Curiosidades do mundo animal

Tipos de dinossauros marinhos - Nomes e fotos

Cristina Pérez Simón
Por Cristina Pérez Simón, Bióloga e médica. Atualizado: 29 abril 2020
Tipos de dinossauros marinhos - Nomes e fotos

Durante a era do Mesozóico, houve uma grande diversificação do grupo dos répteis. Esses animais colonizaram todos os ambientes: terra, água e ar. Os répteis marinhos cresceram em enormes proporções, e é por isso que algumas pessoas os conhecem como dinossauros marinhos.

No entanto, grandes dinossauros jamais colonizaram os oceanos. De fato, o famoso dinossauro marinho de Jurassic World é na verdade outro tipo de réptil gigante que viveu no mar durante o Mesozóico. Portanto, neste artigo do PeritoAnimal, não vamos falar sobre tipos de dinossauros marinhos, mas sobre outros répteis gigantes que povoavam os oceanos.

Índice

  1. Diferenças entre dinossauros e outros répteis
  2. Tipos de dinossauros marinhos
  3. Tipos de répteis marinhos
  4. Ictiossauros
  5. Plesiossauros
  6. Mosassauros

Diferenças entre dinossauros e outros répteis

Devido ao seu grande tamanho e pelo menos aparente ferocidade, os répteis marinhos gigantes são frequentemente classificados como tipos de dinossauros marinhos. No entanto, os grandes dinossauros (classe Dinosauria) nunca viveram nos oceanos. Vamos ver as principais diferenças entre os dois tipos de répteis:

  • Taxonomia: com exceção das tartarugas, todos os grandes répteis do Mesozóico estão incluídos dentro do grupo de saurópsidos diápsidas. Isso significa que todos eles tinham duas aberturas temporais no crânio. No entanto, os dinossauros pertencem ao grupo de arcossauros (Archosauria), assim como os pterossauros e crocodilos, enquanto os grandes répteis marinhos constituíam outros táxons que veremos mais adiante.
  • Estrutura pélvica: a pelve dos dois grupos tinha uma estrutura diferente. Como resultado, os dinossauros apresentavam uma postura rígida com o corpo apoiado sobre as pernas, localizadas abaixo dele. Os répteis marinhos, no entanto, tinham as pernas estendidas para ambos os lados do corpo.

Descubra todos os tipos de dinossauros que existiram nesse artigo do PeritoAnimal.

Tipos de dinossauros marinhos

Os dinossauros, ao contrário da crença popular, não foram completamente extintos. Os ancestrais das aves sobreviveram e tiveram um tremendo sucesso evolutivo, colonizando todo o planeta. As aves atuais pertencem à classe Dinosauria, ou seja, são dinossauros.

Como existem aves que habitam os mares, podemos tecnicamente afirmar que ainda existem alguns tipos de dinossauros marinhos, como pinguins (família Spheniscidae), mergulhões (família Gaviidae) e gaivotas (família Laridae). Existem até dinossauros aquáticos de água doce, como o cormorão (Phalacrocorax spp.) e todos os patos (família Anatidae).

Para saber mais sobre os antepassados das aves, recomendamos esse outro artigo sobre Tipos de dinossauros voadores. No entanto, se você deseja conhecer os grandes répteis marinhos do Mesozóico, continue lendo!

Tipos de répteis marinhos

Os grandes répteis que habitaram os oceanos durante o Mesozóico são divididos em quatro grupos, se incluirmos os quelonioideos (as tartarugas marinhas). No entanto, vamos nos concentrar naqueles que são equivocadamente conhecidos como tipos de dinossauros marinhos:

  • Ictiossauros
  • Plesiossauros
  • Mosassauros

Agora, veremos cada um desses répteis marinhos de grandes proporções.

Ictiossauros

Os ictiossauros (ordem Ichthyosauria) eram um grupo de répteis com aparência semelhante aos cetáceos e peixes, no entanto, eles não estão relacionados. Isso é chamado de convergência evolutiva, ou seja, eles desenvolveram estruturas semelhantes como resultado da adaptação ao mesmo meio.

Estes animais marinhos pré-históricos estavam adaptados à caça nas profundezas do oceano. Assim como os golfinhos, eles tinham dentes, e suas presas favoritas eram lulas e peixes.

Exemplos de ictiossauros

Estes são alguns exemplos de ictiossauros:

  • Cymbospondylus
  • Macgowania
  • Temnosontosaurus
  • Utatsusaurus
  • Ophthalmosaurus
  • Stenopterygius
Tipos de dinossauros marinhos - Nomes e fotos - Ictiossauros

Plesiossauros

A ordem Plesiosauria abrange alguns dos maiores répteis marinhos do mundo, com espécimes que mediam até 15 metros de comprimento. Portanto, eles geralmente são incluídos entre os tipos de "dinossauros marinhos". No entanto, esses animais foram extintos no Jurássico, quando os dinossauros ainda estavam em seu auge.

Os plesiossauros tinha um aspecto parecido com uma tartaruga, porém eram mais alongados e sem casco. Trata-se, como no caso anterior, de uma convergência evolutiva. Eles também são os animais mais semelhantes às representações do monstro do Lago Ness. Assim, os plesiossauros eram animais carnívoros e sabe-se que se alimentavam de moluscos, como os extintos amonitas e belemnitas.

Exemplos de plesiossauros

Alguns exemplos de plesiossauros são:

  • Plesiosaurus
  • Kronosaurus
  • Plesiopleurodon
  • Microcleidus
  • Hydrorion
  • Elasmosaurus

Para saber mais sobre os grandes predadores do Mesozoico, não perca esse outro artigo do PeritoAnimal sobre Tipos de dinossauros carnívoros.

Tipos de dinossauros marinhos - Nomes e fotos - Plesiossauros

Mosassauros

Os mosassauros (família Mosasauridae) são um grupo de lagartos (subordem Lacertilia) que foram os predadores marinhos dominantes durante o Cretáceo. Nesse período, os ictiossauros e plesiossauros já estavam extintos.

Esses "dinossauros" aquáticos de 3 a 18 metros se assemelhavam fisicamente a um crocodilo. Acredita-se que esses animais habitaram mares rasos e quentes, onde se alimentavam de peixes, aves mergulhadoras e até outros répteis marinhos.

Exemplos de mosassauros

Estes são alguns exemplos de mosassauros:

  • Mosasaurus
  • Tylosaurus
  • Clidastes
  • Halisaurus
  • Platecarpus
  • Tethysaurus

O dinossauro marinho de Jurassic World é um Mosasaurus e, dado que mede 18 metros, pode até se tratar do M. hoffmanni, o maior “dinossauro marinho” conhecido até hoje.

Tipos de dinossauros marinhos - Nomes e fotos - Mosassauros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de dinossauros marinhos - Nomes e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Jiménez, E. & Civis, J. (2003): Los vertebrados fósiles en la historia de la vida. Excavación, estudio y patrimonio. Ediciones Univ. Salamanca.
  • Brusatte, S. L. (2012): Dinosaur Paleobiology. Wiley-Blackwell.
  • Benton, M. J. (2004): Vertebrate paleontology. Blackwell Publishers.
  • Ellis, R (2003):Sea Dragons - Predators of the Prehistoric Oceans. University Press of Kansas
  • Williston, S. W. (1903):North American plesiosaurs. Field Columbian Museum, Geology Series, 73 (2), pp. 1-79.
  • Luan, Xianghong et al. (2010): The Mosasaur Tooth Attachment Apparatus as Paradigm for the Evolution of the Gnathostome Periodontium. National Center for Biotechnology Information 11 (3), pp. 247-259.

Vídeos relacionados com Tipos de dinossauros marinhos - Nomes e fotos

1 de 3
Vídeos relacionados com Tipos de dinossauros marinhos - Nomes e fotos
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Hiatta
PeritoAnimal o Mosassauro não é um dinossauro e sim lagartos ou cobras evoluídas.


A sua avaliação:
Fabielle
Olá tudo bem? Tenho duas perguntas!
1 - gostaria de saber se tem outros grupos de répteis marinhos
2 - teria um nome de uma classe onde "abrigasse" todos os grupos de répteis marinhos?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Fabielle. Tudo bem? Temos dois artigos que podem te ajudar com essas dúvidas. O primeiro é sobre os répteis aquáticos, com suas características e vários exemplos: https://www.peritoanimal.com.br/repteis-aquaticos-caracteristicas-e-exemplos-24082.html. Já este outro é sobre os animais marinhos: https://www.peritoanimal.com.br/animais-marinhos-caracteristicas-exemplos-e-curiosidades-23805.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Pedro
O titulo esta errado não existe "dinossauro marinho", somente existem dinossauros Semi-aquatico como espinossauro, oxalaia, ictiovenator, irritator, e etc, o que as pessoas acham que são "dinossauros marinho" são na verdade repteis marinhos como dragões de komodo, serpentes, lagartos monitores só que adaptados para a água(assim como baleias são mamiferos e são adaptados a água)
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Pedro. Explicamos exatamente o que você disse no texto. O título possui dinossauro marinho justamente para que as pessoas que acreditam que eles existiram possam ler este artigo e descobrir todas as informações sobre os répteis que muitos pensam ser dinossauros.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
1 de 4
Tipos de dinossauros marinhos - Nomes e fotos