Animais de Avatar
O primeiro filme Avatar foi lançado em 2009 dirigido por James Cameron. É um filme de ficção científica e sua trama principal é a colonização de Pandora pelo homem no século 22, uma lua gigante que abriga uma vida diversa e muito interessante. A intenção dos humanos é extrair um mineral valioso chamado "unobtanium", e isto cria conflito com a tribo Na'vi, que são os habitantes humanóides de Pandora, que convivem em harmonia com a fauna do planeta.
Em 2022 foi lançada uma sequência chamada Avatar: O Caminho da Água, que conta a história de uma nova invasão humana a Pandora. Este filme mostra não apenas a recriação de alguns países, mas também uma série de animais fascinantes, tanto terrestres, marinhos e aéreos. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te falar sobre os animais de Avatar, detalhando em quais espécies da vida real eles podem ter sido inspirados. Boa leitura.
- Todos os animais de Avatar
- Tulkun
- Banshee de Montanha
- Grande Leonopteryx
- Thanator
- Viperlobo
- Titanothere cabeça-de-martelo
- Akula
- Ilu
- Skimwing
- Direhorse
- Hexápode
- Lagarto voador
- Vídeo sobre os animais de Avatar
Todos os animais de Avatar
O diretor James Cameron criou um mundo fascinante com Avatar. Após o lançamento do primeiro filme, em 2009 e do segundo, em 2022, sendo que ambos estão entre os filmes mais assistidos no cinema da história, já estão previstas outras continuações que apresentarão diversas novas espécies da incrível Pandora. Aqui listamos os nomes originais de todos os animais de Avatar, em inglês:
Animais de Avatar - Nomes originais em inglês
- Akula
- Arachnoid
- Austrapede
- Cuirass Crab
- Dinicthoid
- Direhorse
- Fan lizard
- Gill mantle
- Great austapede
- Hammerhead titanothere
- Hexapede
- Ilu
- Mountain banshee
- Nalutsa
- Pincer fish
- Prolemuris
- Reef tick
- Sagitarria
- Shimmyfly
- Skimwing
- Slinger
- Slinth
- Stingbat
- Sturmbeest
- Tapirus
- Tetrapteron
- Thanator
- The great leonopteryx
- Tulkun
- Turtapede
- Viperwolf
- Wolf tick
A seguir, detalharemos alguns deles com fotos e também vamos falar de quais animais reais surgiram as inspirações.
Tulkun
Os Tulkun são animais marinhos de Avatar, portanto fazem parte da fauna de Pandora apresentada no segundo filme. Estas extraordinárias criaturas de grandes dimensões se parecem com as baleias- jubarte (Megaptera novaeangliae), que estão entre os maiores animais do mundo, medindo entre 14 e 15 metros de comprimento com cerca que pode superar 40 toneladas.
Os tulkun formam um vínculo muito especial com os membros do clã Metkayina e são caracterizados por sua inteligência e sensibilidade. No filme nos é dito que os Tulkun foram grandes guerreiros que mudaram seus costumes para ações mais pacíficas. Além disso, seus enormes e duros corpos lhes proporcionam proteção contra os agressores. Entretanto, esses animais aquáticos de Avatar não estão livres de perigo, assim como as baleias jubarte na vida real, porque os humanos que invadem Pandora descobriram uma substância em seus cérebros que interrompe o envelhecimento humano, por isso viraram alvo para serem capturados e mortos.
Assim, observamos o sofrimento das próprias criaturas e dos membros do clã Metkayina toda vez que capturam um tulkun. Infelizmente, não podemos deixar de pensar na realidade de tantas criaturas no planeta Terra que são capturadas para o benefício humano, seja para sua carne, sua pele ou outras partes de seu corpo. Ambos os filmes nos deixam uma mensagem clara que nos faz refletir sobre como os seres humanos são capazes de tudo por seu egoísmo e ambição.
Banshee de Montanha
Neste caso, este animal de Pandora conhecido como ikran em Na'vi foi inspirado pelos dragões que aparecem em várias histórias de nosso planeta. Os dragões, como descritos em histórias e lendas, não existiram na realidade. Entretanto, é possível que a descoberta de restos fósseis da ordem dos Pterossauros, que eram grandes vertebrados extintos que conquistaram os céus, tenha sido a origem da crença de que existiam animais semelhantes a répteis voadores gigantes, de modo que sua criação é inspirada por animais que existiam. Se você gosta de dinossauros, não perca este outro artigo sobre os dinossauros voadores.
Os banshees de montanha se caracterizam por serem animais voadores de grande tamanho, com cerca de 14 metros de comprimento, além de serem grandes predadores. Estes animais de Avatar têm aparência de um réptil e a capacidade de formar um vínculo especial com os Na'vi, permitindo-lhes montar em seu lombo para viajar por grandes distâncias e participar de batalhas.
Grande Leonopteryx
Outro membro da fauna de Pandora é o grande leonopterix (ou Toruk, na língua Na'vi), um animal alado semelhante ao banshee, e, portanto, semelhante aos dragões. Seu nome significa "última sombra" na língua Na'vi e é um predador feroz, que também é um grande símbolo na cultura deste clã. Seu nome vem do fato de que, devido ao seu método de caça, sua sombra é literalmente a última coisa que sua presa vê.
O leonopteryx é muito maior que o Banshee, possui cor vermelha e amarela com riscas pretas e cristas azuis afiadas em sua cabeça, que são usadas como armas de ataque. Este animal é tão importante na cultura Na'vi que os poucos membros que conseguem se unir a um toruk são chamados Toruk Makto ("cavaleiro da última sombra") e automaticamente se tornam altamente respeitados e admirados. No primeiro filme, o momento em que Jake Sully consegue "domar" toruk marca uma virada em seu relacionamento com o Na'vi, que decide segui-lo cegamente simplesmente porque ele se tornou Toruk Makto ao montar este impressionante animal de Avatar.
Thanator
O thanator, ou palulukan, é outro dos animais de Avatar, uma temível criatura que habita Pandora e seu nome em Na'vi significa "portador de medo de boca seca". É classificado como o predador terrestre mais feroz, por isso pode combater criaturas de grande porte. Este animal é é algo como um cruzamento entre uma pantera e um leão, capaz de provocar medo em qualquer pessoa.
Seu corpo é esbelto, ágil e com musculatura altamente desenvolvida, o que lhe permite dar longos saltos e correr a grande velocidade. Tem uma cauda blindada especial que usa para atacar, assim como antenas sensoriais que emergem da parte de trás de seu crânio.
Viperlobo
Outro dos animais de Avatar é o viperlobo ou nantang, uma pequena criatura negra-azul inspirada em hienas e lobos. Tem um tronco esguio, mas poderoso, com seis pernas e três dedos dos pés que lhe permitem percorrer longas distâncias. É um animal gregário que geralmente caça em grupos.
O viperlobo pode subir ou se mover muito bem no solo, e também em suas características encontramos que ele não tem pelos, conta com uma espécie de armadura ao redor de seu pescoço, com mandíbulas fortes e tem uma cauda que tem a forma de uma raquete.
Titanothere cabeça-de-martelo
Outro dos animais de Avatar é o titanothere hammerhead ou cabeça-de-martelo, inspirado em brontoteróides, parentes distantes de rinocerontes que se extinguiram há milhões de anos. No filme eles são apresentados como criaturas com cerca de 11 metros de comprimento, com seis pernas e armaduras em seus corpos que os tornam temíveis criaturas combatentes.
Akula
Outro dos animais marinhos de Avatar, e portanto presente no segundo filme, é o akula, uma criatura feroz que é difícil de capturar. Este animal foi inspirado no gênero Dunkleosteus, um grupo de peixes couraçados que foram extintos há milhões de anos e que mediam quase 9 metros. Além disso, a cabeça e os dentes do akula foram inspirados em cobras e tubarões, tornando-o um animal verdadeiramente temível.
No filme, é precisamente a presença da akula que formará a ligação entre o tulkun Payakan e Lo'ak, um dos filhos de Neytiri e Jake Sully.
Ilu
O ilu é uma criatura marinha muito semelhante aos plesiossauros, que eram animais marinhos que habitaram a Terra há milhões de anos. É um animal comprido, com seis barbatanas, quatro olhos e uma cauda em forma de leme, muito semelhante ao que o animal real tinha. Todas estas características fazem dele um ser muito ágil.
No filme, ele aparece como um animal muito inteligente, sociável e fácil de domesticar pelos clãs que vivem nos recifes. Desta forma, o ilu também faz parte dos animais que criam laços com os membros do clã Metkayina.
Skimwing
O skimwing é um peixe-voador aos quais os guerreiros do clã Metkayina se vinculam. Estes animais marinhos de Avatar caracterizam-se por sua forma alongada, esguia e parecida com um torpedo, assim como por suas poderosas mandíbulas e grandes asas alaranjadas. Esta forma corporal não é por acaso, pois é um animal muito rápido, tanto nadando como voando.
A forma de sua cabeça e especialmente sua mandíbula fazem lembrar o gavial, uma espécie de crocodilo. Entretanto, é possível que este animal também seja inspirado em grandes dinossauros marinhos, tais como os mesossauros.
Direhorse
Os direhorses são animais que aparecem no primeiro filme Avatar, e são espécies de hábitos nectarívoros e com alguma semelhança com os cavalos. Eles têm pescoços longos e cabeças pequenas com duas antenas. Eles são grandes em tamanho e, como muitos outros animais de Avatar, têm seis patas. Graças aos seus membros fortes, eles podem percorrer longas distâncias em alta velocidade.
Ao contrário de outros animais de Pandora, eles se assustam com facilidade. O tamanho do direhorse supera consideravelmente o dos maiores cavalos que existem na Terra.
Hexápode
Este animal de Avatar, também chamado yerik, é uma bela criatura herbívora que habita vários dos espaços de Pandora. É uma espécie muito frágil e é frequentemente caçada por diversos predadores. Sua forma é semelhante à de uma gazela ou antílope, mas com seis pernas. O corpo é azul com uma combinação de listras brancas e amarelas. A cabeça tem uma estrutura em forma de leque, retrátil, com padrões que simulam grandes olhos.
Lagarto voador
Na língua Na'vi este lagarto voador ou lagarto-ventilador é conhecido como kenten e é uma espécie de réptil voador pequeno, onívoro, noturno, que não é muito visível quando está parado, mas quando flutua abre suas asas que simulam um leque chinês de tipo bioluminescente, o que o torna um belo animal. O lagarto-ventilador é encontrado nos pântanos onde ele se alimenta. É inspirado nos diferentes tipos de lagartos que conhecemos na Terra, com a particularidade destas asas que se movem como as hélices de um helicóptero.
Agora que você conheceu os animais de Avatar, queremos destacar que, no evento de lançamento de Avatar 2, o diretor James Cameron foi bastante criticado por ter usado golfinhos. Na verdade, pouco antes de começar o espetáculo, o próprio Cameron diz: "bem-vindo a Pandora", e então inicia a atividade com os golfinhos No PeritoAnimal não apoiamos nenhum tipo de espetáculo em que golfinhos ou outros animais reais sejam utilizados. Estes cetáceos são exclusivamente animais selvagens e, a menos que seja por razões de saúde e para tentar salvar a vida de um animal, eles não devem ser mantidos em cativeiro, pois isso gera muito sofrimento. Se você ama estes animais tanto quanto nós, a melhor maneira de apreciá-los é em seu habitat natural, mas sem incomodá-los. Saiba mais sobre os tipos de golfinhos neste outro artigo.
Texto escrito em colaboração com: Aerton Guimarães
Vídeo sobre os animais de Avatar
Em nosso canal no YouTube publicamos um vídeo para que você conheça melhor os principais animais de Avatar, não perca:
Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais de Avatar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- ABC Ciencia (2014). Las criaturas de Avatar fueron reales. Disponível em: <https://www.abc.es/ciencia/20140915/abci-criaturas-voladoras-avatar-fueron-201409151420.html>. Acesso em 2 de fevereiro de 2023.
- Avatar Wiki. Disponível em: <https://james-camerons-avatar.fandom.com/wiki/Avatar_Wiki>. Acesso em 2 de fevereiro de 2023.
- Greshko, M. (2022). Los mares de Avatar: James Cameron habla de la ciencia real que hay detrás de su mundo de ficción. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.es/ciencia/2022/12/los-mares-de-avatar-james-cameron-habla-de-la-ciencia-real-que-hay-detras-de-su-mundo-de-ficcion>. Acesso em 2 de fevereiro de 2023.
- Fauna. Avatar. Disponível em: <https://www.avatar.com/pandorapedia/category/fauna>. Acesso em 2 de fevereiro de 2023.