menu
Partilhar

Animais azuis

Animais azuis

O azul é uma cor não usual na natureza. São poucas as plantas que apresentam flores azuis e raras são as espécies de animais cuja pele ou plumagem se apresenta nestes tons. Por esta mesma razão, é bastante curioso encontrar um animal azul. Neste artigo do PeritoAnimal, te mostraremos 15 animais azuis. Descubra estas interessantes criaturas, suas características, onde vivem, de que se alimentam e veja fotos de cada um deles para se encantar com a beleza dos animais de cor azul!

Também lhe pode interessar: Animais que mudam de cor

Animais azuis que vivem na floresta

As florestas são o lar de uma grande variedade de espécies. Nestes ecossistemas a vegetação é abundante, o que permite que se desenvolvam múltiplas espécies. Europa, Ásia e América são continentes que têm florestas de distintos tipos, como tropicais e temperados.

Estes são alguns dos animais azuis que vivem na floresta:

Gaio-azul

O gaio-azul (Cyanocitta cristata) é uma espécie originária da América do Norte. Habita principalmente as florestas, mas também é frequente observá-la em parques e cidades. Sua plumagem é azul clara com detalhes negros na parte superior do corpo, enquanto o abdômen é branco. Além do mais, sua crista pronunciada permite que se diferencie das outras espécies com facilidade.

Este animal azul pode alimentar-se quase de qualquer coisa, desde ramos, plantas, folhas, flores e frutos, até lombrigas, filhotes de outras aves, insetos, pão, lixo da rua, etc. O gaio-azul constrói seus ninhos em quase qualquer árvore e pode colocar até cinco ovos que são chocados durante quinze dias.

Animais azuis - Gaio-azul

Borboleta Morpho Menelaus

A borboleta azul morpho menelaus (Morpho menelaus) é uma das espécies de borboletas mais bonitas que existem. Este animal azul se encontra nas florestas da América Central e do Sul. Caracteriza-se pela cor azul de suas asas e seu tamanho, já que pode alcançar até 20 centímetros de comprimento, sendo uma das maiores espécies de borboletas do mundo. Esta espécie passa a maior parte de sua vida no chão das florestas entre os arbustos, onde encontram seu alimento, que consiste em lagartas, plantas e néctar.

Descubra no Perito Animal o ciclo de vida da borboleta e curiosidades sobre elas.

Animais azuis - Borboleta Morpho Menelaus

Lagartixa-azul-elétrica

A lagartixa-azul-elétrica (Lygodactylus williamsi) é um réptil originário da ilha da Tanzânia, onde habita na floresta Kimboza em um único tipo de árvore, a Pandanus rabaiensis. A cor dos machos é azul brilhante, enquanto as fêmeas podem variar em tonalidades verdes e marrons. Entretanto, ambos possuem a parte inferir do corpo laranja.

Estas lagartixas são animais muito pequenos, medem somente 10 cm de comprimento. A cauda é comprida e as patas as permitem deslocar-se com grande velocidade através do terreno. São animais agressivos com seus companheiros de espécie, especialmente os machos.

Animais azuis - Lagartixa-azul-elétrica

Iguana-azul

A iguana-azul (Cyclura lewisi) é um réptil originário da ilha Grande Caimão, onde habita tanto em bosques como em jardins, estradas e nas redondezas de povoados, onde se oculta nas cavidades que encontra nas árvores, nas pedras ou no chão. É um animal azul de alimentação herbívora, pois se alimenta de frutas, flores e plantas.

É um dos maiores tipos de iguanas, medindo 1,5 metro de comprimento, sendo a cauda a maior parte do corpo, alcançando os 60 cm de comprimento. A tonalidade azul desta espécie se acentua durante a época de acasalamento, quando as cores variam entre o cinza e o azul escuro. São excelentes escaladoras e se deslocam com grande facilidade e agilidade através do terreno.

Animais azuis - Iguana-azul

Cobra coral azul

A cobra coral azul (Calliophis bivirgata) é uma das espécies de cobras mais venenosas, bonitas e perigosas que existem em todo o mundo, graças ao seu potente veneno. Ultrapassa um metro de comprimento e a tonalidade de suas escamas varia entre azul escuro e preto. Entretanto, sua cabeça e a ponta de sua cauda são vermelho intenso. Este animal azul vive em florestas e pode ser encontrado na Indonésia, na Malásia, em Cingapura e na Tailândia, onde se alimenta de outras cobras.

Animais azuis - Cobra coral azul

Animais azuis diferentes

Na natureza existem animais com características tão diferentes que é difícil crer que sejam deste mundo. No entanto, só são assim tão diferentes porque são desconhecidos pela maioria das pessoas.

Descubra na seguinte lista os animais azuis mais diferentes:

Dragão azul

O dragão azul (Glaucus atlanticus) forma parte da família de moluscos e se caracteriza por uma diferente forma acompanhada de tonalidades azuis e prateadas. Mede 4 cm de comprimento e habita em águas temperadas ao redor do mundo, ainda que seja comum observa-lo nas costas europeias, africanas e australianas.

Este animal azul possui uma pequena bolsa de gás localizada em seu estômago, a qual lhe permite flutuar sobre as águas sem tocar a superfície. Além do mais, tem a incrível habilidade de absorver o veneno de outros animais e criar o seu próprio, o qual possui propriedades mais letais.

Animais azuis - Dragão azul

Polvo-de-anéis-azuis

O polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena lunulata) é uma espécie que mede 10 cm de comprimento e pesa 80 gramas. Como seu nome indica, possui uma grande variedade de anéis azuis em sua pele, enquanto o resto do seu corpo apresenta tonalidades amareladas ou avermelhadas.

Entre os animais azuis, este polvo destaca-se por ser flexível e rápido, é capaz de deslocar-se com facilidade por seu entorno. Além do mais, revela um comportamento territorial, diferentemente do resto das espécies de polvos. Sua dieta é rica em diversidade de camarões, peixes e crustáceos, os quais captura graças ao seus poderosos tentáculos e seu letal veneno.

Descubra também 20 curiosidades sobre os polvos baseadas em estudos científicos.

Animais azuis - Polvo-de-anéis-azuis

Garça-azul

A garça-azul (Egretta caerulea) é uma ave de pescoço comprido, patas compridas e bico afilado que se caracteriza por sua coloração azul. É carnívora e consome peixes, rãs, lagartixas e tartarugas. A fase de reprodução ocorre entre os meses de junho a setembro, momento em que põe de 2 a 4 ovos. O fato de ser um animal azul não é a única coisa que difere este animal, já que também mede 60 cm de comprimento e pesa cerca de 300 gramas.

Animais azuis - Garça-azul

Pavão-indiano

O pavão-indiano (Pavo cristatus) é, talvez, um dos animais mais chamativos do mundo, tanto por sua aparência elegante, quanto por sua plumagem colorida. Este animal apresenta dimorfismo sexual, sendo as fêmeas menores que os machos, além do mais, as plumas delas são menos chamativas.

A cauda do macho tem a aparência de um leque e se destaca por sua variedade de cores, assim como por suas grandes plumas e diversas marcas em forma de olhos. É originário do continente asiático, ainda que também possa ser encontrado na América, na África e na Europa.

Animais azuis - Pavão-indiano

Sapo-boi-azul

O sapo-boi-azul (Dendrobates azureus) é um anfíbio que se caracteriza por sua cor azul metálica, a qual utiliza para advertir seus predadores de sua grande periculosidade, já que sua pele é capaz de soltar substâncias venenosas. Vive no Suriname em zonas florestais e úmidas, perto de fontes de água. Além do mais, é muito comum observa-los no chão ou trepados em árvores. Como a maioria das espécies de sapos, coloca seus ovos em zonas próximas à água. Pode viver até 8 anos em estado selvagem.

Animais azuis - Sapo-boi-azul

Outros animais azuis

Terminaremos nossa lista adicionando mais cinco animais azuis. Será que você os conhece? Te mostramos!

Cirugião-patela

O peixe cirurgião-patela (Paracanthurus hepatus) é um dos peixes de água salgada mais apreciados, por sua intensa cor azul, que contrasta com a cor amarela de sua cauda. Mede cerca de 40 centímetros e leva um estilo de vida solitário, habitando o arrecifes do pacífico. Não mostram dimorfismo sexual aparente e são os machos quem realizam o cortejo. A desova acontece de janeiro a março.

O peixe cirurgião-patela te parece familiar? Provavelmente você já deve ter assistido aos filmes "Procurando Nemo" e "Procurando Dory", da Disney. A personagem Dory é um peixe desta espécie.

Animais azuis - Cirugião-patela

Ararinha-azul

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma espécie que se popularizou na animação "Rio". Este animal azul está em perigo crítico de extinção, pois apenas existem exemplares em liberdade. Algumas das causas são: desmatamento, contaminação, mudanças climáticas, falta de recursos e tráfico ilegal.

Animais azuis - Ararinha-azul

Lagostas azuis

As lagostas azuis (Procambarus alleni), também chamadas de lagostas azuis elétricas ou lagostas da Flórida, são uma espécie de animal azul endêmica da Flórida, nos Estados Unidos, relativamente comum como animal de aquário. Embora a espécie seja de cor marrom em estado silvestre, a reprodução seletiva deu a ela esta cor azul-cobalto brilhante.

Animais azuis - Lagostas azuis

Rã arvalis

A rã arvalis (Rana arvalis) é um anfíbio que pode encontrar-se na Europa e na Ásia, principalmente. É de tamanho pequeno, medindo entre 5,5 e 6 centímetros, com um corpo liso e de tonalidades marrons e avermelhadas. Entretanto, durante um pequeno período de tempo, durante a reprodução das rãs, o macho adquire uma tonalidade azul brilhante, para depois voltar a recuperar suas cores habituais.

Animais azuis - Rã arvalis

Peixe betta

Alguns dos tipos de peixes bettas são animais de cor azul, independente dos tipos de cauda que tenham, mas, sim, dos seus genes. Estes peixes podem mostrar distintas tonalidades, desde as cores mais claras até as mais escuras. Descubra no Perito Animal tudo sobre os cuidados com o peixe betta.

Animais azuis - Peixe betta

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais azuis, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • GAUCHER, P. & MACCULLOCH. Dendrobates tinctorius. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T55204A11265402. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2010-2.RLTS.T55204A11265402.en> Acesso em: 18 de março de 2021.
  • BIRDLIFE INTERNATIONAL. Egretta caerulea (amended version of 2016 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22696944A118857172. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2017-3.RLTS.T22696944A118857172.en> Acesso em: 18 de março de 2021.
  • ALLCOCK, L., TAITE, M. & ALLEN, G. Hapalochlaena lunulata. The IUCN Red List of Threatened Species2018: e.T163293A994503. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T163293A994503.en> Acesso em: 18 de março de 2021.
  • BURTON, F.J. Cyclura lewisi. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T44275A2994409. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2012.RLTS.T44275A2994409.en> Acesso em: 18 de março de 2021
  • MCILWAIN, J., CHOAT, J.H., ABESAMIS, R., CLEMENTS, K.D., MYERS, R., NANOLA, C., ROCHA, L.A., RUSSELL, B. & STOCKWELL, B. Paracanthurus hepatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T177972A1507676. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2012.RLTS.T177972A1507676.en> Acesso em: 18 de março de 2021.
  • BIRDLIFE INTERNATIONAL. Cyanopsitta spixii. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22685533A130431750. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22685533A130431750.en> Acesso em: 18 de março de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria Clara
Esses animais são muito bonitos, eu tinha um peixe betta mas infelizmente ele morreu em setembro de 2020... Foto dele do lado do comentário, clique na imagem para aumentar.

Animais azuis
1 de 16
Animais azuis

Voltar ao topo da página