Curiosidades do mundo animal

A galinha precisa do galo para botar ovo?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 24 outubro 2023
A galinha precisa do galo para botar ovo?
Galos e galinhas

Ver fichas de  Galos e galinhas

Que as galinhas põem ovos é um fato amplamente conhecido e muito aproveitado na alimentação dos seres humanos, mas os detalhes em torno do processo fisiológico da postura ainda suscitam algumas dúvidas entre os criadores. Por exemplo, nem sempre se sabe o que é realmente um ovo, qual é o papel dos galos em sua existência, quando e quantos ovos as galinhas põem, entre outras questões.

Para esclarecer algumas dessas questões, neste artigo do PeritoAnimal, nos concentraremos em explicar os aspectos básicos desse processo e, principalmente, responderemos à dúvida: a galinha precisa do galo para botar ovo?

Também lhe pode interessar: Diferença entre galo e galinha

Índice

  1. As galinhas precisam de um galo para botar ovos?
  2. Por que as galinhas põem ovos sem galo?
  3. O que as galinhas precisam para botar ovos?

As galinhas precisam de um galo para botar ovos?

Não, as galinhas não precisam conviver com um galo para pôr ovos. Na verdade, podemos ter em casa, como animal de estimação, uma ou mesmo algumas galinhas, se tivermos espaço suficiente, já que podem viver em grupos. Em outras palavras, é um mito que as galinhas necessitem de um galo para seu bem-estar. Portanto, se você está se perguntando se é bom ter um galo com as galinhas, isso será uma escolha pessoal a ser feita com base no tempo disponível para cuidar de mais de uma galinha, no espaço, nas considerações econômicas, etc.

É importante ter em mente que a diferença entre viver com uma ou várias galinhas sozinhas ou também viver com um galo está na possibilidade de que os ovos possam ser fertilizados e dar origem a pintinhos. A galinha pode pôr ovos sozinha, mas, logicamente, a presença do galo é indispensável para que esses ovos sejam fertilizados e deem origem a um pintinho. Se você se pergunta qual é o propósito de ter um galo no galinheiro, esta é a resposta.

Portanto, só faz sentido permitir a convivência entre galos e galinhas se você desejar criar pintinhos. É verdade que os galos também podem oferecer alguma proteção às galinhas, mas, em um ambiente doméstico, é improvável que elas enfrentem algum perigo.

A galinha precisa do galo para botar ovo? - As galinhas precisam de um galo para botar ovos?

Por que as galinhas põem ovos sem galo?

Mencionamos que as galinhas põem ovos independentemente de conviverem ou não com um galo. Isso ocorre porque o ovo é o seu óvulo. Todas as galinhas, durante a sua fase de fertilidade, vão pôr ovos com maior ou menor frequência, geralmente, um por dia nos meses com mais horas de luz solar. Neste post, falamos sobre a diferença entre galo e galinha.

Portanto, o ovo é o resultado da fertilidade da galinha e não tem nada a ver com a presença ou ausência de um galo ao seu lado. Pelo contrário, a postura de ovos está relacionada com diversos fatores, como a idade, as condições de vida, o estado físico e emocional, as características do ambiente onde a galinha se encontra, entre outros.

O que as galinhas precisam para botar ovos?

Acabamos de mencionar que a postura de ovos depende de diversos fatores, uma vez que as galinhas põem ovos sem a presença de um galo como parte do seu ciclo. Em primeiro lugar, é essencial que a galinha esteja na fase fértil da sua vida, que geralmente vai dos cinco meses até os primeiros dois anos. Além disso, devemos considerar os seguintes aspectos para que a galinha ponha ovos sem a presença de um galo:

  • Alimentação: para a postura de ovos, é fundamental que a galinha receba uma alimentação adequada que atenda a todas as suas necessidades nutricionais. Caso contrário, é possível que ela não ponha ovos ou que os ovos que ela põe não estejam bem formados. Além disso, a galinha também deve ter acesso à água. Sem uma hidratação adequada, a postura de ovos pode ser afetada;
  • Luz: a postura de ovos requer uma quantidade específica de horas de luz solar. Por esse motivo, no hemisfério norte, os ovos são mais concentrados nas estações da primavera e do verão. À medida que os dias se tornam mais curtos, a postura de ovos diminui e pode até desaparecer. Isso explica por que em fazendas de criação de galinhas, elas são mantidas sob luz artificial durante todo o ano. No entanto, não é recomendável fazer isso com nossas galinhas. Além disso, é importante observar que a necessidade de luz não está diretamente relacionada com a necessidade de altas temperaturas para a postura de ovos. De fato, em dias muito quentes, é comum que as galinhas não ponham ovos;
  • Tranquilidade: o estresse tem um impacto negativo na postura de ovos. Uma galinha estressada devido a viver em um espaço pequeno, falta de acesso ao exterior, percepção de predadores potenciais próximos ou agressões de outras galinhas terá dificuldade em pôr ovos;
  • Saúde: galinhas doentes não põem ovos e devem ser atendidas por um veterinário para determinar a causa do problema de saúde e a maneira de tratá-lo. Confira nosso artigo sobre "Doenças em galinhas e seus sintomas".

Em resumo, antes de ter uma galinha como animal de estimação, é essencial informar-se sobre suas necessidades básicas para oferecer os melhores cuidados. Isso inclui proporcionar um espaço ao ar livre para seu lazer, um abrigo contra as condições climáticas adversas, uma dieta adequada e equilibrada, bem como a devida atenção veterinária quando necessário. Uma galinha adulta, saudável e bem alimentada geralmente põe ovos quase todos os dias, o que é um sinal de bom estado físico e emocional.

Agora você já sabe que as galinhas põem ovos sem a presença de um galo e o que influencia na postura. Caso queira ter essa incrível ave como pet, sugerimos a leitura do artigo "A galinha como animal de estimação".

A galinha precisa do galo para botar ovo? - O que as galinhas precisam para botar ovos?

Se deseja ler mais artigos parecidos a A galinha precisa do galo para botar ovo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
A galinha precisa do galo para botar ovo?