Como é a locomoção das estrelas-do-mar?
As estrelas-do-mar são um grupo de animais classificados no filo dos equinodermos e na classe Asteroidea. Possuem hábitos exclusivamente marinhos, embora algumas vivam em águas salobras, sempre em ambientes aquáticos salgados.
Seu nome comum faz referência ao seu corpo estrelado, composto por um disco central do qual se estendem vários braços que variam em número conforme a espécie. Suas cores são muito variadas: algumas apresentam tons opacos, enquanto outras têm tons muito vibrantes, tornando-as belos animais. Esses equinodermos não são animais sésseis, ou seja, podem se locomover. Mas como? Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos como é a locomoção das estrelas-do-mar.
As estrelas do mar nadam, andam ou rastejam?
As estrelas-do-mar não podem nadar como muitos outros animais aquáticos e, de fato, também não caminham no sentido estrito da palavra. Portanto, o verbo que melhor se adapta para descrever o deslocamento das estrelas-do-mar é “arrastar”.
Por outro lado, é sabido que algumas espécies de estrelas-do-mar, quando se sentem em perigo ou procuram alimento, executam um movimento semelhante a um salto. Para isso, enchem de maneira sincronizada vários de seus pés tubulares com água, enquanto uns braços avançam e os outros, que têm os pés com água retida, empurram o animal para que ele deslize rapidamente para frente.
Como as estrelas-do-mar se movem?
As estrelas-do-mar se movem por meio de um sistema vascular de água, executando contrações musculares internas que fazem com que a água passe para estruturas conhecidas como pés tubulares. Esses pés se alongam quando são preenchidos com água bombeada, permitindo que a estrela-do-mar se desloque por meio do movimento coordenado de cada um desses pés.
Os pés tubulares formam na parte inferior do animal um conjunto de filas, funcionando como projeções móveis que permitem o deslocamento da estrela-do-mar em qualquer direção. O animal se guia com qualquer um de seus braços na direção desejada. Esses pés não apenas permitem o movimento das estrelas-do-mar, mas também a segurarem suas presas e aderirem a rochas ou outras superfícies enquanto elas se arrastam.
As estrelas-do-mar se movem arrastando-se e o grau em que levantam os braços varia entre as espécies. Algumas podem levantar mais os extremos dos braços, expondo a parte inferior dos mesmos. Ao se mover, alguns braços são usados como guias e estão à frente, enquanto o restante fica atrás, impulsionando o animal. Tudo isso ocorre de maneira coordenada e rítmica.
Outras funções do sistema hidráulico
O sistema hidráulico que as estrelas-do-mar utilizam é indispensável não apenas para o movimento, atuando como um sistema locomotor, mas também para a fixação, captura de alimentos e o processo de respiração desses animais. Um dado curioso é que o fim dos pés tubulares parece uma ventosa. Portanto, poderia pensar-se que a aderência que eles executam é semelhante à realizada por uma ventosa, mas, na verdade, o processo de aderência é químico, o que permite fixação. Outros processos químicos realizam o oposto, ativando o relaxamento para que os pés se soltem de onde estejam fixados.
Saiba mais sobre a estrela-do-mar em "Equinodermos - Características, definição, tipos e exemplos".
Para onde as estrelas-do-mar se locomovem?
Já sabemos que as estrelas-do-mar são animais exclusivamente aquáticos, então elas se deslocam dentro d'água. Elas podem se mover tanto em fundos moles quanto rochosos e também são capazes de aderir quimicamente a um substrato.
Um aspecto interessante é que os tipos de estrelas-do-mar que vivem em fundos arenosos ou moles, ao invés de ter nos extremos dos pés formas de ventosa, possuem essas áreas mais pontiagudas, o que melhora sua mobilidade nesses tipos de ambiente.
Qual é a distância que uma estrela-do-mar pode se locomover?
Em geral, as estrelas-do-mar se movem lentamente, mas isso pode variar conforme a espécie. Algumas podem percorrer até um metro por minuto, enquanto outras apenas cerca de 10 a 15 centímetros no mesmo tempo. No entanto, algumas estrelas-do-mar podem ser bem mais rápidas, se deslocando a quase 3 metros por minuto.
Além disso, há espécies de estrelas-do-mar que escavam e se enterram em substratos arenosos, o que proporciona uma mobilidade adicional. Por outro lado, esses animais não costumam percorrer longas distâncias em comparação com outros grupos, então podem ficar em áreas relativamente próximas.
Agora que você sabe como as estrelas-do-mar se deslocam, continue aprendendo e confira estes outros artigos:
Se deseja ler mais artigos parecidos a Como é a locomoção das estrelas-do-mar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Encyclopedia Britannica (2024). Study how sieve plates and suction-cupped tube feet enable sea stars to catch prey and move through wáter. Disponible en: https://www.britannica.com/video/22446/Anatomy-physiology-starfish-tube-feet
- Mulcrone, R. 2005. Asteroidea. Animal Diversity Web. Consultado el 26 de mayo de 2024 en https://animaldiversity.org/accounts/Asteroidea/
- Pennisi, E. (2019). Watch this sea star bounce to get around. Disponible en: https://www.science.org/content/article/watch-sea-star-bounce-get-around