

Os cavalos appaloosa são cavalos de porte médio, com corpo musculoso e garupa arredondada. As pernas são leves, finas e de boa ossatura, mas são muito fortes e resistentes. Muitos espécimes têm cascos listrados, com listras claras orientadas verticalmente. Esses cavalos têm crina e cauda de pelo longo e muito grosso.

Quanto à pelagem do appaloosa, a qual os distingue das demais raças equinas, existem seis tipos diferentes:

  • Fulvo: com manchas ovais e fundo branco ou claro;
  • Floco de neve: com manchas brancas sobre base escura, dorso manchado com manchas escuras e dorso claro e crina escura;
  • "Uma gota": com base branca e manchas escuras espalhadas pelo corpo;
  • Salpicado: com o dorso do corpo claro com manchas escuras e a frente com manchas claras sobre base escura.

Parece que há dimorfismo sexual em termos de cor e intensidade de tons de pelagem, sendo mais chamativos e vivos nos machos do que nas fêmeas. Entretanto, não é a pelagem em si que torna a raça única, o que a distingue é a sua pele em si. Essa pele é manchada, sendo uma mistura de manchas claras e escuras, como se tivesse sardas. Essas sardas são diferentes das manchas de outras raças, pois, nessas outros, são manchas de pele despigmentada.

Personalidade do cavalo appaloosa

Os appaloosa são cavalos ágeis e ativos, considerados a raça mais veloz entre todas as raças de cavalo existentes no mundo. Eles estão sempre trotando de um lugar para outro, por isso tradicionalmente participam de provas de velocidade e diferentes tipos de corridas de cavalos.

Têm uma personalidade boa, sendo muito fáceis de cuidar e relativamente simples de domar. Além disso, são bastante inteligentes e leais, motivos pelos quais se tornaram uma das raças cavalos mais populares do mundo.

Cuidados com o cavalo appaloosa

No que diz respeito aos cuidados do cavalo appaloosa, o principal é que eles recebam alimentos frescos de qualidade e que tenham sempre à sua disposição grandes quantidades de água limpa e fresca, uma vez que a água é essencial para sua sobrevivência.

Serão necessários outros cuidados, como os relacionados à manutenção de sua pelagem, realizando escovações e banhos diários. Também é preciso estar de olho nos seus dentes, estando atento a possíveis alterações orais que podem afetar os seus hábitos e o seu bem-estar.

Saúde do cavalo appaloosa

Os appaloosa são animais fortes e resistentes devido a sua origem selvagem, tendo adquirido uma genética privilegiada que faz com que raramente adoeçam.

Apesar dessa boa genética, os appaloosas não são imunes a doenças virais e bacterianas, embora sejam mais resistentes a elas do que outras raças. É por isso que não podemos relaxar e devemos manter nosso cavalo sob supervisão veterinária, realizando check-ups e exames regulares, colocando suas vacinas em dia e evitando potenciais focos de contágio no ambiente em que vivem.

Se estivermos atentos e cuidarmos bem do nosso appaloosa, estaremos seguros de poder desfrutar da companhia de um cavalo saudável e feliz durante muitos anos.

Bibliografia
  • Appaloosaspot.com. (2021). APPALOOSA HORSE CLUB BREED STANDARDS. 30/06/2021, de Appaloosaspot.com. Disponível em: <https://www.appaloosaspot.com/aphc-breed-standards.html>. Acesso em 15 de dezembro de 2022.

Fotos de Cavalo appaloosa

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cavalo appaloosa

Suba a foto do seu Pet
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 de 5
Cavalo appaloosa