Partilhar

Animais frugívoros: características e exemplos

 
Por Ana Diaz Maqueda. Atualizado: 4 abril 2019
Animais frugívoros: características e exemplos

As interações entre plantas e animais são realmente extensas. Embora possa parecer apenas predação, a relação entre esses seres é simbiótica e ambas as partes não apenas são necessárias para sobreviver, mas evoluíram conjuntamente.

Uma das interações entre animais e plantas é o frugivorismo. Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre essa relação e descobriremos quais são os animais frugívoros: características e exemplos.

O que são animais frugívoros?

Os animais frugívoros são aqueles que têm como base da dieta o consumo de frutas, ou grande parte daquilo que consomem é composto por esse tipo de alimento. No reino animal, muitas espécies são frugívoras, desde insetos até grandes mamíferos.

As plantas que produzem frutos são as angiospermas. Neste grupo, as flores das plantas femininas ou as partes femininas de uma planta hermafrodita têm um ovário com vários óvulos que, ao serem fecundados por esperma, engrossam e mudam de cor, adquirindo qualidades nutritivas muito atraentes para os animais. 20% das espécies conhecidas de mamíferos são animais frugívoros, por isso esse tipo de dieta é muito significativo e importante entre os animais.

Animais frugívoros: características

No primeiro momento, os animais frugívoros não parecem possuir características distintivas de animais não frugívoros, especialmente quando são animais onívoros que, embora possam se alimentar de muitos produtos, tem como alimento principal as frutas.

As características principais aparecem ao longo do tubo digestivo, começando com a boca ou o bico. Nos mamíferos e outros animais com dentes, os molares costumam ser mais largos e achatados para poder mastigar. Os animais com dentes não mastigadores tendem a ter uma fileira de dentes pequenos e iguais, que servem para para cortar as frutas e engolir pedaços menores.

As aves frugívoras costumam ter um bico curto ou côncavo para poder extrair a polpa das frutas, como é o caso dos papagaio. Outras aves têm um bico mais fino e reto, que serve para se alimentar de frutas menores que podem ser engolidas inteiras.

Os artrópodes têm mandíbulas especializadas para triturar o alimento. Uma espécie pode se alimentar de frutas durante certas etapas de sua vida e ter outra dieta quando se torna adulta ou, até mesmo, pode não precisar se alimentar mais.

Outra característica muito importante deses animais é que não digerem as sementes, no entanto, produzem nelas uma modificação física e química, chamada escarificação, sem a qual não poderiam germinar quando estão no exterior.

Animais frugívoros: características e exemplos - Animais frugívoros: características

Animais frugívoros e a importância para o ecossistema

As plantas com frutos e os animais frugívoros tem uma relação simbiótica e co-evoluíram ao longo da história. Os frutos das plantas são tão chamativos e nutritivos não para que as sementes se alimentem, e sim para chamar a atenção dos animais.

Os animais frugívoros comem a polpa da fruta, ingerindo juntamente as sementes. Com isso, a planta consegue dois benefícios:

  1. Ao passar pelo trato digestivo, os ácidos e movimentos do tubo digestório removem a capa protetora das sementes (escarificação) fazendo com que a germinação ocorra muito mais rapidamente e aumentando assim as chances de sobrevivência.
  2. O percurso do alimento pelo tubo digestivo do animal costuma durar horas ou até dias. Por isso, se um animal comeu uma certa fruta em um determinado lugar, é provável que quando foi excretá-la esteja em um lugar muito distante da árvore que o produziu, dispersando assim a descendência dessa planta e fazendo-a colonizar novos lugares.

Podemos dizer, então, que os frutos são a recompensa que os animais recebem por disseminar as sementes, assim como o pólen é, para uma abelha, a recompensa por polinizar as diversas plantas.

Animais frugívoros: exemplos

Os animais frugívoros estão espalhados por todo o planeta, em todas as regiões onde há plantas com frutas. A seguir, vamos mostrar alguns exemplos de animais frugívoros que demonstram essa diversidade.

1. Mamíferos frugívoros

As relações entre plantas e animais costumam ser fortes, especialmente para espécies que se alimentam exclusivamente de frutas, como é o caso do morcego raposa-voadora (Acerodon jubatus). Este animal vive no bosques onde se alimenta, e está em perigo de extinção devido ao desmatamento. Na África, a maior espécie de morcego também é frugívora, o morcego cabeça de martelo (Hypsinathus monstrosus).

Por outro lado, a maioria dos primatas são frugívoros. Assim, embora tenham uma alimentação onívora, comem principalmente frutas. É o caso, por exemplo, do chimpanzé (Pan troglodytes) ou do gorila (Gorilla gorilla), embora muitos lêmures também sejam frugívoros.

Os macacos do novo mundo, como os bugios, macacos-aranha e saguis, desempenham um papel importante na dispersão de sementes das frutas que comem, por isso também fazem parte da lista de exemplos de animais frugívoros.

Os musaranhos, arganazes e gambás são mamíferos noturnos comedores de frutas, no entanto, se encontrarem algum verme não hesitarão em comê-lo. Por último, todos os ungulados são herbívoros, mas alguns, como a anta, se alimentam quase exclusivamente de frutas.

3. Aves frugívoras

Dentro das aves, cabe destacar os psitacídeos como os maiores consumidores de frutas, com um bico totalmente projetado para isso. Também são importantes aves frugívoras as espécies do gênero Sylvia, como o papa-amoras. Outras aves, como o casuar-do-sul (Cassuarius casuarius), também se alimentam de uma grande variedade de frutas que encontram no solo das florestas, sendo indispensáveis para a dispersão das plantas. Os tucanos tem como base de sua dieta frutas com bagas, embora também possam comer pequenos répteis ou mamíferos. Naturalmente, em cativeiro é importante para sua saúde que consumam certa quantidade de proteína animal.

4. Répteis frugívoros

Existem também répteis frugívoros, como as iguanas verdes. Elas não mastigam o alimento, mas o cortam com seus pequenos dentes em pedaços que conseguem engolir inteiros. Outros lagartos, como os dragões-barbudos ou os escíncidos podem comer frutas, mas são onívoros, diferentemente das iguanas verdes que são herbívoras, e por isso precisam também ingerir insetos e até pequenos mamíferos.

As tartarugas de terra são outro grupo de répteis frugívoros, embora às vezes possam comer insetos, moluscos ou vermes.

5. Invertebrados frugívoros

Por outro lado, existem também invertebrados frugívoros, como é o caso da mosca de fruta ou Drosophila melanogaster, amplamente usada em pequisas. Essa mosca minúscula bota seus ovos nas frutas, e quando eles eclodem, as larvas se alimentam das frutas até passarem pela metamorfose e atingirem a fase adulta. Além disso, muitos percevejos, insetos hemípteros, absorvem o suco do interior das frutas.

6. Peixes frugívoros

Embora possa parecer estranho, encerramos a lista de exemplos de animais frugívoros com este grupo, já que também existem peixes frugívoros, como os pertencentes à família serrasalmidae. Esses peixes, chamados popularmente de pacú, se alimentam de plantas, mas não apenas de seus frutos, também de outras partes como as folhas e caules.

Animais frugívoros: características e exemplos - Animais frugívoros: exemplos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais frugívoros: características e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Campos, C. M., & Velez, S. (2015). Almacenadores y frugívoros oportunistas: el papel de los mamíferos en la dispersión del algarrobo (Prosopis flexuosa DC) en el desierto del Monte, Argentina. Revista Ecosistemas, 24(3), 28-34.
  • Herren, C. M. (2004). Ecología de los pájaros frugívoros ibéricos.
  • Jordano, P., Vázquez, D., & Bascompte, J. (2009). Redes complejas de interacciones planta-animal.

 

Escrever comentário sobre Animais frugívoros: características e exemplos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Animais frugívoros: características e exemplos
1 de 3
Animais frugívoros: características e exemplos

Voltar ao topo da página