Partilhar

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características

Os animais híbridos são os espécimes resultantes do cruzamento de animais de espécies diferentes. Esse cruzamento dá origem a seres cuja aparência mistura características dos pais, por isso eles são bastante curiosos.

Nem todas as espécies são capazes de acasalar com outras, e esse evento é pouco frequente. A seguir, o PeritoAnimal apresenta uma lista de exemplos de animais híbridos reais, com as suas características mais significativas, fotos e vídeos que os mostram. Continue lendo para descobrir animais híbridos raros, curiosos e belos!

Características dos animais híbridos

Um híbrido é um animal nascido do cruzamento entre dois pais de espécies ou subespécies diferentes. É difícil estabelecer peculiaridades físicas, mas esses espécimes misturam características de ambos os pais.

Em geral, os híbridos ou animais cruzados podem ser mais fortes, de modo que em muitos casos é o ser humano quem incentiva o cruzamento entre algumas espécies para aproveitar suas crias como animais de trabalho. No entanto, esse fenômeno também pode ocorrer na natureza. Agora, existem animais híbridos férteis? Ou seja, eles podem ter filhos e, assim, gerar novas espécies? Nós respondemos a esta pergunta abaixo.

Os animais híbridos são estéreis?

Entre as características dos animais híbridos, está o fato de a maioria ser estéril, ou seja, incapaz de gerar novos descendentes. Mas por que os animais híbridos não podem se reproduzir?

Cada espécie tem uma carga cromossômica específica que é transmitida aos seus filhos, mas que também precisa coincidir no nível celular durante o processo de meiose, que nada mais é do que a divisão celular que ocorre durante a reprodução sexuada para dar origem a um novo genoma. Na meiose, os cromossomos paternos são duplicados e recebem carga genética de ambos para definir características específicas, como cor da pelagem, tamanho, etc. Porém, sendo animais de duas espécies diferentes, o número de cromossomos pode não ser o mesmo e cada cromossomo correspondente a uma característica específica pode não coincidir com o do outro progenitor. Ou seja: se o cromossomo 1 do pai corresponde à cor da pelagem e o cromossomo 1 da mãe corresponde ao tamanho da cauda, ​​a carga genética não é fabricada corretamente, o que significa que a maioria dos animais híbridos é estéril.

Apesar disso, a hibridização fértil é possível em plantas, e parece que o aquecimento global está incentivando o cruzamento de animais de diferentes espécies como uma forma de sobrevivência. Embora a maioria desses híbridos seja estéril, existe a possibilidade de que alguns animais de pais de espécies próximas possam, por sua vez, gerar uma nova geração. Observou-se que isso ocorre entre roedores Ctenomys minutus e Ctenomys lami, desde que o primeiro deles seja fêmea e o segundo macho; caso contrário, a prole é infértil.

11 exemplos de animais híbridos

Para entender melhor o processo de hibridização e quais cruzamentos de animais existem atualmente, a seguir falaremos sobre os exemplos mais populares ou comuns. Os 11 animais híbridos são:

  1. Narluga (narval + beluga)
  2. Ligre (leão + tigresa)
  3. Tigreão (tigre + leoa)
  4. Beefalo (vaca + bisonte americano)
  5. Zebrasno (zebra + asno)
  6. Zebralo (zebra + égua)
  7. Balfinho (falsa-orca + golfinho-roaz)
  8. Bardoto (cavalo + jumenta)
  9. Mula (Égua + jumento)
  10. Pumapardo (leoparda + puma)
  11. Cama (dromedário + lhama)

1. Narluga

É o animal híbrido que resulta do cruzamento um narval e uma beluga. Este cruzamento de animais marinhos é incomum, mas ambas as espécies fazem parte da família Monodontidae.

A narluga só pode ser observada nas águas do oceano Ártico e, embora possa ser resultado de um cruzamento causado pelo aquecimento global, há registros de um primeiro avistamento realizado em 1980. Esse híbrido pode medir até 6 metros de comprimento e pesa cerca de 1600 toneladas.

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características - 1. Narluga
Imagem: animalpicturesociety.com

2. Ligre

O ligre é o cruzamento entre um leão e uma tigresa. A aparência desse animal híbrido é uma mistura dos dois pais: as costas e as pernas costumam ter listras de tigre, enquanto a cabeça é mais parecida com a de um leão; os machos chegam até a desenvolver uma juba.

O ligre pode atingir 4 metros de comprimento, e por isso é considerado o maior felino que existe. Contudo, suas pernas costumam ser mais curtas do que as de seus progenitores.

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características - 2. Ligre

3. Tigreão

Também existe a possibilidade de que um híbrido nasça do cruzamento de um tigre macho e uma leoa, que é chamado de tigreão. Ao contrário do ligre, o tigreão é menor que seus pais e tem a aparência de um leão com pelo listrado. Na verdade, o tamanho é praticamente a única diferença entre o ligre e o tigreão.

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características - 3. Tigreão
Imagem: pinterest.es

4. Beefalo

O Beefalo é o resultado do cruzamento entre uma vaca doméstica e um bisão americano. A raça da vaca influencia a aparência do beefalo, mas em geral ele é semelhante a um grande touro com pelagem espessa.

Esse cruzamento geralmente é incentivado pelos agricultores, pois a carne produzida possui menos gordura do que a do gado. Curiosamente, podemos dizer que entre esses animais híbridos a reprodução é possível, por isso eles são um dos poucos que são férteis.

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características - 4. Beefalo

5. Zebrasno

O acasalamento de uma zebra com um asno resulta no aparecimento de um zebrasno. Isso é possível porque ambas as espécies vêm da família dos equídeos. Esse cruzamento de animais ocorre naturalmente nas savanas da África, onde as duas espécies coexistem.

O zebrasno tem uma estrutura óssea semelhante à da zebra, mas com pelagem cinza, exceto nas pernas que têm um padrão listrado sobre fundo branco.

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características - 5. Zebrasno
Imagem: posta.com.mx

6. Zebralo

O zebrasno não é o único híbrido que as zebras podem desenvolver, pois esses animais também são capazes de acasalar com outro membro da família dos equinos, o cavalo. O zebralo é possível quando os pais são uma zebra macho e uma égua.

O zebralo é menor que um cavalo, com uma crina rala e rígida. Em sua pelagem, com fundos de cores diferentes, observam-se as listras típicas das zebras. Sem dúvida é um dos animais híbridos raros, mas lindos, e no vídeo de Vaenney a seguir podemos ver um lindo espécime.

7. Balfinho

Outro animal marinho híbrido curioso é o balfinho, resultado do acasalamento entre uma falsa-orca e o golfinho-roaz. Sendo a falsa-orca ou orca-negra pertencente à família Delphinidae, na realidade o balfinho é um cruzamento entre duas espécies de golfinhos, e por isso sua aparência é semelhante à conhecida nestas espécies. Seu tamanho e dentes são características que ajudam a diferenciá-lo, já que o balfinho é um pouco menor e tem menos dentes que a baleia-orca e o golfinho-roaz.

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características - 7. Balfinho
Imagem: bookmarkplayer.info

8. Bardoto

Esse cruzamento de animais envolve novamente membros da família equina, já que o bardoto é o resultado do cruzamento entre um cavalo e uma jumenta. Esse acasalamento é possível devido à intervenção do ser humano, uma vez que as duas espécies não coexistem no mesmo habitat. Dessa forma, o bardoto é um dos animais híbridos criados pelo homem.

O bardoto é do tamanho de um cavalo, mas sua cabeça é mais parecida com a de um jumento. A cauda é peluda e seu corpo costuma ser volumoso.

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características - 8. Bardoto

9. Mula

Ao contrário do bardoto, o cruzamento entre uma égua e um jumento resulta em uma mula, um acasalamento comum em áreas de criação de gado. Este animal é conhecido desde os tempos antigos, e podem nascer tanto machos como fêmeas. Na verdade, a mula é provavelmente o animal híbrido mais conhecido e difundido no mundo, pois tem sido usado há séculos como animal de trabalho e transporte. Claro, estamos diante de um animal estéril, portanto, sua reprodução não é possível.

As mulas são mais altas que os jumentos, mas menores que os cavalos. Destacam-se por terem mais força do que os jumentos e por possuírem uma pelagem semelhante a eles.

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características - 9. Mula

10. Pumapardo

O pumapardo é o resultado do cruzamento entre uma leoparda e um puma macho. É mais esbelto que um puma e apresenta a pele manchada de leopardo. As pernas são curtas e sua aparência geral é intermediária entre as duas espécies progenitoras. O cruzamento não ocorre naturalmente, e o pumapardo faz parte da lista de animais híbridos criados pelo homem. Por esta razão, não se sabe de nenhum espécime vivo deste cruzamento atualmente.

11. Cama animal

Como resultado do cruzamento entre um dromedário e uma lhama fêmea, surge o cama, um curioso animal híbrido cuja aparência se destaca por ser uma mistura total das duas espécies. Assim, a cabeça é mais parecida com a da lhama, enquanto a cor da pelagem e do corpo é mais parecida com a do dromedário, exceto pela corcova, já que o cama não possui uma.

Este animal híbrido não ocorre naturalmente, então é um cruzamento de animais feito pelo homem. No vídeo da WeirdTravelMTT a seguir, é possível ver um espécime deste tipo.

Outros exemplos de cruzamentos de animais

Embora os animais híbridos já mencionados sejam os mais conhecidos, a verdade é que eles não são os únicos que existem. Também podemos encontrar os seguintes cruzamentos de animais:

  • Cabrelha (cabra + ovelha)
  • Cama (camelo + lhama)
  • Coidog (coiote + cadela )
  • Coiwolf (coiote + lobo)
  • Dzo (yak + vaca)
  • Gato savannah (serval + gato)
  • Grolar (urso pardo + urso polar)
  • Jagleão (jaguar + leoa)
  • Leopão (leão + leopardo)
  • Tigardo (tigre + leoparda)
  • Yakalo (yak + bisonte americano)
  • Zubrão (vaca + bisonte europeu)

Você já conhecia todos esses animais híbridos raros e curiosos? Embora a maioria tenha sido desenvolvida por humanos, alguns deles apareceram de forma completamente natural.

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características - Outros exemplos de cruzamentos de animais

Se deseja ler mais artigos parecidos a +20 animais híbridos reais - Exemplos e características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Híbridos: los extraños animales que ha creado el cambio climático. BBC Mundo (2017, 5 de abril). Consulta: https://www.bbc.com/mundo/noticias-39481792
  • Fioravanti, C. (2011, julio). Cuando los híbridos son fértiles. Pesquisa Fapesp, n 185. Consulta: https://revistapesquisa.fapesp.br/es/2011/07/01/cuando-los-hibridos-son-fertiles/
  • Bittel, J. The narluga is a strange hybrid. But it’s far from alone. The Washington Post. (2019, 27 de junho). Consulta: https://www.washingtonpost.com/science/2019/06/27/narluga-is-strange-hybrid-its-far-alone/?noredirect=on

Escrever comentário sobre +20 animais híbridos reais - Exemplos e características

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Felinomalia
por que não tem foto do Pumpardo?

+20 animais híbridos reais - Exemplos e características
Imagem: animalpicturesociety.com
Imagem: pinterest.es
Imagem: posta.com.mx
Imagem: bookmarkplayer.info
1 de 10
+20 animais híbridos reais - Exemplos e características

Voltar ao topo da página