As melhores raças de cães para crianças autistas

As melhores raças de cães para crianças autistas

Os cães são criaturas muito sensíveis e empáticas. A conexão que podem chegar a estabelecer com o homem, muitas vezes, é espetacular. Com os anos, o cachorro tem feito uma tão boa equipe com o ser humano que já existem cachorros para praticamente todos os tipos de caráteres, personalidades e gostos.

Também existem algumas raças de cachorros que, para além de serem parte de uma família, têm certas habilidades que são natas neles e por isso, são educados para realizar tarefas bem particulares. Como é o caso dos cachorros que acompanham crianças com necessidades especiais, como por exemplo, as crianças diagnosticadas com autismo. Está comprovado que o laço afetivo que se acaba formando entre o pequeno e o seu pet é tão grande e forte, que um não se pode separar do outro e que melhora, em grande medida, o estado de ânimo e a saúde da criança.

Se na sua família há uma criança com este tipo de condição e está pensando em dar-lhe um novo amigo, é importante que conheça quais são as melhores raças de cães para crianças autistas para depois tomar a decisão correta. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra quais são essas raças caninas especiais.

1. Staffordshire Bull Terrier

Um Staffordshire Bull Terrier é um cachorro que aparentemente pode causar um certo impacto porque é robusto e musculado, mas contra toda a sua aparência física, é muito dócil e está considerado como uma das melhores raças para acompanhar crianças com autismo. De fato, chamam-no de "cachorro babá", porque são excelentes com os mais pequenos.

São leais, fiáveis e têm um caráter fenomenal. Adoram estar junto da sua família, por isso verá que ele acompanhará a criança para onde quer que for, inclusive na hora de ir para a cama. É muito carinhoso e obediente. Se o educar de forma correta e lhe der todo o seu amor, será a melhor terapia da criança.

2. Terra Nova

De novo, não se deixe enganar pelo tamanho. Os Terra Nova são tão grandes como o seu próprio coração. Se gosta desta raça terá um novo peluche em casa para abraçar o seu filho todo o tempo. Algo bom deste cachorro é que ao ser tão grande tem poucos requerimentos a nível energético, perfeito para a criança que tem autismo porque o incentivará a estar calmo. Também funcionará para que os que são menos ativos e que gostam mais de estar desenhando e brincando em um mesmo espaço.

É um gigante gentil, tem um temperamento relaxado e é muito inteligente. O Terra Nova foi o cachorro escolhido para ser o pet do famoso personagem de contos Peter Pan. Que melhor exemplo do quão fantástico ele pode ser com as crianças.

3. Cão de Montanha dos Pirenéus

O Cão de Montanha dos Pirenéus é uma raça muito inteligente, usada sempre como uma raça de trabalho, o que quer dizer que, é adaptável em termos de educação. Uma das funções que tem um cachorro com uma criança autista é a de cuidar e fazer de guarda, assim os pais podem relaxar um pouco e dividir a responsabilidade de estar demasiado pendente ao mesmo tempo que realizam outras tarefas em casa.

São cachorros muito equilibrados mentalmente, tranquilos e pouco nervosos. Não são muito de latir, uma virtude nestes casos, porque não terão a tendência de alterar a criança. São bons com as novas experiências e simpatizam muito com o seu dono.

4. Golden Retriever

Os Golden são o cão familiar por excelência, é a primeira raça na qual pensam a maioria dos pais na hora de adquirir um cachorro para os seus filhos. E têm todas as caraterísticas adequadas para serem um grande companheiro. Também é uma das raças especiais para ser considerado como "cão de assistência" pela sua personalidade dócil, segura e adaptável.

São muito carinhosos com as crianças e têm um grande instinto no que se refere às emoções. Por exemplo, se um dia a criança está mais ativa e contente, o cachorro irá incentivá-la a brincar e irão se divertir muito juntos. Se pelo contrário, é um dia em que a criança se encontra um pouco mais apagado, um Golden irá se manter ao seu lado com uma posição muito tranquila como se estivesse indicando "estou aqui para quando precisares" transmitindo-lhe, ao mesmo tempo, todo o seu carinho.

5. Labrador Retriever

Os cachorros, em especial, a raça Labrador Retriever, costumam estabelecer laços de amor e confiança com os seus donos, através do contato visual. Com o seu doce e atento olhar querem expressar muitas coisas, ao mesmo tempo que o fazem sentir querido e seguro.

Os Labradores Retriever são conhecidos por serem cães de companhia, resgaste e assistência. Entre muitos dos benefícios da sua presença na vida de uma criança com autismo encontram-se os seguintes: geram confiança, ajudam a reduzir os ataques de ansiedade, estimulam a imaginação e a vontade de comunicar, fomentam o autocontrole e como são muito sociáveis e carinhosos, são excelentes integrando as crianças no seu ambiente. Um Labrador pode favorecer a reativação dos conetores emocionais das crianças com este transtorno.

Se deseja ler mais artigos parecidos a As melhores raças de cães para crianças autistas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.