Spitz dos visigodos ou vallund sueco
O spitz dos visigodos, também chamado de vallhund sueco, é um cachorro de porte pequeno que se originou há muitos séculos na Suécia. Destinado ao pastoreio, proteção e caça de pequenos animais.
Ele tem uma boa personalidade, inteligência, docilidade e lealdade, sendo um bom cachorro de companhia e tolerando crianças, embora no início desconfie de estranhos. Continue lendo para conhecer a origem, personalidade, características, cuidados, educação e saúde do spitz dos visigodos.
- Europa
- Suécia
- Grupo V
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
Origem do spitz dos visigodos
O cachorro spitz dos visigodos, vallhund sueco ou pastor sueco, é uma raça de porte pequeno que se originou há mais de 1000 anos na Suécia e foi usado pelos vikings para segurança, proteção e pastoreio.
A origem não é clara, mas existem correntes que garantem sua conexão com o welsh corgi Pembroke, cães originários da Inglaterra com constituição e aspecto muito parecidos aos spitz dos visigodos. Esses cachorros estiveram perto da extinção em 1942, mas Björn von Rosen e Karl-Gustaf Zetterste conseguiram evitar.
Em 1943, a raça foi reconhecida pelo Kennel Club sueco (SKK) sob o nome de Svensk Vallhund, mas somente 10 anos depois que seu nome oficial foi dado. Até hoje, é uma raça desconhecida fora da Suécia. Em 2008, participou pela primeira vez no Westminster Kennel Club Dog Show.
Características do spitz dos visigodos
O spitz dos visigodos é um cachorro de porte pequeno, os machos não ultrapassam os 35cm e as fêmeas os 33cm. Seu peso varia entre 9 kg e 14 kg. São cães compactos e alongados com os olhos de tamanho médio, ovalados e de cor marrom escuro. As orelhas são médias, triangulares, de inserção média, pontiagudas e cobertas de pelo macio. O nariz é preto e os lábios são apertados e lisos. Em referência às pernas, são fortes e a cauda pode ser longa ou curta naturalmente para cima ou para baixo.
Quanto à pelagem, é de dupla camada média, a interna é densa e grossa e a externa é de pelo colado e duro. Além disso, tem o pelo mais longo na barriga, na cauda e nas patas.
A pelagem dos cachorros spitz dos visigodos pode ser de diferentes cores:
- Cinza
- Amarelo acinzentado
- Avermelhado
- Castanho
Personalidade do spitz dos visigodos
Os cachorros da raça spitz dos visigodos ou vallhund sueco são dedicados, agradáveis, inteligentes, carinhosos, alegres, tranquilos, alertas e confiantes. São muito leais, mas costumam ser desconfiados com os estranhos.
Eles adoram passar o tempo com seus cuidadores e são especialmente tolerantes com crianças, pois são muito animados e brincalhões. Também são cães independentes, portanto sofrem menos que outras raças com a ausência do cuidador em casa, mas não deve ser pretexto para deixá-los sozinhos por mais tempo que o necessário.
Cuidados do spitz dos visigodos
O spitz dos visigodos necessitam de estimulação mental e vários exercícios, como testes de rastreamento, para que sua mente e corpo se mantenham ativos. Também precisam de hábitos de higiene de seus dentes para prevenir doenças ou infecções dentais e limpeza dos ouvidos para prevenir as dolorosas e desagradáveis otites.
Quanto ao pelo desses cachorros, devem ser escovados com certa frequência, especialmente nas épocas de queda para eliminar o pelo morto que podem predispor a certas doenças. Para que os cachorros mantenham uma boa qualidade de vida, a medicina preventiva deve ser aplicada com exames periódicos no centro veterinário e com a desparasitação e vacinação de rotina, a fim de prevenir doenças parasitárias e infecciosas, respectivamente.
Educação do spitz dos visigodos
Os cães da raça spitz dos visigodos sãointeligentes e intuitivos que assimilam com facilidade os comandos e ensinamentos do seu cuidador.
A educação deve começar desde cedo e ensiná-los durante o período de socialização de suas primeiras semanas de vida o contato com outros animais, pessoas e estímulos diversos. Bem como ensiná-los a não atacar os estranhos ou pular em seus calcanhares.
Saúde do spitz dos visigodos
A expectativa de vida dos spitz dos visigodos ou vallhund suecos pode alcançar os 12 ou 14 anos, desde que não desenvolvam uma doença súbita, devastadora ou de início adiantado sem diagnóstico precoce. É uma raça saudável sem patologias congênitas ou hereditárias.
As doenças que podem sofrer com certa frequência são:
- Displasia do quadril: doença degenerativa em que há uma falta de congruência ou adaptação entre as superfícies articulares dos ossos envolvidos na articulação do quadril (o acetábulo e o fêmur). Essa má união articular leva a lassidão da articulação, que permite a mobilização dos ossos, o que causa artrose, instabilidade, fraqueza, dano e dor que levam à atrofia muscular e claudicação.
- Lombalgia: a dor nas costas na região lombossacra, geralmente de origem muscular que produz um processo inflamatório com aumento da tensão e tônus da musculatura da área, que ativa as vias nervosas que transmitem os estímulos dolorosos e se desenvolve uma contratura muscular. Em outras ocasiões, o nervo pode até ser pinçado por compressão de sua raiz, causando um processo muito doloroso ou resultar em uma hérnia de disco.
Onde adotar um spitz dos visigodos
Adotar um spitz dos visigodos é muito difícil, principalmente se não vivemos na Suécia ou países próximos. No entanto, você sempre pode perguntar em protetores, abrigos ou associações de resgate de cachorros suecos pela internet.