Comparações

Tipos de setter

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 2 janeiro 2022
Tipos de setter
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O setter é uma raça de cachorro de médio porte conhecida por suas habilidades de caça, no entanto, também pode ser um excelente companheiro. Existem quatro tipos de setter: inglês, escocês, irlandês ruivo e irlandês branco. Todos eles têm alguns traços em comum, embora existam algumas características em sua aparência e comportamento que os diferenciam.

Se você quiser saber quais raças de cachorros setter existem, assim como suas principais características e diferenças, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Tipos de camaleão

Índice

  1. Características gerais dos cachorros setter
  2. Setter inglês
  3. Setter escocês ou setter gordon
  4. Setter irlandês ruivo e branco
  5. Setter irlandês ruivo

Características gerais dos cachorros setter

Os setter são cachorros que se destacam por suas habilidades de caça, e é por isso que a Federação Cinológica Internacional (FCI) classifica todos os tipos de setter no grupo de cachorros padrão. Os cachorros setter são um tipo de cachorro de caça, são especificamente responsáveis por mostrar com seu focinho a direção em que a caça deve ser encontrada.

Em geral, são cachorros muito inteligentes, nobres e carinhosos, o que também os torna excelentes companheiros. Entretanto, eles tendem a ser uma raça bastante teimosa, por isso é importante dar a eles uma educação correta desde filhotes, em que a paciência e o carinho têm predominância.

Eles são cachorros com um comportamento elegante e atlético. Em marcha, eles são caracterizados por uma cabeça alta e uma forte propulsão com seus membros traseiros. O tamanho é bem constante entre os diferentes tipos de setter. Os machos têm uma altura ao garrote entre 52-68 cm e as fêmeas entre 57-65 cm. O peso geralmente varia de 20-32 kg.

Existem algumas características comuns entre os padrões de raça de cada tipo de criador. Em geral, eles tendem a ter olhos de cor escura e orelhas baixas que caem em ambos os lados do rosto. Seu pescoço é geralmente longo, musculoso e um pouco curvo, terminando em um peito profundo, não muito largo, com costelas bem salientes. Geralmente, todos os setter têm uma pelagem longa nas orelhas, barriga, parte de trás dos membros e rabo. O pelo pode ser reto ou ligeiramente ondulado, dependendo do determinado tipo. A cor da pelagem também varia de acordo com o tipo de setter.

Setter inglês

É uma raça originária da Grã-Bretanha, que começou a ser criada no século XV. Dentro da raça de cachorro setter, é o tipo mais difundido.

É um cachorro com um personalidade muito amigável e afável. É uma raça muito ativa e com um grande sentido para a caça. Em termos de tamanho, os machos têm uma altura ao garrote entre 65-68 cm e as fêmeas entre 61-65 cm. São cachorros com aparência e movimentos elegantes, mas ao mesmo tempo se caracterizam pela velocidade, força e resistência.

As características mais importantes do padrão da raça são:

  • Região facial: eles têm um stop bem definido (junção fronto-nasal). O focinho deve ser de cor preta ou de fígado, dependendo da cor da pelagem. O focinho é bastante quadrado. Eles têm olhos brilhantes, com um olhar doce e expressivo. A cor dos olhos pode variar de avelã a marrom escuro, sendo as cores escuras as mais valorizadas no padrão oficial. As orelhas são de tamanho médio e penduradas em ambos os lados do rosto; elas são cobertas com finos cabelos sedosos na base e aveludados na ponta.
  • O pescoço longo, musculoso e levemente arqueado termina em um peito profundo (bem inclinado) com costelas bem salientes.
  • O rabo é de comprimento médio (não atinge o nível dos jarretes) e tem longas franjas suspensas que gradualmente diminuem em comprimento até atingir a ponta.
  • A pelagem é longa e ligeiramente ondulada, mas nunca encaracolada. A parte de trás das patas dianteiras e traseiras é margeada, assim como o rabo.

A pelagem pode ser de várias cores:

  • Azul belton: preto e branco
  • Laranja belton: laranja e branco
  • Limão belton: limão e branco
  • Fígado belton: fígado e branco
  • Tricolor: azul belton e fogo ou fígado belton e fogo

Quando a cor de sua pelagem leva o sobrenome " belton", refere-se à mancha característica da pelagem do setter inglês.

Tipos de setter - Setter inglês

Setter escocês ou setter gordon

Originou-se na Escócia durante o século XVII. Dentro da raça de cachorro setter, é o tipo menos difundido. Seu caráter é definido pela inteligência e nobreza. É um cachorro hábil, destemido e ousado, mas ao mesmo tempo tem um caráter afável e estável. Destaca-se dos outros tipos de setter como um excelente nadador.

O tamanho é semelhante ao de outros cachorros setter. Os machos têm uma altura ao garrote de cerca de 66 cm e as cadelas de cerca de 62 cm. O peso médio dos machos é de 29,5 kg e o peso médio das fêmeas é de 25,5 kg. Como o setter inglês, o gordon setter tem uma aparência elegante com características que denotam velocidade.

As características mais marcantes do seu padrão oficial de raça são:

  • Região facial: têm um stop claramente definido. Neste caso, o focinho é sempre preto. Os olhos são de cor marrom claro e escuro, com uma expressão sagaz e inteligente. As orelhas também são de tamanho médio e penduradas em ambos os lados da cabeça.
  • O pescoço é longo, esguio e arqueado. O peito é profundo, mas não muito largo.
  • O rabo é de tamanho médio, não excedendo a linha dos jarretes. É reta e geralmente levada horizontalmente ou abaixo da linha das costas. Também possui pelos em forma de franjas a partir da base, que diminuem à medida que chegam à ponta.
  • A pelagem é lisa (sem ondas ou ondulações), curta na região da cabeça e frontal dos membros e de comprimento médio no resto do corpo.
  • A pelagem é preta profunda e brilhante com manchas de cor fogo (castanho avermelhado). Eles podem ter manchas pretas nos dedos dos pés e raias negras na região da mandíbula.
Tipos de setter - Setter escocês ou setter gordon

Setter irlandês ruivo e branco

Originou-se na Irlanda, no século XVII. Atualmente é muito menos comum do que o setter inglês ruivo. São cachorros com uma personalidade astuta e inteligente, nos quais prevalecem a determinação e a coragem. São muito amigáveis e fáceis de treinar como cachorros de caça.

O tamanho é ligeiramente menor do que o do setter inglês. Os machos têm uma altura ao garrote de 62-66 cm e as fêmeas de 57-61 cm. Sua aparência em geral é forte, bem equilibrada e proporcional, sendo mais atlética do que leve. No trote, eles têm um movimento animado e gracioso.

As características mais marcantes de seu padrão de raça são:

  • Região facial: o focinho é bastante quadrado e o stop é pronunciado. Os olhos são de cor marrom escuro ou avelã escura e as orelhas caem próximas à cabeça.
  • O pescoço é moderadamente longo, muito musculoso e ligeiramente arqueado. Termina em um peito profundo, com costelas bem salientes..
  • O corpo e os membros são especialmente fortes e musculosos.
  • O rabo não desce além do jarrete e geralmente é levado ao nível ou abaixo do dorso.
  • A pelagem é longa e forma as franjas características na parte de trás das patas dianteiras, quartos traseiros, orelhas, flancos e rabo. No resto do corpo, a pelagem deve ser curta e lisa.
  • A cor de fundo é branca com manchas de vermelho sólido (bem definidas). Somente as manchas são permitidas, não mosqueadas ou "salpicadas" como no setter inglês.
Tipos de setter - Setter irlandês ruivo e branco

Setter irlandês ruivo

A última das raças de de cachorro setter aqui descritas teve origem na Irlanda no século XVIII, a partir do setter irlandês ruivo e branco. Foram selecionados setter irlandeses com uma pelagem ruiva mais uniforme até se estabelecerem como um tipo distinto de setter. Embora o setter irlandês ruivo e branco seja considerado o setter irlandês original, hoje o setter irlandês ruivo predomina.

Ao longo dos anos ele evoluiu para um cachorro com grande capacidade de trabalho e vigor. É caracterizada como uma raça astuta, inteligente, enérgica, afetuosa e leal. Seu movimento é fluido e enérgico.

A faixa de tamanho é mais variável do que no setter irlandês ruivo e branco. Os machos têm uma altura ao garrote entre 58-67 cm e as fêmeas entre 55-62 cm. Como seu antepassado ruivo e branco, ele tem uma aparência equilibrada e bem proporcional.

Os pontos mais marcantes de seu padrão oficial de raça são:

  • Região facial: o focinho é quase quadrado e o stop é bem definido. O focinho é de cor mogno, castanho escuro ou preto. Os olhos são de cor avelã escura ou marrom escuro. As orelhas são de tamanho médio e caem para trás em ambos os lados da cabeça.
  • O pescoço, muito semelhante ao de seu antepassado ruivo e branco, é moderadamente longo, muito musculoso e um pouco arqueado. Termina em um peito profundo, mas bastante estreito, com costelas bem salientes.
  • O rabo é de tamanho médio e é levado ao nível da linha traseira ou inferior.
  • A pelagem é curta na cabeça, nas patas dianteiras e nas pontas das orelhas. No resto do corpo é de comprimento médio e liso (sem ondas ou ondulações). Tem franjas na base das orelhas, atrás dos membros, barriga, pés e rabo.
  • Como o nome sugere, a pelagem é de cor marrom-avermelhada, sem vestígios de preto. Eles podem ter áreas brancas no peito, garganta ou dedos dos pés.

Como você pôde ver, embora tenham características semelhantes, existem também diferenças entre os tipos de cachorro setter que nos ajudam a identificar a qual raça eles pertencem. Entretanto, é importante notar que os cachorros de raça mista dentre estas raças também são excelentes companheiros que terão muitas semelhanças com o padrão oficial, especialmente em termos de caráter, por isso encorajamos você a adotar um cachorro setter, independentemente de ser puro-sangue ou não.

Neste outro artigo, você conhecerá 10 raças de cães ingleses.

Tipos de setter - Setter irlandês ruivo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de setter, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • Federation Cynologique Internationale. (2001). Estándar FCI Nº120: Irish red setter
  • Federation Cynologique Internationale. (2005). Estándar FCI Nº330: Irish red and white setter
  • Federation Cynologique Internationale. (2009). Estándar FCI Nº2: English setter
  • Federation Cynologique Internationale. (2016). Estándar FCI Nº6: Gordon setter
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Tipos de setter