As raças de cachorros mais inteligentes

As raças de cachorros mais inteligentes

Stanley Coren é o criador de The Intelligence of Dogs, um livro que estudou os diferentes tipos de inteligência canina e realizou um ranking das mesmas. Atualmente, a lista publicada em 1994 continua sendo uma referência mundial para as pessoas que buscam um cachorro capaz de aprender e desenvolver comandos e técnicas com facilidade.

Descubra, nesse artigo do PeritoAnimal, quais são as raças de cachorros mais inteligentes.

1. Border Collie

O Border Collie é considerado como a raça mais inteligente da lista de Stanley Coren. As suas funções e tarefas podem ser muitas, já que podemos educá-lo para ser cão de guarda, cachorro pastor, entre muitas outras. As suas capacidades nunca deixam de surpreender.

É um cachorro muito ativo que necessita de um tutor ativo que queira praticar exercício com ele diariamente. Dessa forma, é um excelente companheiro para caminhadas, corridas ou campismo.

Necessita de tempo e dedicação da parte dos seus tutores que devem mimar e estimular mentalmente o cachorro todos os dias. Atualmente, o caso de Chaser, um Border Collie capaz de identificar 1.022 brinquedos diferentes, é muito popular.

2. Caniche

O segundo lugar da lista é ocupado pelo Caniche, o mais famoso cachorro de concurso. É um cão de caça, mas a história recente mostra, através de moedas e tecidos, que o caniche tem sido o pet ideal desde o século XV.

Possuem muita energia e são hábeis na hora de aprender truques de todos os tipos. No geral, falamos de um cachorro muito sociável que sempre está disposto a agradar o seu tutor, que sempre segue alegremente.

Além disso, o Caniche tem um comportamento maravilhoso com crianças pequenas, com quem passa longas horas fazendo exercício e desfrutando ao executar truques a troco de guloseimas.

3. Pastor Alemão

Em terceiro lugar está o Pastor Alemão, um cão sensível, inteligente e intuitivo. É muito utilizado pela polícia pela sua agilidade, grande capacidade olfativa e predisposição para obedecer a comandos do seu tutor com grande rapidez.

É um cão de guarda e um defensor corajoso que foi criado e selecionado como cachorro de trabalho. Por esse motivo, uma das prioridades do Pastor Alemão é agradar o seu tutor.

Deve saber que é uma raça que necessita de fazer muito exercício físico de forma diária caso viva em um apartamento ou casa pequena. Ainda assim, o Pastor Alemão é um cachorro de caráter afável que prefere o calor de um espaço pequeno junto da sua família do que passar longas horas de solidão.

4. Golden Retriever

Possuem uma popularidade cada vez maior em milhares de lares, embora não seja por isso que ocupam o quarto lugar na lista de Stanley Coren. O Golden Retriever se destaca pela sua beleza e pelo seu caráter afável e bem-humorado. É um cachorro energético que desfruta de água e possui qualidades como cão de caça.

É um cachorro muito inteligente que pode assumir todo o tipo de tarefas, desde cachorro polícia detetor de droga a cachorro de resgate ou simplesmente sendo um maravilhoso cão de companhia. É muito tolerante com crianças pequenas que cuida, protege e deixa que lhe façam coisas tolas.

5. Doberman Pinscher

Por fim, falaremos do Doberman Pinscher, um dos cachorros mais rápidos quando se trata de automatizar comandos e adestramento em geral.

Apesar da má imprensa que chegou a ter em algumas ocasiões, é uma raça bastante tranquila e tolerante com todos os membros da família, incluindo os mais pequenos. É um cão de guarda fantástico que adora fazer exercício, estar com a sua família e cuidar dela.

É um cachorro nobre e belo que está sempre vigilante e atento, defendendo a sua família sem medo algum quando se apercebe de um perigo real.

Se deseja ler mais artigos parecidos a As raças de cachorros mais inteligentes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....