Animais de Madagascar

Animais de Madagascar

A fauna de Madagascar é uma das mais ricas e variadas do mundo, porque inclui diversas espécies de animais que são oriundos da ilha. Situada no Oceano Índico, Madagascar se encontra frente a costa do continente africano, especificamente perto de Moçambique e é quarta maior ilha do mundo.

Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre a fauna da ilha, os animais em perigo de extinção e diversas curiosidades sobre as espécies que habitam o território. Quer conhecer 15 animais de Madagascar? Então, continue lendo.

Lêmure

Começamos nossa lista de animais de Madagascar com o lêmure de Madagascar, também conhecido como lémure-de-cauda-anelada (Lemur catta). Este mamífero pertence a ordem dos primatas, entre os quais se considera um dos menores do mundo. Caracteriza-se por ter um corpo similar ao de um esquilo e destaca-se por suas capacidades atléticas e comportamento altamente social.

O lêmure possui uma grande cauda que lhe permite manter o equilíbrio e mudar de direção enquanto se desloca entre os ramos das árvores. É um animal onívoro, sua dieta inclui frutas, insetos, répteis e aves.

Camaleão-pantera

O camaleão-pantera (Furcifer pardalis) é um dos camaleões que forma parte da fauna de Madagascar. Se considera o maior do mundo, já que diferente dos outros camaleões de Madagascar alcança os 60 centímetros de comprimento. Este camaleão se alimenta de diversos insetos e vive nas árvores. Uma das características mais destacadas desta espécie são as cores que mostra nas diferentes fases da sua vida. Foram registrados até 25 tons diferentes.

Lagartixa-satânica-cauda-de-folha

Outro dos animais da ilha de Madagascar é a lagartixa-satânica-cauda-de-folha (Uroplatus phantasticus), uma espécie hábil na hora de camuflar-se nas folhas de seu habitat. Possui um corpo arqueado com franjas que cobrem sua pele, sua cauda é similar a uma folha dobrada, a qual lhe ajuda a ocultar-se entre a folhagem.

A cor da lagartixa-satânica-cauda-de-folha pode variar, mas é comum que se apresente em tonalidades marrons com pequenas manchas negras. Este animal da fauna de Madagascar é uma espécie noturna e ovípara.

Fossa

A fossa (Cryptoprocta ferox) é o maior mamífero carnívoro entre os animais de Madagascar. O lêmure é sua principal presa. Possui um corpo ágil e muito forte, o que permite deslocar-se com grande habilidade através de seu habitat. O Cryptoprocta ferox é um animal territorial, especialmente as fêmeas.

É um dos animais de Madagascar que apresentam atividade durante o dia e a noite, mas passam a maior parte de sua vida solitárias, pois só se reúnem durante as épocas de acasalamento.

Aie-aie

Entre a fauna de Madagascar se encontra o aie-aie (Daubentonia madagascariensis), uma espécie de aparência curiosa. Apesar de parecer um roedor, é o maior primata noturno do mundo. Caracteriza-se por apresentar dedos compridos e curvos, os quais utiliza para conseguir insetos em lugares profundos e difíceis de alcançar, como o tronco das árvores.

A espécie apresenta pelagem cinza e possui uma cauda comprida e espessa. Sobre sua localização, encontra-se em Madagascar, especificamente na costa leste e nos bosques do noroeste.

Besouro girafa

Seguindo com os animais de Madagascar, te apresentamos o besouro girafa (Trachelophorus giraffa). Diferencia-se na forma de suas asas e pescoço alargado. Seu corpo é negro, tem as asas vermelhas e mede menos de uma polegada. Durante a fase de reprodução, as fêmeas do besouro girafa guardam seus ovos dentro de folhas enroladas nas árvores.

Zarro-de-madagascar

Outro animal da lista é o zarro-de-Madagascar (Aythya innotata), uma espécie de ave que mede 50 centímetros. Possui uma plumagem abundante de tons escuros, mais opacos nos machos. Além do mais, outro sinal que ajuda a diferenciar o sexo do animal se encontra nos olhos, já que as fêmeas apresentam a íris castanha, enquanto a dos machos é branca.

O zarro-de-madagascar se alimenta de plantas, insetos e peixes que se encontram em zonas úmidas.

Sifaka de Verreaux ou Sifaka branco

O sifaka de Vereaux ou Sifaka branco forma parte da fauna de Madagascar. É uma espécie de primata branco com rosto negro, possui uma cauda grande que lhe permite saltar entre as árvores com grande agilidade. Habita as selvas tropicais e zonas desérticas.

A espécie é territorial, mas ao mesmo tempo social, porque se agrupam em até 12 membros. Alimentam-se de folhas, ramos, frutos secos e frutas.

Indri

O indri (Indri indri) é um lêmure de maior tamanho que existe no mundo, mede até 70 centímetros e pesa 10 quilos. Sua pelagem varia do castanho escuro ao branco com manchas negras. O ingri é um dos animais da fauna de Madagascar que se caracteriza por permanecer com o mesmo par até a morte. Alimenta-se do néctar das árvores, além de frutos secos e frutas em geral.

Coua caerulea

A Coua caerulea (Coua caerulea) é uma espécie de ave oriunda da ilha de Madagascar, onde habita nas selvas do nordeste e do leste. Caracteriza-se por sua cauda longa, bico afilado e plumagem azul intenso. Alimenta-se de frutas e folhas. Sabe-se muito pouco sobre esta espécie, mas se encontra entre as mais chamativas dos animais de Madagascar.

Tartaruga irradiada

A tartaruga irradiada (Astrochelys radiata) habita os bosques do sul de Madagascar e vive até 100 anos. Caracteriza-se por apresentar um casco alto com linhas amarelas, uma cabeça achatada e patas de tamanho médio. A tartaruga irradiada é um animal herbívoro, que se alimenta de plantas e frutas. Ela é um dos animais de Madagascar que está em perigo de extinção e se considera em estado crítico por perda de habitat e caça furtiva.

Coruja de Madagascar

A coruja de madagascar (Asio madagascariensis) é uma espécie de ave que habita em zonas arborizadas. É um animal noturno e apresenta dimorfismo sexual, já que o macho é menor que a fêmea. A alimentação desta coruja é composta por pequenos anfíbios, répteis, aves e ratos.

Tenreque

Outro dos animais de Madagascar é o tenreque (Hemicentetes semispinosus), um mamífero de focinho comprido e corpo coberto de pequenos espetos que utiliza para defender-se. Tem a habilidade de comunicar-se através de um som que realiza esfregando distintas partes de seu corpo, que serve, inclusive, para conseguir um par.

Quanto a sua localização, esta espécie pode ser encontrada nos bosques úmidos tropicais que existem em Madagascar, onde se alimenta de minhocas.

Sapo Tomate

O sapo tomate (Dyscophus antongilii) é um anfíbio que se caracteriza por sua cor vermelha. Vive entre a folhagem e se alimenta de larvas e moscas. Durante a época de reprodução, a espécie busca zonas inundadas para colocar seus pequenos girinos. É oriundo das zonas leste e nordeste de Madagascar.

Brookesia micra

Terminamos nossa lista de animais de Madagascar com uma das espécies de camaleões de Madagascar, o camaleão Brookesia micra (Brookesia micra), oriundo da ilha de Madagascar. Mede somente 29 milímetros, e, por isso, é o menor camaleão do mundo. A espécie se alimenta de insetos que encontra nas folhagens, onde passa a maior parte de sua vida.

Animais em perigo de extinção em Madagascar

Apesar da variada fauna da ilha de Madagascar, algumas espécies se encontram em perigo de extinção por diversas razões e a maioria delas tem a ver com a ação do ser humano.

Estes são alguns dos animais em perigo de extinção em Madagascar:

  • Zarro-de-madagascar (Aythya innotata);
  • Águia-marinha de Madagascar (Haliaeetus vociferoides);
  • Marreca-malgaxe (Anas bernieri);
  • Garça-malgaxe (Ardea humbloti);
  • Águia-cobreir-de-Madagascar (Eutriorchis astur);
  • Garça-caranguejeira-de-Madagascar (Ardeola idae);
  • Mergulhão-malgaxe (Tachybaptus pelzelnii);
  • Tartaruga angonoka (Astrochelys yniphora);
  • Madagasikara madagascarensis (Madagasikara madagascarensis);
  • Íbis-sagrado (Threskiornis aethiopicus bernieri);
  • Gephyromantis webbi (Gephyromantis webbi).

Animais do filme Madagascar

Madagascar é uma ilha há mais de 160 milhões de anos. No entanto, muitas pessoas começaram a conhecer este lugar por esse famoso filme do estúdio Dreamworks que leva seu nome. É por isso que nesta seção trazemos alguns dos animais do filme Madagascar.

  • Alex, o leão: é a estrela principal do zoológico.
  • Marty, a zebra: é, quem sabe, a zebra mais aventureira e sonhadora que existiu no mundo.
  • Gloria, a hipopótama: inteligente, alegre e amável, mas com muita personalidade.
  • Melman, a girafa: desconfiada, assustada e hipocondríaca.
  • As temíveis fossas: são os personagens maus, carnívoros e perigosos.
  • Maurice, o aie-aie: sempre está incomodado, mas é muito engraçado.
Imagem: Reprodução/http://madagascar.es.dreamworks.com/

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais de Madagascar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.