Partilhar

10 raças de gatos de pelo longo

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 novembro 2018
10 raças de gatos de pelo longo

Ver fichas de  Gatos

Existem várias raças de gatos de pelo longo, ao mesmo tempo que encontramos felinos mestiços muito bonitos. O pelo longo é algo que cativa muitas pessoas, e não é para menos! O efeito maravilhoso do pelo é fascinante. Hoje vamos mostrar-lhe dez variedades de felinos cujos pelos são bem longos.

Todas estas raças extraordinárias precisam de escovações frequentes e cuidados mais específicos que os seus congêneres de pelo mais curto. Mas são cuidados que se dão com carinho, pois eles estão constantemente a mostrarem-nos o seu afeto.

De seguida, neste artigo do PeritoAnimal vamos-lhe mostrar as 10 raças de gatos de pelo longo.

Também lhe pode interessar: Tirar os nós em gatos de pelo longo

1. Maine Coon

O gato Maine Coon é um gato de tamanho grande e de origem Norte americana. O seu peso nos machos adultos pode alcançar os 11 kg, à exceção de casos de obesidade que chegaram até aos 20 kg. As fêmeas são mais pequenas. O gato Maine Coon tem um denso e suave pelo longo com uma grande variedade de cores.

É uma das raças mais carinhosas, afáveis e inteligentes. Gosta de um ambiente familiar e de crianças. Uma particularidade do Maine Coon é que gosta de água e de tomar banho. É um bom nadador e costuma conviver com outros pets. É bastante preguiçoso e come muito, por isso deve-se controlar o seu pelo. Descubra mais sobre os cuidados do Maine Coon no nosso artigo.

10 raças de gatos de pelo longo - 1. Maine Coon

2. Angorá

Os gatos Angorá são uma raça muito antiga proveniente da Turquia. Têm o pelo longo e sedoso. Pode ter diversas cores, mas os mais apreciados (por serem considerados os mais puros e prototípicos), são os de cor branca e com os olhos com heterocromia (um olho de cada cor).

São gatos muito inteligentes que podem aprender diversas ordens e obedecer a elas. Gostam de conviver com uma ou duas pessoas como máximo, visto que precisam de paz e tranquilidade. São carinhosos, mas não gostam de ser mexidos em excesso. Gosta de subir aos lugares mais altos da casa e de permanecer ali contemplando serenos as coisas.

Seguem o seu dono para onde for em casa. No entanto, devemos destacar que nem sempre gostam de outros pets, o gato Angorá prefere sentir-se como o mais importante da casa.

10 raças de gatos de pelo longo - 2. Angorá

3. Persa

O gato Persa é uma raça proveniente da antiga Pérsia (atual Irão), são gatos de humor aristocrático. Estes felinos bonitos são de tamanho médio, podendo pesar até 6 kg.

O seu pelo e extremamente longo e com uma grande variedade de cores sólidas ou malhadas brilhantes. A morfologia é a mesma entre os diversos tipos de cor, à exceção da variedade Chinchila que é um pouco mais pequeno que os restante. O comprimento do seu pelo, a sua cara achatada e a sua cauda peluda curta e redondo conferem-lhe uma aparência fofa.

São inteligentes, tímidos e preguiçosos. Dormem muito e se apoderam do sofá. Podem conviver sem entusiasmo com outros pets. Do seu pelo deve se ocupar periodicamente um profissional, uma vez que como verá nos cuidados do pelo do gato persa, possui um pelo que precisa de dedicação.

10 raças de gatos de pelo longo - 3. Persa

4. Himalaio

Nas suas origens o gato Himalaio foi um cruzamento entre gatos Persas e Siameses. O seu peso ronda os 5 kg. As caraterísticas do seu pelo são idênticas às do Persa: longo, espesso e suave.

É na sua cara onde se diferencia mais do gato Persa e aparece a genética siamesa das suas origens, uma vez que tem uns olhos azuis e a máscara escura na face e orelhas, típica dos gatos Siameses. Os cuidados do gato Himalaio são muito simples.

Tem um caráter muito familiar, sereno e carinhoso. Tem uma elevada inteligência e convive bem com outros pets.

10 raças de gatos de pelo longo - 4. Himalaio

5. Norueguês da Floresta

O gato Norueguês da Floresta é um descendente direto dos grandes gatos selvagens nórdicos que os Vikings tinham nas suas embarcações, com a função de controlar os ratos que viviam nestas naves de madeira.

Esta raça de gato é grande, o seu peso ronda os 7-9 kg. Tem um temperamento vivaz e amável. É muito forte e rápido, sendo desaconselhável tê-lo em um apartamento. É um pet que vive melhor em fazendas ou em casas com jardins grandes. Nestas últimas circunstâncias pode conviver com outros pets.

10 raças de gatos de pelo longo - 5. Norueguês da Floresta

6. Sagrado da Birmânia

O gato Sagrado da Birmânia é um excelente raça de pelo semi-longo. Assemelha-se a uma espécie de cruzamento entre um siamês e um persa. Com um corpo com pelo longo, sedoso e brilhante.

É um gato grande de 7 a 8 kg. A sua morfologia assemelha-se ao Siamês, mas maior, maciço e peludo. Não tem o pelo tão denso e comprido como o gato persa, e o seu pescoço é mais alto. A sua cara bonita é totalmente semelhante ao Siamês mais mais peluda. Pode ter uma gama de cores semelhante ao Siamês, mas com uma caraterística única: as suas patas devem estar "calçadas" com umas "meias" brancas.

É uma raça muito inteligente, ativa e sociável. Não gosta de estar sozinho e é amável com a família com quem vive. Aceita bem a companhia de outros pets. É muito precoce sexualmente. As fêmeas podem se reproduzir a partir dos 7 meses e os machos a partir dos 9 meses.

10 raças de gatos de pelo longo - 6. Sagrado da Birmânia

7. Somali

O gato Somali é parecido com o gato Abissínio, mas ao contrário deste último o seu pelo é semi-longo. O gato Abissínio é de pelo curto. Não é um gato grande, pode pesar 4 ou 5 kg. As fêmeas são mais pequenas. A gama de cores varia entre marrom-avermelhado e canela. A textura d seu pelo é densa e sedosa.

São gatos muito ágeis com um caráter rebelde, uma vez que o seu temperamento é idêntico ao de um filhote, inclusive na idade adulta. O que significa que serão os inimigos nº1 de cortinas e sofás. Gostam de trepar e são muito ativos, especialmente as fêmeas. Toleram bem outros pets. São carinhosos, doces e procuram sempre carícias.

É recomendável contar com um jardim ou terraço para desenvolver os seus músculos e fazer a atividade que precisam.

10 raças de gatos de pelo longo - 7. Somali

8. Ragdoll

O gato Ragdoll é um gato proveniente dos Estados Unidos desde os anos 60. É um gato de tamanho grande que pode pesar até 9 kg, sendo as fêmeas de menor tamanho. Têm o pelo longo ou semi-longo. A sua aparência física lembra a de um gato Europeu cruzado com um Siamês, mas mais idêntico na sua face e estrutura ao Europeu. Tem o pelo muito suave, mas graças à sua grande qualidade não costuma fazer nós.

A principal caraterística do gato Ragdoll é que quando pegamos nele ao colo, o animal relaxa completamente. Dado o peso do animal não convém agarrá-lo em pé. O gato Ragdoll apenas mia e, quando o faz é com uma voz muito fraca, apenas audível.

Esta é provavelmente a raça mais mansa de todas. É um gato caseiro, muito limpo e carinhoso. É inteligente e gosta muito da companhia de crianças e avós. Mostra-se passivo e retraído com outros pets, deixando-se dominar por elas.

10 raças de gatos de pelo longo - 8. Ragdoll

9. Balinês

O gato Balinês, proveniente dos Estados Unidos, foi reconhecido oficialmente como raça em 1960. Cruzaram-se Siameses com raças de pelo longo para conseguir uma raça estruturalmente parecida ao Siamês, mas com o pelo mais longo e sedoso.

O seu peso é de 5 a 6 kg. As suas caraterísticas físicas são idênticas a um Siamês moderno: cabeça triangulas, orelhas grandes em V e uns olhos azuis rasgados típico dos Siameses modernos.

Uma caraterística própria raça é que é muito fiel ao seu dono, mas não é excessivamente familiar. Costuma ignorar os restantes habitantes de casa, concentrando o seu afeto e atenção em apenas uma pessoa. No entanto, como é calmo, paciente e manso, admite educadamente o resto da família e deixa-se mimar. Gosta de conviver com outros pet e é paciente com as crianças.

A cor do seu pelo é semelhante às cores dos Siameses, mas com um comprimento, densidade e sedosidade superiores.

10 raças de gatos de pelo longo - 9. Balinês

10. Curl americano

O gato Curl Americano é uma raça pouco frequente. A sua principal caraterística é a estranha disposição das suas orelhas que se dobram para trás. É uma raça muito recente que foi originada por mutação espontânea no ano de 1981 na Califórnia. Em 1983 começaram a participar em concursos.

Este gato tem o pelo longo, mas pouco denso, o que faz com que fique achatado sobre o corpo sem ficar em linha reta, uma vez que é muito suave. Se não fosse as suas particulares orelhas, seria semelhante a um gato Europeu de pelo comprido. Normalmente os seus olhos são amarelos, verdes ou azuis. A gama de cores do seu pelo é muito extensa.

O Curl Americano trata-se de uma raça inteligente, social, familiar e curiosa. Gosta de conviver com pessoas, mostrando-se carinhoso. É amigável com outros pets.

10 raças de gatos de pelo longo - 10. Curl americano

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 raças de gatos de pelo longo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário sobre 10 raças de gatos de pelo longo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Nycolle
Bom minha gata e filhote tem as patas brancas e mais pra cima das patas e cinza a maioria do corpo dela é cinza em baixo e branco aí subindo pro pescoço e pra costa e um pouco branco e eu não sei qual é a raça dela.
Maria Florinda Magalhaes Amorim amorim
Olá se eu mandar uma fto da minha gata voçes conseguem ver de que raça é?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! A única forma de ter a certeza de que o gato é determinada raça é tendo os papeis dele que o indiquem. De qualquer forma podemos tentar ver pela aparência dela com que raça se parece.

10 raças de gatos de pelo longo
1 de 11
10 raças de gatos de pelo longo

Voltar ao topo da página