Cavalos

Cavalo lusitano

Atualizado: 20 dezembro 2022
Cavalo lusitano

Os cavalos são uns dos animais mais majestosos da natureza, destacando-se não somente por sua enorme beleza e elegância, mas também por possuírem uma personalidade valente e sensível. E se falamos de força física, valentia e sensibilidade, é impossível não mencionar o cavalo lusitano, que serviu como base para a linhagem sanguínea dos atuais puro sangue que são admirados em todo o mundo.

Você sabia que os cavalos lusitanos podem ser um dos tipos de cavalos mais antigos da Europa e que seus ancestrais apareceram há mais de 25.000 anos na superfície do nosso planeta? Para descobrir outros dados interessantes e conhecer mais sobre a origem, a personalidade e a saúde do cavalo lusitano, siga lendo esta ficha do PeritoAnimal.

Origem
  • Europa
  • Portugal

Índice

  1. Origem do cavalo lusitano
  2. Características físicas do cavalo lusitano
  3. Personalidade do cavalo lusitano
  4. Cuidados do cavalo lusitano
  5. Saúde do cavalo lusitano

Origem do cavalo lusitano

As origens do cavalo lusitano remontam à antiga região romana da Lusitânia, ao oeste da Península Ibérica, onde hoje se encontra em território de Portugal. No entanto, se estima que seu mais antigo ancestral tenha sido o cavalo de Sorraia, que habitou onde se encontra o atual território de Málaga, na Espanha, nos anos 25.000 a.C. Os povos nativos da Península Ibérica costumavam utilizá-los para a caça e na agricultura, além de montar nos mesmos para combater contra seus inimigos.

Assim, o atual aspecto e o comportamento do cavalo lusitano somente começaram a ser definidos após a realização de vários cruzamentos seletivos entre os cavalos nativos da Península Ibérica e os cavalos provenientes do oriente. Ainda existem também hipóteses que afirmam que alguns cavalos do Norte da África também podem ter participado no desenvolvimento deste puro sangue português.

Atualmente, também se sabe que os romanos já utilizavam cavalos em seus combates há mais de sete mil anos e o cavalo lusitano costumava ser um dos seus preferidos para o desempenho desta função em campo de batalha. Durante os séculos XVII e XVIII, o puro sangue português alcançou o ápice da sua fama internacional, sendo considerado como o "cavalo dos reis", após conquistar grande popularidade entre os membros da realeza e da nobreza. Por aqueles em que eram utilizados para várias atividades graças à sua grande versatilidade e excelente resistência física, exibindo suas qualidades em desfiles, equitação, eventos esportivos e outros tipos de competições.

No entanto, sua fama começa a decair no começo do século XX, depois da criação do cavalo puro sangue inglês. Vários anos mais tarde, já nos finais do mesmo século, o cavalo português voltou a recuperar sua popularidade, estando sua criação atualmente muito estendida em países como Portugal, França, Brasil e México. Sua população se encontra em ascensão na Espanha, Bélgica e Reino Unido.

Características físicas do cavalo lusitano

Igualmente ao puro sangue andaluz, o cavalo lusitano é considerado de estilo barroco, destacando uma combinação harmoniosa de massa e superfície. Se trata de um equino de porte mediano a grande, corpo compacto e perfil convexo, cuja altura da cruz pode ser de 1,50 a 1,60 metro. Sua pelagem curta, suave e brilhante pode exibir tonalidades acinzentadas, castanhas, baia e torda. Mas também é possível encontrar cavalos lusitanos com manto palomino e cremello, que são variedades muito valorizadas por serem raras.

Entre seus traços morfológicos mais destacados, encontramos o tronco forte, o pescoço e os traseiros poderosos, a garupa redonda, a cauda baixa e as extremidades longas. Sua cabeça também dever ser proporcional em relação às demais dimensões do seu corpo, destacando uma frente larga e umas orelhas finas, cujos movimentos e posições dizem muito sobre seu estado de ânimo.

No entanto, é possível observar algumas diferenças morfológicas entre as variedades de cavalo lusitano mais reconhecidas atualmente:

  • O cavalo lusitano de Andrade, que se destaca por sua estatura alta, musculatura bem desenvolvida que a confere extraordinária força e a cabeça ligeiramente reta. É considerado como um dos sete cavalos que formam a base da linhagem dos atuais puro sangue.
  • O cavalo lusitano de Veiga, que se distingue pela cabeça ligeiramente convexa, o pescoço flexível e a altura menor.

Ao caminhar, o cavalo lusitano destaca uma marcha alta e ampla, combinando força e elegância em seus movimentos precisos e ágeis. Além disso, os especialistas afirmam que seu movimento dirigido para frente, sua facilidade para o salto e sua flexibilidade são confortáveis para os cavaleiros, convertendo-o em um cavalo espetacular para montaria e muito versátil para as atividades esportivas e terapias com cavalos.

Personalidade do cavalo lusitano

O cavalo puro sangue lusitano é um animal que se destaca por sua grande valentia, privilegiada inteligência e predisposição para a aprendizagem. Quando recebe os cuidados apropriados e vive em um ambiente positivo, mostram um temperamento equilibrado e calmo, podendo conviver com outros animais com muita facilidade e criando uma relação de amizade e confiança mútua com seus cuidadores e cavalheiros.

Graças à sua personalidade dócil e muto receptiva à montaria, bem como sua grande versatilidade na hora de aprender esses equinos se converteram nos favoritos tanto de guerreiros como dos nobres e reis do passado, e de esportistas de elite na atualidade. Destaca-se como um dos melhores cavalos de adestramento. Desde os campos de batalha do antigo Império Romano, até os gramados das competições internacionais: seus movimentos precisos, sua agilidade e seu vínculo como o cavalheiro escreveram o nome do cavalo lusitano na história.

Cuidados do cavalo lusitano

O cavalo lusitano necessitará receber todos os cuidados básicos dos cavalos para manter sua ótima saúde e desenvolver plenamente suas habilidades físicas, cognitivas e emocionais. Entre eles, é essencial destacar a importância de manter uma boa rotina de preparação e higiene, que necessariamente deve incluir escovações diárias em seu manto e a limpeza diária de seus cascos.

Dependendo do treinamento ou da atividade que seja realizada e das condições climáticas, pode ser necessário dar-lhe uma ducha ou, ao menos, limpar suas patas no final. Caso opte por dar o banho completo no seu cavalo lusitano, lembre-se de usar produtos adequados para sua higiene e ter cuidado especial ao lavar próximo dos seus olhos.

Logicamente, o cavalo lusitano precisa de um espaço amplo em que possa pastar e se expressar livremente, além de contar com um ambiente protegido para descansar à noite e se abrigar em caso de chuvas ou condições climáticas adversas. O ideal é contar com ao menos um hectáre para que o equino aproveite, que precisará estar corretamente cercado para evitar tentativas de escapes. Também será fundamental recorrer toda a extensão do terreno para constatar se existem elementos potencialmente perigosos ou plantas tóxicas para os cavalos.

Outro cuidado fundamental para o cavalo lusitano será a qualidade de sua nutrição, que deve suprir completamente as necessidades nutricionais do equino em cada etapa da sua vida. A alimentação do cavalo é baseada em alimentos de origem vegetal, igual a todos os animais herbívoros, devendo consumir suficiente quantidade de feno, folhagem verde, pasto e alguns vegetas bons para a saúde, como batatas, alfada e cenouras. Geralmente, se calcula 1 kg de comida a cada 10 kg de peso corporal do animal.

Para complementar a nutrição do cavalo lusitano, também se aconselha proporcionar pedras de sal de forma moderada, já que são uma excelente fonte de minerais, principalmente de cálcio, e de vitaminas que são indispensáveis para fortalecer o sistema imunológico dos cavalos. Por último, e não menos importante, cabe ressaltar que os cavalos lusitanos necessitam ter seu corpo e sua mente estimulados diariamente, sendo animais muito enérgicos e inteligentes.

Saúde do cavalo lusitano

Os cavalos lusitanos destacam-se por sua excelente saúde e ótima resistência física. No entanto, também podem ser afetados por algumas doenças comuns no cavalos, como podem ser as cólicas, a influenza equina e o tétano. Caso não recebam uma higiene bucal adequada, também serão vulneráveis aos problemas odontológicos, como abcessos dentais. A higiene do seu ambiente e uma boa rotina de preparação também serão chave para prevenir a aparição de problemas dermatológicos no cavalo lusitano, como a tinha ou a sarna em cavalos.

Claro, seu cavalo necessitará receber uma adequada medicina preventiva para fortalecer seu sistema imunológico e evitar que sua saúde seja afetada por numerosas doenças ou por infestações por parasitas. Por isso, lembre-se de realizar consultas preventivas a cada seis meses com um veterinário especializado, e manter em dia as desparasitações e as vacinas do seu cavalo.

Agora que você já sabe tudo sobre o cavalo lusitano, não perca outras informações sobre diferentes raças de cavalos em nossas fichas de animais.

Bibliografia
  • Edwards, Elwyn Hartley (1994). The Encyclopedia of the Horse. New York, NY: Dorling Kindersley.
  • Hendricks, Bonnie (2007). International Encyclopedia of Horse Breeds. University of Oklahoma Press.
  • Loch, Sylvia (1986). The Royal Horse of Europe: The Story of the Andalusian and Lusitano. London: J. A. Allen.
  • International Andalusian & Lusitano Horse Association (IALHA)

Fotos de Cavalo lusitano

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cavalo lusitano

Suba a foto do seu Pet
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 de 5
Cavalo lusitano