Curiosidades do mundo animal

Tipos de toupeiras - Características, fotos e exemplos

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 11 agosto 2022
Tipos de toupeiras - Características, fotos e exemplos

As toupeiras são pequenos mamíferos que, junto com os desmanes, formam a família dos talpídeos da ordem Soricomorpha. Ambos são animais muito parecidos, no entanto, neste artigo da PeritoAnimal falaremos sobre as características e exemplos das toupeiras.

As toupeiras são conhecidas por seu pequeno tamanho, que pode variar de 2 a 15 centímetros, dependendo da espécie. Eles também são caracterizados pela presença de membros anteriores em forma de pá, adaptados para escavação, unhas grandes e pequenos olhos não identificáveis que sempre nos fizeram duvidar da capacidade de ver destes animais. Você quer saber mais? Continue lendo este artigo sobre os tipos de toupeiras mais populares que existem!

Índice

  1. Tipos de toupeiras - Fotos e exemplos
  2. Habitat das toupeiras
  3. Como é a reprodução e como nascem as toupeiras

Tipos de toupeiras - Fotos e exemplos

Na subfamília dos Talpines ou Talpinae, podemos encontrar uma classificação muito extensa de toupeiras, de modo que podemos agrupá-las em vários tipos ou "tribos". Dentro destes tipos, podemos diferenciar alguns exemplos das espécies de toupeiras mais conhecidas, embora todas elas sigam um padrão morfológico semelhante. Eles são os seguintes:

Tipos de toupeiras Condylurini

Seu representante é a conhecida toupeira-nariz-de-estrela (Condylura cristata) que, como seu nome sugere, tem um nariz em forma de estrela e grande sensibilidade tátil para a busca de alimentos. Há estudos que afirmam que este pequeno animal é o mamífero que come mais rapidamente devido a seu alto metabolismo. Além disso, tem a capacidade, graças a seus grandes e largos membros dianteiros, de se mover muito bem escavando no subsolo ou em ambientes aquáticos.

Onde vive a toupeira-nariz-de-estrela?

A toupeira-nariz-de-estrela é encontrada em regiões úmidas da América do Norte. Vale destacar que ela é a única dentre as diferentes espécies de toupeiras que vive em regiões úmidas (pântanos e regiões pantanosas).

Fuente: Pinterest

Tipos de toupeiras - Características, fotos e exemplos - Tipos de toupeiras - Fotos e exemplos

Tipos de toupeiras Scalopini

Entre os tipos de toupeiras pertencentes a este grupo, podemos encontrar diferentes espécies, como por exemplo:

  • Toupeira-de-cauda-peluda (Parascalops breweri): é caracterizada por seu pelo escuro com áreas mais claras, seu focinho pontiagudo e sua pequena cauda dotada de pelos.
  • Topeira norte-americana (Scalopus aquaticus): é muito semelhante à anterior, embora possamos diferenciá-la por suas colorações mais marrons e um tamanho ligeiramente maior, pois pode medir mais de 15 centímetros.
  • Toupeira-de-patas-largas (Scapanus latimanus): a toupeira de pés largos é caracterizada por seu corpo robusto, mas pequeno, sua coloração marrom-acastanhada e seus membros dianteiros largos.

Na imagem a seguir podemos ver um espécime de uma toupeira norte-americana.

Tipos de toupeiras - Características, fotos e exemplos -

Tipos de toupeiras Scaptonychini

Inclui as espécies de toupeira-de-cauda longa (Scaptonyx fusicaudus). Elas têm uma aparência semelhante a todas as outras toupeiras conhecidas. Entretanto, é conhecida principalmente por sua cauda mais longa, sem pelos e geralmente fina.

Fuente: Klop

Tipos de toupeiras - Características, fotos e exemplos -

Tipos de toupeiras Talpini

A este grupo pertencem espécies como a toupeira europeia (Talpa europaea), a toupeira espanhola (Talpa occidentalis) e a toupeira davidiana, uma espécie da qual não se conhece muito hoje em dia. A toupeira europeia e a toupeira ibérica são praticamente indistinguíveis, pois ambas possuem um corpo cilíndrico, um focinho pontiagudo, uma pequena cauda e membros em forma de espada. Entretanto, elas podem ser diferenciadas em alguns aspectos, como o tamanho maior da toupeira europeia, seus membros ligeiramente mais largos ou seu focinho mais curto.

Tipos de toupeiras - Características, fotos e exemplos -

Tipos de toupeiras Urotrichinis

Entre seus representantes podemos destacar a espécie Urotrichus talpoides, endêmica do Japão e conhecida por sua cauda peluda e de tamanho médio, e a toupeira-musaranho (Dymecodon pilirostris) que, como seu nome sugere, parece muito semelhante a uma musaranho destacando seu pequeno tamanho de corpo e coloração cinzenta.

Tipos de toupeiras - Características, fotos e exemplos -
Imagem: Diertjevandedag

Habitat das toupeiras

As toupeiras são nativas de países eurasiáticos e da América do Norte. Dificilmente podemos ver estes mamíferos solitários na natureza, pois passam a maior parte de suas vidas no subsolo cavando túneis de até 3 metros de profundidade, onde descansam e armazenam alimentos, e é por isso que se pensa que as toupeiras são cegas, pois não precisam do sentido da visão para sobreviver.

Este modo de vida também lhes oferece maior proteção contra predadores, como é o caso de algumas aves, embora de vez em quando possam sair de seus esconderijos para reconhecer o ambiente em que se encontram ou para procurar algum alimento. Podemos identificar a presença desses mamíferos graças aos montes de terra que eles formam no solo como resultado da escavação de seus túneis. Portanto, se vemos estas elevações do solo, podemos pensar que estamos perto da casa de uma toupeira e devemos respeitá-la.

Em algumas regiões agrícolas, este animal não é muito bem-vindo, pois há uma crença de que eles destroem o solo impedindo o crescimento das plantas. Entretanto, outros acreditam que as toupeiras oferecem benefícios aos agricultores, já que, mexendo o solo com suas patas, os nutrientes necessários para os vegetais emergem e o solo é arejado. As toupeiras também comem insetos, impedindo que danifiquem as colheitas.

Talvez você possa se interessar por este outro artigo sobre animais que vivem em cavernas e tocas.

Tipos de toupeiras - Características, fotos e exemplos - Habitat das toupeiras

Como é a reprodução e como nascem as toupeiras

Dependendo da espécie, os meses reprodutivos das toupeiras podem variar, mas geralmente são os meses entre fevereiro e maio. As fêmeas têm ovotestis, ou seja, um órgão reprodutor composto por uma zona ovariana e uma zona testicular (hermafroditismo). Em períodos reprodutivos o primeiro se desenvolve mais, de modo que as fêmeas podem ser fertilizadas pelos machos, e em períodos não reprodutivos o testículo se desenvolve sem produzir espermatozóides, mas produz níveis de testosterona.

Quando a fêmea é fertilizada, a gestação das crias dura cerca de um mês, e geralmente nascem em número de 3 ou 6 filhotes de touperas peladas (sem pelos). Posteriormente, os jovens passam mais um mês lactando para finalmente se tornarem independentes e prontos para buscarem a alimentação por conta própria.

Agora que você conhece melhor os tipos de toupeiras existentes, talvez possa se interessar por este outro artigo do PeritoAnimal sobre animais insetívoros: características e exemplos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de toupeiras - Características, fotos e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Control Solutions. Coast Mole. Disponível em: <https://www.animalcontrolsolutions.com/animals/coast-mole-control.html>. Acesso em 25 de maio de 2021.
  • NatGeo. O Mundo Subterrâneo das Toupeiras-Nariz-de-Estrela, o Comedor Mais Rápido do Nosso Planeta. Disponível em: <https://www.natgeo.pt/animais/2017/07/o-mundo-subterraneo-das-toupeiras-nariz-de-estrela-o-comedor-mais-rapido-do-nosso>. Acesso em 25 de maio de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Diertjevandedag
1 de 7
Tipos de toupeiras - Características, fotos e exemplos