Os caranguejos do Mar de Bering
Há muitos anos que se emitem uns documentários sobre a pesca do caranguejo real e outras variedades de caranguejos no Mar de Bering.
Podemos observar nesses documentários as duras condições de trabalho dos esforçados e valentes pescadores que exercem uma das mais perigosas profissões do mundo.
Continue lendo este artigo do Perito Animal e descubra os caranguejos do Mar de Bering.
Caranguejo real vermelho
O caranguejo real vermelho, Paralithodes camtschaticus, também conhecido como caranguejo gigante do Alasca é o principal objetivo da frota caranguejeira do Alasca.
Cabe destacar que a dita pesca está controlada sob estritos parâmetros. Por este motivo trata-se de uma pesca sustentável. Fêmeas e caranguejos que não cumpram um tamanho mínimo são devolvidos imediatamente ao mar. As quotas de pesca são muito restritas.
O caranguejo real vermelho chega a ter uma carapaça de 28 cm de largura, e as suas longas patas podem estar separadas por 1,80 metros de uma ponta à outra. Esta espécie de caranguejo é a mais valiosa de todas. A sua cor natural é um tom avermelhado.
Caranguejo real azul
O caranguejo real azul é outra valiosa espécie que se pesca nas Ilhas de São Mateus e las Ilhas Pribilof. A sua cor é marrom com reflexos azuis. Pescaram-se exemplares com 8 kg de peso. As suas pinças são maiores que as das outras espécies. O caranguejo azul é mais delicado que o vermelho, talvez por habitar em águas muito frias.
Caranguejo das neves
O caranguejo das neves é outro espécime que se pesca durante o mês de Janeiro no Mar de Bering. O seu tamanho é muito menor que os anteriores. A sua pesca é muito perigosa, uma vez que é feita no pico do Inverno do ártico. Todas estas pescas estão atualmente muito reguladas pelas autoridades.
Bairdi
O caranguejo bairdi, ou caranguejo Tanner, sofreu no passado uma sobrepesca que colocou em perigo a sua existência. Dez anos de proibição conseguiram uma recuperação total da população. Hoje em dia a proibição da sua pesca já foi levantada.
Caranguejo de ouro
O caranguejo de ouro pesca-se nas Ilhas Aleutas. Esta é a menor espécie, e também a mais abundante. A sua carapaça tem uma tonalidade laranja dourado.
Caranguejo real escarlate
O caranguejo real escarlate é muito pouco abundante e muito valorizado. Não deve ser confundido com o caranguejo ermita escarlate, próprio de águas quentes.
O caranguejo de pelo
O caranguejo de pelo, trata-se de uma espécie comum em outras águas além do Mar de Bering. Tem uma grande importância comercial.
Artes de pesca
As artes de pesca utilizadas para a pesca do caranguejo são os covos ou armadilhas.
Os covos são uma espécie de gaiolas metálicas grandes, nas quais colocam o isco (bacalhau e outras variedades), para depois serem lançados à água e recolhidos passadas 12 a 24 horas.
Cada variedade de caranguejo é pescada com artes de pesca e profundidades específicas. Cada espécie tem a sua época de pesca e quotas.
Em algumas ocasiões os barcos de pesca do caranguejo enfrentam ondas de até 12 metros, e temperaturas de -30ºC. Todos os anos morrem pescadores naquelas águas geladas.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Os caranguejos do Mar de Bering, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.