Dietas equilibradas

O que tartaruga tigre d'água come?

O que tartaruga tigre d'água come?
Tartarugas de água

Ver fichas de  Tartarugas de água

A tartaruga tigre d'água começou a ser um animal de estimação popular devido aos seus cuidados muito simples, algo que pode ajudar a incutir alguma responsabilidade nos mais pequenos. Mas no que diz respeito à alimentação começam a existir algumas dúvidas e, por vezes, cometemos alguns erros por falta de conhecimento. A quantidade de comida que a tartaruga tigre 'dágua deve comer costuma ser uma das dúvidas mais comuns. Aqui, no Perito Animal, esclarecemos algumas dúvidas para que possa dar uma melhora qualidade de vida à sua tartaruga de água.

Continue lendo e descubra qual é o que a tartaruga tigre d'água come.

Também lhe pode interessar: O que tartaruga come?

Índice

  1. O que a tartaruga tigre d'água come estado selvagem?
  2. O que a tartaruga tigre d'água de estimação deve comer?
  3. De quanto em quanto tempo a tartaruga tigre d'água come?

O que a tartaruga tigre d'água come estado selvagem?

Para os fãs desta espécie não será uma novidade saberem que se tratam de répteis omnívoros, que significa que se alimentam de carne, peixe e vegetais. No estado selvagem, dependendo da espécie, temos algumas mais carnívoras e outras mais vegetarianas. Devemos estar atentos a este dado e consultar o veterinário sempre que tivermos dúvidas para lhes darmos a comida mais apropriada segundo a espécie a que pertença a nossa tartaruga.

Outro dado muito importante é que normalmente as tartarugas tigres d'água são animais de muito apetite, em algumas ocasiões comem com muita voracidade. Por outro lado, se a tartaruga não demonstra apetite e/ou rejeita o alimento, isso será um motivo suficiente para nos preocuparmos e recorrer a um especialista. Em alguma ocasiões acontece porque a temperatura não é a adequada ou a limpeza do aquário não foi feita. Esteja muito atento a estes fatores.

O que tartaruga tigre d'água come? - O que a tartaruga tigre d'água come estado selvagem?

O que a tartaruga tigre d'água de estimação deve comer?

A quantidade adequada de comida diária para as tartarugas de água costuma ser um tema muito importante, tal como dissemos, são animais que têm sempre apetite, por isso podemos cair no erro de acreditarem que têm fome. O alimento base costuma ser a ração especial para tartarugas, ou seja, por ser algo comercial facilita muito a nossa vida seguir o racionamento das indicações da embalagem. Regra geral, devemos dar uma vez por dia.

A comida ou alimento vivo costuma ser um problema, uma vez que existem proprietários que se negam a este tipo de alimentos. Devemos recordar a espécie que temos como pet e quais são as suas necessidades para viver feliz e saudável. Se não estamos dispostos a assumir estes compromisso, não devemos ter um tartaruga de água, visto que ao estar em cativeiro dependerá exclusivamente de nós para a sua alimentação. O alimento vivo aguça os sentidos da tartaruga e nutre-a, como acontece por exemplo no caso dos grilos (os mais comuns) ou es escaravelhos (cuidado que estes últimos são agressivos). Também podemos administrar minhocas da terra e ou caracóis. A quantidade adequada será 1 vez por semana.

Não nos devemos esquecer das frutas, verduras e plantas aquáticas. Isto entra dentro do alimento vivo, por isso 1 vez por semana será o correto. Dentro das frutas boas para as tartarugas tigre d'água temos:

  • Polpa macia de maçã
  • Pera
  • Melão
  • Melancia
  • Figos

Pode dar banana para tartaruga tigre d'água?

Não é recomendado dar bananas regularmente para tartarugas tigre d'água. Embora as tartarugas tigre d'água sejam onívoras e possam consumir uma variedade de alimentos, como vegetais, frutas e proteínas, as bananas são ricas em açúcar e amido, o que pode não ser apropriado para a dieta dessas tartarugas em excesso. É preferível oferecer alimentos mais adequados, como vegetais de folhas escuras, como alface romana, espinafre e cenouras, além de proteínas como insetos, camarões e ração comercial específica para tartarugas aquáticas. Consultar um veterinário especializado em animais exóticos pode ajudar a criar uma dieta equilibrada e saudável para sua tartaruga tigre d'água.

Os cítricos devem ser excluídos da sua alimentação. Por outro lado, dentro dos vegetais apropriados para as tartarugas temos as plantas aquáticas como a alface e a lentinha de água. Entre as verduras mais populares temos as seguintes:

  • Alface
  • Cenoura
  • Pepino
  • Rabanete
  • Beterraba

Devemos sempre evitar o espinafre e as couves em grandes quantidades. Estes alimentos devem ser consumidos apenas de forma esporádica. Ao serem consumidos apenas de vez em quando, tanto os espinafres como as couves são muito benéficos nutricionalmente para a tartaruga. O problema acontece quando as tartarugas estão sujeitas a uma dieta pouco variada em que o excesso de determinado alimento pode causar alguns problemas. No caso da couve, o excesso pode causar problemas renais e bócio. Quanto aos espinafres, o abuso deste alimento pode levar a problemas na absorção do cálcio.

De quanto em quanto tempo a tartaruga tigre d'água come?

Como comentamos anteriormente, a quantidade de comida diária para tartarugas de água deve ser estipulada em função da espécie de tartaruga a que pertencer. No entanto, esta não é a única dúvida que ronda a nossa cabeça quando decidimos partilhar a nossa vida com uma tartaruga. Outra das dúvidas mais recorrentes é a frequência, ou seja, quantas vezes a devemos alimentar. Assim sendo, aqui tem uma lista segundo a idade da tartaruga:

  • Jovens: 1 vez por dia
  • Sub-adultas: a cada 2 dias
  • Adultas: 2 vezes por semana

Leia também o nosso artigo com informações completas sobre como cuidar de uma tartaruga de aquário.

O que tartaruga tigre d'água come? - De quanto em quanto tempo a tartaruga tigre d'água come?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que tartaruga tigre d'água come?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
38 comentários
A sua avaliação:
Marisa do Rocio Milano
estou notando uns vermezinhos vermelhos na água. poderia me informar se minha tartaruga está com algum problema?
A sua avaliação:
Margareth
Vou receber 3 tigre d'água e estou pensando em coloca las no viveiro que tenho. Nele já tem um laguinho artificial. É um espaço no quintal, cercado, gramado , com iluminação natural, sombreada por uma mangueira.. A questão é que elas irão conviver com 4 coelhos que já moram nesse viveiro. Alguém tem experiência ou apenas uma opinião se esse interação é desaconselhável ? O lago pode chegar a metragem de 1 metros X 1,5 m X 40 cm (profundidade)
A sua avaliação:
Cheila thuane Da Silva brito
Minha tartaruga tigre d'água não quer comer. Meu esposo tirou um anzol da boca dela, o que faço?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Cheila. Tudo bem? Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras pra sua tartaruga!
A sua avaliação:
Giovanna Riquetto
Oi, tenho uma dúvida, a minha tartaruga eu encontrei ela na rua quase morrendo, e a alimentação dela é entre camarão e minhoca, já tentei dar ração mas ela nunca aceita, será que isso seria um enorme problema? Ou ela pode ter sido acostumada assim?
Rebeca (na conta do pai)
Bem,eu tenho uma tartaruga desde bastante tempo,talvez você tenha que "desacostumar" sua tartaruga de somente comer camarão ou minhoca! :)
A sua avaliação:
Augusto
Minha tartaruga d'água não quer comer mais verduras e peixes só carne, será que isso é normal? Eu estava sem carne e dei uma salsicha pra ela não ficar com fome, será que fiz
A sua avaliação:
Franciele Aparecida de Campos
Oi gostaria de saber a marca da ração para a tartaruga tigre d água eu tenho uma dou apenas camarão e duas vezes na semana dou pequenos pedaço de carne queria saber a marca da ração para pode compra pra ela
Isabella
Eu dou a ração da nutricon para trige da agua ou da alcon, são as melhores que eu conheço.
A sua avaliação:
TATIANA BELO
Em tempos de quarentena, COVID19, comércio fechado, o que posso dar para substituir a ração para a minha tartaruga?
Visto que não tem aonde comprar...
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tatiana! Se a sua tartaruga é da espécie Trachemys, a base da dieta devem ser peixes pequeninos de água doce, previamente congelados e inteiros (com vísceras) á venda na secção de congelados do supermercado. Tartarugas jovens podem comer um por dia, adultas podem comer menos, como 2 ou 3 vezes por semana.

Descongele o peixe previamente e ofereça inteiro (elas gostam de destroçar a comida até te rum tamanho adequado para elas). Tartarugas sénior também podem comer comidas não processadas como carne crua, marisco, cefalópodes.. sempre sem tempero nenhum e sem cozinhar. Você também pode oferecer esporadicamente vegetais ou verduras.
A sua avaliação:
Sandra
Boa noite, moro numa cidade de interior e achei uma tartaruga tigre D'água filhote, tem 4cm e estou cuidando dela. Tem uns 20 dias que achei, notei que parece está soltando uma pele branca apenas no pescoço. É normal? Sempre que vou olhar ela está na água, não vejo ela tomar o banho de sol. Sempre deixo ela no sol e sombra. Aqui é difícil achar o termostato. Ela come , em torno de 4 grão da ração, fora o caramao. Ela está temporário numa recipiente com altura de 5cm e tem cerca de 3 litro de água. Já perguntei aqui e todos falam que não precisa por termostato, por ser uma cidade quente, mas pra mim a água está fria. Dizem que não precisa de filtro, nem bomba. Não sei o que fazer, por favor me ajude. Obrigada.
A sua avaliação:
Valmir Rodrigues de Souza
Tenho uma Tigre D'água filhote que comprei na reserva Romanetto, o animal tem apenas 3 meses e esta bem adaptada ao aquaterraio, ele bem ativo, come super bem enfim. acredito esta tudo ok. Porém estou alimentando somente com ração e gostaria de saber se posso ou devo complementar a alimentação do filhote e se sim, quais os alimentos mais indicados. Quero saber também se posso colocar pequenos peixes (lips ou lambari) com ele no aquario?
A sua avaliação:
LORENA DO NASCIMENTO DIAS
Boa noite , minha tigre d água chama olly, eu dou ração pra ele, e as vezes vario entre carne e banana que ele gosta. Reparei que ultimamente ele tem me seguido pela casa, estou de férias, ele me segue e fica subindo no meu pé, será que ele está com fome? ou so quer carinho mesmo? ele já tem seis anos e come uma vez por dia, e também ele tem gostado de dormir fora da água, ele tem uma piscininha que entra e sai, ele sai da piscininha, anda pela casa vai ate a janela, toma o sol da tarde, e fica la esticando a patinhas e até dorme tomando sol, mas ele dorme fora da água esta me deixando preocupada, ele gosta de enfiar em um canto e dormir, ou debaixo da minha cama, ou debaixo do guarda roupa, ou enrolado debaixo de um pano que ele achar, assim que eu levanto ele acorda e vem no meu pé, será que ele está bem? ele nunca hibernou.
A sua avaliação:
Eliane
Olá! Posso dar em pequenas quantidades, ração de cachorro para tartaruga? Obrigada.
Luísa Savala
Oi Eliane! Não, as rações são feitas para cada espécie de acordo com as necessidades nutricionais do animal em questão.
Sibele Silvy
Olá boa tarde.Tenho uma tigre de água ela tem uns 4 meses eu alimento só com ração 6 baguinhas mais ultimamente aumentei a dose da comida para 10 baguinhas e suas fezes alteram como devo proceder estou dando muita ração?
Luka Kawasaki
O recomendado é não dar muita ração pra não deixá-lo mal de estômago. Espero ter ajudado.
Dionatan
Eu tenho um tigre d'agua, na minha cidade está muito frio, quero saber, quanto tempo tenho que deixar ele na agua por dia, e sobre a alimentação dele, já que no verão ele comia só ração e agora ele não quer, dou frutas mas ele não come, já carne sim, gostaria de saber qual a carne mais indicada para ele e quantas vezes na semana....
Luísa Savala
Oi Dionatan! Confira nosso artigo sobre cuidados com a tartaruga de água: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-das-tartarugas-de-agua-7725.html
Sónia Marisa Duarte Ferreira
Boa tarde,

Tenho duas tartarugas, cresceram bastante por esse motivo a ração que dou dura muito pouco, por isso comecei a dar outros alimentos como frutas. Gostaria de perguntar se há alguma contra-indicação dar delicias do mar experimentei dar uma elas adoram.
Luísa Savala
Oi Sónia! Não tem nenhum problema, você só deve tomar cuidado para não exagerar nas doses. Como referimos no artigo: você não deve esquecer das frutas, verduras e plantas aquáticas. Isto entra dentro do alimento vivo, por isso 1 vez por semana será o suficiente. As frutas recomendadas para as tartarugas de água são, polpa macia de maçã, pera, melão, melancia, figos, bananas.
A sua avaliação:
Rafaella
Olá!! Td bem? Eu comprei uma tartaruga em outubro do ano passado e percebi como cresceu... acabei trocando o aquário recentemente e desde então ela tem recusado o alimento. Coisa mt incomum, porque sempre que ela nos via ficava afobada querendo comer. Enfim... ela não apresenta nenhum outro sinal que diga a possibilidade de estar doente, não se se foi a mudança do aquário, se é pelo fato de ter feito mais frio ultimamente. Estou um pouco desesperada hahaha. Grata desde já pelas dicas
Luísa Savala
Oi Rafaella! Sem ver a sua tartaruga não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras
FABIO EDUARDO
Bom dia, segue foto das minhas tartas se deliciando num banquete de filé de frango, costumo colocar este tipo de alimentação fora d'água para estimular o movimento e a disputa por alimentação, lembrem -se, coloque sempre a quantia necessária de acordo com a quantidade e tamanho delas, para evitar sobras que contaminem o terrário.
A sua avaliação:
FABIO EDUARDO
POSTANDO FOTO DO COMENTÁRIO DO DIA 14/01
A sua avaliação:
FABIO EDUARDO
BOM DIA LUISA, TUDO BEM? POR FAVOR TEM COMO VOCÊ CONFIRMAR SE A FOTO QUE ENVIEI CHEGOU? SE NÃO, ME INFORMAR ONDE ESTOU ERRANDO? DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.
Luísa Savala
Oi Fabio! Para você enviar uma foto você precisa fazer um comentário, clicar na caixinha ao lado que tem um símbolo de máquina fotográfica que diz "clique para adicionar uma foto relacionado ao comentário", escolha a foto que você deseja nos enviar e clique em "enviar comentário".
Espero ter ajudado! Aguardamos a foto! 🐢
FABIO EDUARDO
BOA TARDE GALERA, SEGUE FOTO DO MEU TANQUE COM TARTARUGAS, MEU SISTEMA DE FILTRAGEM É COMPOSTO POR UMA CAIXA PLÁSTICA COM LÃ DE PERLON E UMA BOMBONA DE 220LTS COM AS MÍDIAS BIOBALL E TIJOLO BAIANO, BREVEMENTE ESTAREI ADICIONANDO ARGILA EXPANDIDA E PLANTAS AQUÁTICAS PARA MELHORAR AINDA MAIS A QUALIDADE DA ÁGUA, TENHO TAMBÉM CAPITAÇÃO D' ÁGUA DE CHUVA DE DUAS CALHAS, AJUDANDO BASTANTE MANTER A HIGIENE DO TANQUE. ABRAÇOS À TODOS
A sua avaliação:
Fabio Eduardo
Boa tarde Nelson, é sempre muito bom encontrar informações sobre nossas amiguinhas, principalmente sobre alimentação, tenho um tanque de uns 1500 l, com 11 tartarugas, 8 orelha vermelha e 3 orelha verde, inclusive 3 nasceram por aqui mesmo, dou uma mãozada de ração de gato toda manhã e elas adoram, nos fins de semana, dou frango, as vezes baratas, carne moída e caramujos de jardim, na verdade elas comem de tudo, a minha mais velha já tem 19 anos e pesa uns 2,5 kg, além da alimentação, as pessoas tem que entender que elas crescem bastante, aquele botãozinho verde lindo que encanta todos, principalmente crianças, vai começar sujar mais a água, etc..., então antes de comprar(só em locais autorizados)precisa ter um planejamento, informação, senão aquela coisinha linda da loja, vai acabar sendo solta em algum lago, represa. Com certeza você já deve ter escrito à respeito disto, como estou conhecendo hoje, vale sempre a pena reforçar. gostei muito da simplicidade e eficácia da explanação. Depois mando fotos das minhas meninas. Grande abraço
1 de 3
O que tartaruga tigre d'água come?