menu
Partilhar

É bom dar comida em lata para gatos?

 
Por Catit. Atualizado: 19 janeiro 2024
É bom dar comida em lata para gatos?

Ver fichas de  Gatos

Comida em latas, ração úmida, sachês, patês ou mousses são nomes diferentes para se referir a um tipo de alimento que, em geral, é muito apreciado pelos gatos. Se a ração é o alimento mais utilizado, pelo seu preço e facilidade de administração e armazenamento, as latas são, sem dúvida, a opção preferida quando queremos celebrar um dia especial com o nosso gato ou dar-lhe uma guloseima. No entanto, você sabe se é bom dar comida em lata para gatos todos dias? Neste artigo do PeritoAnimal explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Posso dar atum em lata para meu gato?

Latas de comida de gato são boas ou não?

Como já dissemos, a comida enlatada para gatos geralmente é usada como recompensa. Isso tem levado muitos tutores a considerarem que se trata de um alimento a ser oferecido apenas ocasionalmente, como um aniversário ou Natal, uma doença ou um transtorno. Quase nunca são consideradas como a base da alimentação diária, embora isso seja um grande erro e agora explicaremos o porquê.

Posso oferecer patê ou qualquer outra comida úmida para gatos todos os dias? Sim, as latas são a melhor opção para alimentar e hidratar os felinos domésticos e podem até ser a melhor alternativa para aqueles que têm problemas para comer ração, se estão em idade avançada ou filhotes, etc. Claro que dois aspectos fundamentais devem ser levados em consideração, que são a qualidade e o tipo da comida em lata.

É claro que devemos procurar alimentos úmidos adequados às características do nosso gato e com alto teor de carne ou peixe, já que os gatos são estritamente carnívoros. Além disso, deve-se ler atentamente o rótulo, pois alguns são alimentos completos que podem ser dados exclusivamente, enquanto outros se destinam como alimentos complementares para acompanhar uma dieta completa. Esta última pode fazer parte da chamada alimentação mista, na qual o gato recebe ração seca e úmida todos os dias. Esta opção é recomendada porque os gatos não costumam beber muita água e a ração, com teor aproximado de 8% de água, não fornece o suficiente. Problemas de hidratação favorecem o aparecimento de distúrbios renais e urinários.

De que são feitas as comidas em lata para gatos?

Atualmente, existem muitas opções de ração enlatada para gatos no mercado, entre as quais podemos escolher de acordo com as características e gostos do gato. Você deve saber que algumas não são recomendadas de forma alguma, pois são feitas com cereais e subprodutos de origem animal. Mas podemos encontrar latas de alta qualidade com receita à base de peixe, carne e caldo. Por exemplo, a comida úmida da Catit Cuisine, que vem em três formatos: ensopados em quatro variedades, patês em quatro variedades e mousses em duas. São confeccionados com carnes, peixes e frutos do mar de qualidade. Fornecem proteínas ao nosso gato, têm baixo teor de gordura e contêm vitaminas, minerais e água, essenciais para uma boa alimentação.

As receitas contam com um número limitado de ingredientes naturais como os seguintes:

  • Frango.
  • Vitela.
  • Fígado.
  • Presunto.
  • Ervilhas.
  • Cenouras.
  • Abóbora.
  • Peixe azul.
  • Peixe branco.
  • Frutos do mar, como mexilhões e camarões.

Não contêm grãos e cereais, açúcares adicionados, corantes, sabores ou conservantes artificiais e são adequados para gatos de todas as idades.

Neste caso, a gama Catit Cuisine Guiso é um alimento complementar, ou seja, foi concebido para ser administrado ao gato como parte de uma dieta mista, combinada com a ração seca. Por outro lado, Catit Cuisine Paté e Catit Cuisine Mousse são alimentos completos que, portanto, podem ser oferecidos exclusivamente ao gato, ou seja, um gato ficaria bem comendo apenas Catit Paté ou Mousse.

Agora que sabemos que é bom dar sachês ou latas aos gatos, para saber quantas latas um gato pode comer por dia, siga as recomendações do fabricante.

É bom dar comida em lata para gatos? - De que são feitas as comidas em lata para gatos?

O que é melhor, comida em lata para gatos ou sachês?

Vimos que as latas oferecem alimentos em diferentes formatos, como patê, ensopado ou mousse, mas também encontramos diferenças no tipo de lata em que são comercializadas. Assim, este alimento pode ser adquirido em latas de vários tamanhos, em sachês ou em tetrabriks, como é o caso da gama Catit de que falamos anteriormente.

Para saber qual escolher, dizemos o que procurar primeiro:

  • A lata de metal geralmente é cilíndrica, o que dificulta seu armazenamento por ocuparem espaço, caírem com facilidade e ter um formato que não se encaixa bem na dispensa, ao contrário das caixas tipo brick. Além disso, a indústria de alimentos para gatos foi influenciada pela indústria de alimentos para cães, o que significa que as latas de metal costumam ser muito grandes em comparação com o que um gato adulto come por dia. Portanto, se uma lata contém 90 g de ração úmida, é aconselhável dividi-la em várias refeições ao dia, para um gato adulto.
  • Se moramos em uma casa com muitos gatos, pode ser mais cômodo e econômico comprar latas grandes, pois algumas têm até 400 g, enquanto os sachês não ultrapassam 100 g. Também não precisaremos da mesma quantidade de ração úmida se alimentarmos o gato com uma dieta mista ou exclusivamente com latas.
  • Se, além destas considerações, você é uma pessoa preocupada com a conservação dos alimentos depois de abertos e com a sustentabilidade, os novos produtos Tetra Recart da Catit Cuisine, podem ser mais interessantes. São recipientes que não são feitos com o metal das latas ou com o plástico dos envelopes, mas sim com papelão, especificamente, com papelão 70% renovável com certificação FSC. Portanto, são embalagens recicláveis ​​e sustentáveis. Além disso, podem ser abertos e fechados facilmente, conservando os alimentos no seu interior de um dia para o outro, se guardados na geladeira.

Em conclusão, a Tetra Recart é a embalagem mais inovadora e sustentável, com muitos benefícios para ração úmida para gatos; Sachês e latas para gatos são bons para guardar comida, mas não são tão convenientes ou sustentáveis. Mesmo assim, é igualmente importante procurar uma marca de qualidade e de confiança.

É bom dar comida em lata para gatos? - O que é melhor, comida em lata para gatos ou sachês?

Benefícios e recomendações para escolher ração úmida para gatos

Como explicamos ao longo do artigo, latas de comida para gatos são boas. Por isso podem ser consumidos diariamente, combinados ou não com ração seca, podendo até ser a alternativa ideal para gatos que não a aceitam bem, não podem comê-las ou são muito idosos, pequenos ou não têm apetite. Entre seus benefícios destacamos:

  • Maior consumo de água: como já mencionamos, os gatos não bebem muita água. Os seus antepassados ​​provinham de zonas desérticas, pelo que a sua hidratação costumava vir de suas presas, pequenos roedores, répteis ou aves, cujo teor de água é quantificado em 70%. Como a ração tem aproximadamente 8%, se o gato se alimentar exclusivamente de ração seca e beber pouca água, poderá enfrentar problemas derivados de hidratação insuficiente. Com a alimentação úmida melhoramos a ingestão de líquidos, o que beneficia todos os gatos, principalmente aqueles com problemas renais e urinários.
  • Facilidade de administração: as texturas macias e suaves da ração úmida ajudam qualquer gato a comê-la com facilidade, mesmo os pequenos no período de desmame ou aqueles doente, já que podem ser administrados com seringa adicionando um pouco de água, aqueles que sofrem de problemas bucais, são mais velhos e perderam o olfato e o apetite, etc.
  • Gosto atraente: comidas em lata são muito saborosas para gatos, por isso mesmo os mais exigentes tendem a aceitá-las bem. Além disso, podem ser aquecidas, o que faz o cheiro se intensificar, incentivando gatos pouco apetitosos a comer devido a diversas circunstâncias.
  • Poucas calorias: ao contrário do que se imagina, as latas fornecem menos calorias que as rações e saciam mais. Por este motivo, podem ser uma boa ajuda para gatos com problemas de excesso de peso ou obesidade.

É importante lembrar que devemos escolher a comida úmida levando em consideração as características e gostos do nosso gato. Assim, devemos procurar sempre alimentos de qualidade, tendo como ingrediente principal a carne ou o peixe, e adaptados à idade e outras circunstâncias do nosso gato. Além disso, devemos atentar se se trata de um alimento completo, para consumo exclusivo, ou complementar, ou seja, como acompanhamento do cardápio principal.

É bom dar comida em lata para gatos? - Benefícios e recomendações para escolher ração úmida para gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a É bom dar comida em lata para gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
É bom dar comida em lata para gatos?
1 de 4
É bom dar comida em lata para gatos?

Voltar ao topo da página