Partilhar

Tosa Inu

Atualizado: 4 dezembro 2018
Tosa Inu

A Tosse Inu ou tosa japonesa é um cão imponente, bonito e fiel, tem uma personalidade reservada com estranhos mas afetuoso com seus parentes mais próximos. É um cachorro grande, com características físicas tipo do Molosso que pode ultrapassar 60 centímetros de altura na cernelha.

Se você está pensando em adotar uma Tosa Inu, é essencial que você se informe adequadamente sobre a personalidade, os cuidados e algumas dicas de educação e treinamento. Não é um cachorro para qualquer tipo de família, por isso, sua adoção deve ser pensada para ser realizada de forma responsável. Veja tudo o que você precisa saber sobre Tosa Inu nesta ficha do PeritoAnimal e descubra se é o cachorro perfeito para você!

Origem
  • Ásia
  • Japão
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Recomendações
  • Focinheira
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Tosa Inu: origem

Esta raça de cachorro tem sua origem na antiga província japonesa de Tosa, atual prefeitura de Kochi, como uma raça de lutas, tradição antiga datada do século XIV que fez parte da "cultura" de algumas províncias.

Para desenvolver a raça Tosa Inu, várias cruzamentos foram realizadas entre o cachorro japonês Shikoku Inu e seis raças ocidentais: Bulldog Inglês, Mastiff Inglês, Pointer Inglês, Great Gane, São Bernardo e Bull Terrier. Acredita-se que atualmente o Tosa Inu ainda é usado como cachorro de briga em algumas prefeituras do Japão de forma clandestina, mas também é usado em seu país de origem como um cão de guarda.

Tosa Inu: características

O Tossa Inu é um cachorro de porte grande, robusto e com um ar majestoso. Tem um crânio forte e amplo, a depressão naso-frontal (stop) é um pouco abrupta. O nariz é preto, os olhos são pequenos e castanho-escuros, as orelhas são pequenas, penduradas, finas e altas inserções e o pescoço tem uma papada evidente. O corpo é musculoso e alto, a parte de trás é horizontal e reta, enquanto o peito é largo e profundo, os flancos são bem fechados. O rabo deste cachorro é espesso na sua base e afina no final, sua pelagem é curta, dura e densa. As cores aceitas são:

  • Vermelho;
  • Tigrado;
  • Preto;
  • Malhado;
  • Manchas brancas no peito e pés.

Não há um peso específico para esta raça, mas sim uma altura mínima: os machos tem mais de 60 centímetros e as fêmeas cerca de 55 centímetros. Trata-se de um cachorro muito forte e vigoroso.

Tosa Inu: personalidade

De acordo com o padrão oficial, o Tosa Inu tem um temperamento paciente e ousado. É um cachorro muito leal à família, seguro de si e da capacidade física que possui, tendem a ser um pouco tímidos e reservados com aqueles que não conhecem.

O relacionamento com crianças pequenas geralmente é excelente. O Tosa Inu tem um instinto natural de proteção e um temperamento calmo e relaxado dentro de casa, que se encaixa perfeitamente com as crianças pois irá suportar suas brincadeiras e puxões de orelha. No entanto, o Tosa Inu é um cachorro de porte grande que pode machucar, sem querer, quando ele corre ou está em algum joga, por isso é recomendável sempre supervisionar as brincadeiras e educar as crianças corretamente para que elas entendam como tratar um animal de estimação.

Com outros cachorros, o Tosa Inu pode ter uma excelente convivência desde que educado corretamente mas, é importante monitorar pois dependendo da reação dos cachorros ele pode ter tendência em proteger sua família.

A adoção do Tosa Inu deve ser realizada por uma pessoa experiente e conhecedora da raça, se não estiver acostumado a treinar cachorros grandes, é melhor optar por outras raças. Além disso, se surgirem problemas comportamentais, é essencial procurar um profissional adequado para ajudar e orientar sua educação e cuidado.

Não vamos esquecer que, devido à sua grande força física, ele precisará de uma pessoa capaz de controlá-lo em um caso hipotético de emergência. O uso do equipamento anti-tração e trabalhar a obediência regularmente são fatores fundamentais se você não tiver capacidade física suficiente. Tenha isso em conta!

Tosa Inu: cuidados

A pelagem do Tosa Inu é muito fácil de manter e cuidar. Esta raça de cachorro têm um pelo curto e duro, que precisa de escovagem semanal para se manter livre de sujeira e pelos mortos. Por outro lado, é indicado dar banho aproximadamente a cada dois meses ou quando seja necessário, pode dar banho se estiver muito sujo. É preciso limpar com regularidade os restos de comida e sujeira que podem acumular nas rugas do seu rosto, mantendo a higiene adequada.

Essa raça de cachorro precisa de 2 a 3 caminhadas diárias que lhe permitam interagir com outros animais, exercitar-se, relaxar e desfrutar de estimulação mental. Um bom exercício que combina estimulação e relaxamento é semear, uma atividade muito simples de realizar.

O ideal é que o Tosa Inu possa morar em uma casa grande e até mesmo com um jardim, mas lembramos que o jardim não substitui os passeios diários e poder estar dentro de casa. No entanto, o Tosa Inu pode se adaptar a viver em um apartamento, desde que receba os cuidados e exercícios suficientes.

Tosa Inu: educação

A parte mais importante da educação do Tosa Inu é, sem dúvida, a socialização que deve começar desde filhote para evitar comportamentos indesejáveis. Para socializar, deve apresentá-lo a todo tipo de pessoas, animais e ambientes, um processo que permitirá que ele se relacione adequadamente e evite medos e reações inesperadas. Tudo isso deve ser baseado no reforço positivo pois o Tosa Inu é um cachorro que, devido à sua sensibilidade, reage negativamente ao abuso e à punição.

É um cão com o qual pode trabalhar muito bem a obediência e treinamento, uma vez que tem uma predisposição natural para a estimulação mental proporcionada por este tipo de atividade. Por esta razão e para um bom controle deste cachorro, é fundamental trabalhar as ordens básicas de obediência desde filhote. Aprender a sentar, ficar quieto ou vir aqui são instruções básicas que garantirão sua segurança e que ajuda a fortalecer a sua relação com ele.

Um fator para se ter em conta é que o Tosa Inu pode desenvolver alguns problemas comportamentais se não receber o afeto e os exercícios apropriados. Não é um cachorro que costuma latir muito, mas pode desenvolver hábitos destrutivos se suas necessidades não forem sanadas, também pode se tornar um cão reativo com outros cães se o processo de socialização tiver sido negligenciado.

Tosa Inu: saúde

Em termos gerais, os Tosa Inu costumas ter boa saúde e não são propensos a doenças hereditárias comuns. No entanto, isso depende, em grande parte, da linha genética da qual eles vêm, porque assim como há criadores responsáveis, também há criadores que simplesmente buscam lucrar com a vida de animais. Alguns dos problemas que podem afetar são:

Para garantir que o Tosa Inu tenha um bom estado de saúde, é aconselhável visitar o veterinário a cada 6 meses, seguir com regularidade o calendário de vacinação e desparasitação (interna e externamente) regularmente. Hábitos que qualquer cachorro deve seguir. Outros detalhes que se deve prestar atenção é a higiene, limpar os dentes, orelhas ou esvaziar as glândulas anais, se necessário, são algumas das práticas a serem realizadas para mantê-lo limpo.

Curiosidades

  • Não se esqueça que a tosse Inu é um cão considerado potencialmente perigoso. Antes de considerar a adoção deste cachorro, você deve consultar a lei e os regulamentos aplicáveis de onde você morar.

Fotos de Tosa Inu

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Tosa Inu

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Tosa Inu

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Tosa Inu
1 de 7
Tosa Inu

Voltar ao topo da página