Comparações

Como saber o sexo do papagaio

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 29 janeiro 2020
Como saber o sexo do papagaio

O dimorfismo sexual não é uma regra que possa ser aplicada a todas as espécies de papagaios já que, na maioria delas, não é possível observar as diferenças entre machos e fêmeas, apenas sendo possível distingui-los através de uma análise ou um especialista.

Apenas em algumas espécies de papagaios e periquitos é possível observar as diferenças de aspecto entre machos e fêmeas.

Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal, te mostraremos algumas espécies com diferenças claras entre machos e fêmeas para que você entenda como saber o sexo do papagaio.

Também lhe pode interessar: Cores do labrador retriever

Índice

  1. Como saber se a calopsita é macho ou fêmea
  2. Como saber o sexo do papagaio Ecletus
  3. Como saber se o periquito é fêmea ou macho
  4. Como saber o sexo do periquito-de-colar (ring neck)
  5. Como saber o sexo do papagaio-de-testa-branca
  6. Como saber se o periquito australiano é fêmea
  7. Como saber o sexo do papagaio com outros métodos

Como saber se a calopsita é macho ou fêmea

Em alguns tipos de calopsita, existe dimorfismo sexual, mais concretamente nas silvestres, pérola e cara branca.

A diferença entre machos e fêmeas é que as fêmeas possuem umas manchas escuras com formato de listras embaixo da cauda, enquanto que os machos apresentam uma cor uniforme nessa zona.

  • Em calopsitas silvestres, também se observam diferenças no rosto de machos e fêmeas. As fêmeas apresentam um tons de amarelo mais suaves, enquanto que os machos apresentam uma intensidade de cor superior na cara.
  • No caso das calopsitas pérola, as fêmeas conservam as pérolas nas asas depois da muda. Quando são machos, perdem esse padrão característico da espécie depois da muda.
  • Em calopsitas cara branca, os machos apresentam uma máscara facial branca, enquanto que a das fêmeas é mais cinza (ou branca, mas com uma dimensão menor que a do macho).
Como saber o sexo do papagaio - Como saber se a calopsita é macho ou fêmea

Como saber o sexo do papagaio Ecletus

Na espécie ecletus, é simples saber o sexo do papagaio. Os machos são de cor verde muito intenso e apresentam um bico em tons de laranja e amarelo. Já as fêmeas têm uma linda combinação de verde e azul e o seu bico é escuro.

Como saber o sexo do papagaio - Como saber o sexo do papagaio Ecletus

Como saber se o periquito é fêmea ou macho

No caso do periquito, o dimorfismo sexual pode ser encontrado na cera. A cera é o nariz, ou seja, a zona carnosa de onde sai o bico da ave.

A cera dos machos comuns é de cor azul escura. Se o macho é lutino, sua cera é rosada ou lilás. A cera das fêmeas é azul clara, tornando-se marrom ao entrar no cio. Os periquitos jovens, sejam machos ou fêmeas, apresentam uma cera branca.

Entre os periquitos australianos, existe a espécie periquito-esplêndido que apresenta uma clara demonstração de dimorfismo sexual, já que as fêmeas carecem da franja escarlate que os matos apresentam no peito.

Como saber o sexo do papagaio - Como saber se o periquito é fêmea ou macho

Como saber o sexo do periquito-de-colar (ring neck)

Nos dois tipos de periquito-de-colar, o dimorfismo sexual é claro, já que o macho apresenta uma espécie de colar escuro característico e a fêmea não.

Esta espécie é conhecida por necessitar de manipulação diária e de um enriquecimento constante do seu ambiente e atividades, caso contrário podem sofrer de estresse severo. Chegam a entender até 250 palavras diferentes, talvez por esse motivo a falta de estímulo seja tão prejudicial para a espécie.

Como saber o sexo do papagaio - Como saber o sexo do periquito-de-colar (ring neck)

Como saber o sexo do papagaio-de-testa-branca

O papagaio-de-testa-branca tem uma zona entre asas onde é possível ver a diferença entre macho e fêmea. Essa zona das alas é chamada de álula e se localiza na parte frontal da asa onde é possível encontrar a articulação óssea.

O papagaio-de-testa-branca macho pode ser distinguido da fêmea por possuir penas vermelhas brilhantes na álula que a fêmea não tem.

Como saber o sexo do papagaio - Como saber o sexo do papagaio-de-testa-branca

Como saber se o periquito australiano é fêmea

Na Austrália existe uma grande variedade de papagaios, cada um mais lindo que o outro. Em algumas espécies, as diferenças entre machos e fêmeas são claras. Em seguida, indicamos algumas espécies com dimorfismo sexual claro.

  • Periquito Barraband: Nessa espécie, a fêmea não apresenta tons de vermelho e amarelo no rosto e garganta, e o macho sim.
  • Periquito-real-australiano: As fêmeas possuem rosto, cabeça e garganta de cor verde, enquanto que os machos apresentam tons de vermelho nessas zonas. Até aos 3 anos de idade, os exemplares jovens não adquirem suas cores definitivas.
Como saber o sexo do papagaio - Como saber se o periquito australiano é fêmea

Como saber o sexo do papagaio com outros métodos

A maioria das espécies de papagaios não apresentam dimorfismo sexual, ao contrário dos que indicamos anteriormente. Distingui-los pode ser complicado se não estamos acostumados à espécie em concreto, por isso muitas pessoas recorrem a especialistas para saber o sexo do seu papagaio.

Através da palpação, podemos identificar o macho por desenvolver uma protuberância na zona pélvica, enquanto que as fêmeas têm a zona plana. Outra das provas mais habituais é a de DNA, porém, pode ser cara.

A postura de ovos revela claramente que o pássaro é fêmea. Por fim, recomendamos que você não se deixe guiar pelo caráter da ave, já que pode ser muito variável.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber o sexo do papagaio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como saber o sexo do papagaio