Curiosidades do mundo animal

Tipos de bichos-da-seda

 
María Luz Thomann
Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga. 16 fevereiro 2024
Tipos de bichos-da-seda

Os bichos-da-seda pertencem à ordem Lepidoptera, de maneira que realmente são borboletas, e não vermes como geralmente se pensa. Seu nome deve-se ao fato de que as lagartas (muitas vezes similares aos vermes, pela sua forma) dessas borboletas produzem seda para formar seus casulos. Eles constituem uma família de insetos notáveis, não somente pela sua contribuição histórica à indústria têxtil, mas também pela sua biologia e adaptação a diversos habitats. A adaptabilidade desses lepidópteros se manifesta em sua distribuição geográfica, abarcando desde regiões tropicais até zonas temperadas. Desde as selvas densas até as regiões montanhosas, estes invertebrados demonstraram uma surpreendente capacidade para colonizar e prosperar em uma variedade de habitats, o que nos traz uma camada adicional de complexidade ao seu estudo.

Se você quiser conhecer os diferentes tipos de bichos-da-seda que existem, não perca este artigo do PeritoAnimal, onde lhe contaremos tudo sobre eles.

Também lhe pode interessar: Ciclo de vida do bicho-da-seda

Índice

  1. Bicho-da-seda doméstico (Bombyx mori)
  2. Bicho-da-seda do carvalho (Antheraea pernyi)
  3. Bicho-da-seda da mamona (Samia ricini)
  4. Bicho-da-seda do Ailanto (Philosamia cynthia)
  5. Bicho-da-seda africano (Gonometa rufobrunnea)
  6. Bicho-da-seda Tussar (Antheraea mylitta)
  7. Bicho-da-seda mandarim (Bombyx mandarina)
  8. Mariposa Promethea (Callosamia promethea)

Bicho-da-seda doméstico (Bombyx mori)

Conhecido como bicho-da-seda doméstico, Bombyx mori é uma espécie de lepidóptero originária da Ásia, especialmente da China, que desempenhou um papel fundamental na produção de seda ao longo da história. Pertence à família Bombycidae e seu nome científico, "mori", faz referência à planta da amoreira, cujas folhas constituem sua principal fonte de alimento.

Este bicho-da-seda experimenta um ciclo de vida que inclui as etapas de ovo, larva (verme), pupa (casulo) e adulto (borboleta). Em sua fase larval, alcança um tamanho de aproximadamente 7 a 10 centímetros, e apresenta uma coloração inicialmente branca, que vai ficando amarela a medida que se desenvolve. A larva se alimenta exclusivamente de folhas da amoreira, consumindo grandes quantidades para produzir suficiente seda.

A produção de seda é uma característica distintiva do Bombyx mori. Durante sua fase larval, o bicho-da-seda produz seda através de glândulas sericígenas especializadas que se encontram em sua cabeça. Estas glândulas guardam um líquido que se solidifica ao entrar em contato com o ar, formando fios de seda. Antes de entrar na fase de pupa, o bicho-da-seda tece um casulo ao redor de si mesmo utilizando estes fios de seda, o que lhe proporciona proteção durante sua transformação.

Tipos de bichos-da-seda - Bicho-da-seda doméstico (Bombyx mori)

Bicho-da-seda do carvalho (Antheraea pernyi)

Conhecido como bicho-da-seda do carvalho, é uma espécie de lepidóptero adaptada a climas temperados, originária da China e outras regiões asiáticas. O tamanho do Antheraea pernyi alcança um comprimento de 8 a 10 centímetros durante sua fase larval. No entanto, sua larva exibe uma notável variação de cores, desde tons de verde até tons de marrom, proporcionando-lhe camuflagem em seu habitat natural.

Este tipo de bicho-da-seda se alimenta de folhas de carvalho, mostrando uma preferência distinta em comparação com o Bombyx mori, que se alimenta exclusivamente de amoreira. Esta adaptação a uma dieta diferente reflete sua capacidade de prosperar em climas temperados, donde as amoreiras podem não ser tão prevalentes.

O Antheraea pernyi despertou interesse não somente pela sua produção de seda, mas também pela sua adaptabilidade em habitats específicos. Sua presença na China e outras partes de Ásia torna-o um componente fascinante do mundo dos bichos-da-seda, destacando a diversidade biológica e ecológica dentro desta família de insetos.

 

Tipos de bichos-da-seda - Bicho-da-seda do carvalho (Antheraea pernyi)

Bicho-da-seda da mamona (Samia ricini)

O Samia ricini, conhecido como bicho-da-seda da mamona, é uma espécie lepidóptera que se encontra principalmente na América do Norte e na América do Sul. Destacado por sua envergadura, que pode alcançar até 15 centímetros, este bicho-da-seda mostra uma notória adaptabilidade e versatilidade em seu habitat.

Sua larva apresenta uma variada paleta de cores, sendo reconhecida por sua resistência a diversas condições climáticas e por sua capacidade de se alimentar de uma ampla variedade de plantas, com uma preferência particular pela mamona. Ainda que não seja tão explorado comercialmente como o Bombyx mori, o Samia ricini chama a atenção tanto pelo seu tamanho impressionante, como pela sua capacidade para prosperar em diferentes habitats.

A presença do Samia ricini na América contribui para a riqueza da diversidade biológica dos bichos-da-seda, destacando sua resiliência e adaptação a uma ampla gama de condições ambientais. Apesar de seu papel na produção de seda ser menos proeminente a nível comercial, ainda é de interesse em estudos científicos e na criação de insetos devido às suas características singulares.

Tipos de bichos-da-seda - Bicho-da-seda da mamona (Samia ricini)

Bicho-da-seda do Ailanto (Philosamia cynthia)

O bicho-da-seda ou mariposa do Ailanto é uma espécie nativa da Ásia que se destaca por sua capacidade de produzir seda de qualidade. Na etapa adulta, apresenta uma envergadura impressionante, alcançando entre 10 e 15 centímetros, e suas asas exibem uma variada paleta de cores, que vai desde tons amarelos e verdes, até tons de marrom.

Ainda que não seja tão comercialmente explorado como o Bombyx mori, este tipo de bicho-da-seda se alimenta principalmente de folhas das árvores Ailanthus, mas também podem consumir outras espécies arbóreas. Sua seda é considerada de boa qualidade, mas seu uso comercial é limitado em comparação a outras espécies de bichos-da-seda.

Philosamia cynthia desempenha um papel significativo na biodiversidade, e seu estudo tem despertado o interesse de pesquisas científicas e projetos de criação de insetos. Sua presença destaca a riqueza e variedade da família dos bichos-da-seda.

 

Tipos de bichos-da-seda - Bicho-da-seda do Ailanto (Philosamia cynthia)

Bicho-da-seda africano (Gonometa rufobrunnea)

Gonometa rufobrunnea, conhecido como bicho-da-seda ou mariposa africana, é uma espécie que, em sua fase adulta, adquire uma envergadura que pode alcançar em torno de 10 centímetros. Esta mariposa apresenta um espectro de cores variadas em suas asas, desde tons de marrom até tons de vermelho e amarelo, o que lhe confere um aspecto colorido e chamativo.

Seu ciclo de vida segue as etapas convencionais de ovo, larva, lagarta e adulto. Durante a fase larval, as lagartas de Gonometa rufobrunnea são capazes de produzir seda para tecer seus casulos de pupa. Esta espécie é encontrada em diversas regiões da África, e suas lagartas se alimentam de diversas plantas, incluindo a castanha-de-guiné.

Este tipo de bicho-da-seda também é popular pela produção de seda, mas não no mesmo nível comercial que algumas espécies mais destacadas. Sua seda possui aplicações locais e é utilizada em algumas comunidades africanas para a confecção de tecidos e artesanatos tradicionais. Devido a sua importância cultural e econômica em certas comunidades, a conservação de Gonometa rufobrunnea é crucial para garantir sua preservação e manter o equilíbrio ecológico em seus habitats.

Bicho-da-seda Tussar (Antheraea mylitta)

Também conhecido como bicho-da-seda Tussah tropical, Antheraea mylitta é uma espécie que desempenha um papel destacado na produção de seda em algumas regiões tropicais da Ásia. Com uma envergadura que varia entre 10 e 12 centímetros em sua etapa adulta, este bicho-da-seda apresenta asas com uma gama de cores que vai desde tons de marrom e amarelo, até tons de verde, favorecendo sua camuflagem em habitats naturais tropicais.

Esta espécie é encontrada em florestas decíduas, alimentando-se de diversas espécies de árvores como as do gênero Terminalia, Shorea e madhuca. Seu ciclo de vida segue as etapas convencionais de ovo, larva, pupa e adulto. Da mesma forma, na fase larval, destaca-se pela produção de seda para tecer casulos de pupa.

A seda produzida por Antheraea mylitta é conhecida como "tussah" ou "tussore". Embora não seja tão fina como a seda do Bombyx mori, a seda deste bicho-da-seda é apreciada por sua resistência e textura mais áspera. É utilizada na produção têxtil para criar tecidos rústicos e roupas duráveis. Economicamente, esta espécie contribui para a indústria têxtil local em algumas regiões tropicais, de modo que a criação de bichos-da-seda possui raízes profundas nas práticas culturais e tradicionais destas áreas.

 

Tipos de bichos-da-seda - Bicho-da-seda Tussar (Antheraea mylitta)

Bicho-da-seda mandarim (Bombyx mandarina)

Também conhecido como bicho-da-seda mandarim ou bicho-da-seda selvagem, esta é uma espécie intimamente relacionada com o Bombyx mori e, portanto, originária da China. De tamanhos similares, este bicho-da-seda apresenta um corpo suave e segmentado.

Embora compartilhe semelhanças com o Bombyx mori em termos de ciclo vital, com etapas de ovo, larva, pupa e adulto, Bombyx mandarina distingue-se pela sua adaptação às condições específicas de seu habitat natural, na China.

A criação desta espécie é realizada com o objetivo de obter sua seda, que possui aplicações locais na China e em outras regiões asiáticas. Por exemplo, esta espécie é apreciada por seu papel na tradição da sericultura na China.

Tipos de bichos-da-seda - Bicho-da-seda mandarim (Bombyx mandarina)
Imagem: gusanoseda.blogspot.com

Mariposa Promethea (Callosamia promethea)

Finalizamos a lista de tipos de bichos-da-seda com este bem particular. A mariposa Promethea é uma espécie nativa da América do Norte que apresenta características fascinantes. Com uma envergadura alar em sua fase adulta que varia entre 7 e 11 cm, as fêmeas são geralmente maiores que os machos. Suas asas exibem um padrão distintivo com tons de marrom, cinza e branco.

O ciclo de vida da mariposa Promethea inclui etapas desde o depósito de ovos nas folhas de árvores hospedeiras, como a cerejeira e o salgueiro, até a fase larval, quando as lagartas de cor verde brilhante se alimentam destas folhas. A pupa está envolta em um casulo de seda que a lagarta tece ao redor de si mesma e, posteriormente, o adulto se concentra principalmente na reprodução.

Embora Callosamia promethea produza seda para tecer seu casulo de pupa, esta seda não é utilizada comercialmente em grande escala. A quantidade e qualidade da seda são limitadas em comparação a outras espécies de bichos-da-seda mais destacados. A mariposa Promethea desempenha um papel importante nos ecossistemas florestais, contribuindo para o equilíbrio natural ao interagir com plantas e outros organismos.

Tipos de bichos-da-seda - Mariposa Promethea (Callosamia promethea)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de bichos-da-seda, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia

Andersson, M., Johansson, J., & Rising, A. (2016). Silk spinning in silkworms and spiders. International journal of molecular sciences, 17(8), 1290.

Chen, F., Porter, D., & Vollrath, F. (2012). Morphology and structure of silkworm cocoons. Materials Science and Engineering: C, 32(4), 772-778.

Chen, F., Porter, D., & Vollrath, F. (2012). Structure and physical properties of silkworm cocoons. Journal of the Royal Society Interface, 9(74), 2299-2308.

Mondal, M., Trivedy, K., & NIRMAL, K. S. (2007). The silk proteins, sericin and fibroin in silkworm, Bombyx mori Linn. - a review.

Zhao, H. P., Feng, X. Q., Yu, S. W., Cui, W. Z., & Zou, F. Z. (2005). Mechanical properties of silkworm cocoons. Polymer, 46(21), 9192-9201.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: gusanoseda.blogspot.com
1 de 8
Tipos de bichos-da-seda