Partilhar

Camargue

5 maio 2016
Camargue

O Camargue ou Camarguês é uma raça de cavalo que provém da Camarga, situada na costa sul francesa. Considera-se um símbolo de liberdade e tradição pela antiguidade que pesa em seu lombo, é que o Camargue foi utilizado com os exércitos fenícios e romanos. Tem uma especial habilidade para sobreviver em condições extremas.

Origem
  • Europa
  • França

Aspeto físico

No início pode parecer-nos um bonito cavalo branco, mas o camargue é na ralidade um cavalo negro. Quando são juvenis podemos apreciar este tom escuro, embora quando atinjam a maturidade sexual desenvolvam uma pelagem branca.

Não são especialmente grandes, medem entre 1,35 e 1,50 metros de altura até à cruz, ainda assim o Camargue possui uma grande força, suficiente para ser montado por cavaleiros adultos. É um cavalo forte e robusto, pesa entre 300 e 400 quilogramas. O Camarguês é um cavalo que atualmente se utiliza no adestramento clássico, como raça de trabalho ou a equitação em geral.

Caráter

O Camarguês é regra geral um cavalo inteligente e tranquilo que se relaciona facilmente com o seu tratador, com quem adquire confiança rapidamente.

Cuidados

Devemos proporcionar-lhe água limpa e fresca em abundância, algo essencial para o seu desenvolvimento. O pasto e os concentrados de alimentação são importantes, se for à base de feno, devemos assegurar-nos que lhe oferecemos pelo menos 2% do seu peso deste alimento por dia.

Um galpão ajudará a suportar as condições meteorológicas, pois o vento e a umidade não são favoráveis para eles.

Se o montar-mos com regularidade devemos certificar-nos de que os cascos estão limpos e não têm rachaduras ou estão soltos. As patas são uma ferramenta básica do cavalo e não prestar atenção às suas patas pode derivar em graves problemas futuros.

A limpeza do seu estábulo também é muito importante. Caso não se tenha cuidado pode afetar os cascos e os pulmões. A candidíase é uma doença relacionada com a falta de higiene que os pode afetar.

Saúde

Deve fazer revisões periódicas para procurar arranhões, cortes e contusões. Recomendamos que tenha um kit de primeiros socorros à mão para proporcionar os primeiros cuidados ao seu cavalo caso seja necessário.

Se observar sinais de doença como os olhos ou nariz chorosos e inclusivamente saliva em excesso deve acudir rapidamente a um veterinário para que o examine a fundo e descarte assim qualquer problema grave.

Fotos de Camargue

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Camargue

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Camargue

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Camargue
1 de 14
Camargue

Voltar ao topo da página