Acessórios e cosméticos

Tipos de escovas para cachorro

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 4 dezembro 2019
Tipos de escovas para cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Manter o nosso cachorro limpo é fundamental para garantir a sua saúde e bem-estar geral. Durante os passeios, os cães costumam brincar com outros cachorros, saltar, sujar-se... Com isso, acabam se submetendo a fatores que podem deixar o seu pelo sujo e com nós, no caso de cachorros de pelo comprido. Além de dar o banho seguindo as indicações do veterinário, o tutor deve escovar seu pelo regularmente, com o objetivo de retirar toda a sujeira, mantendo a pelagem suave e sedosa.

Dependendo da raça e do tipo de pelo do nosso cachorro, você deve seguir diferentes técnicas de escovação. Como escolher o tipo de escova para cachorro? Para evitar comprar a compra de uma escova errada que pode acabar machucando seu pet, no PeritoAnimal vamos lhe mostrar as melhores escovas para cada tipo de pelagem.

Também lhe pode interessar: Shampoo anti-pulgas para gatos caseiro

Índice

  1. Escova para cada pelagem de cachorro
  2. Escova para cachorro de pelo curto
  3. Escova para cachorro de pelo médio
  4. Escova para cachorro de pelo comprido
  5. Escova para cachorro com pelo liso
  6. Escovas para cachorros de água

Escova para cada pelagem de cachorro

Como já ressaltamos acima, para cada tipo de pelo do nosso cachorro, devemos utilizar uma escova diferente. Além disso, a frequência para escovar o pelo do seu cachorro também vai depender do seu comprimento, grossura e quantidade de perda do mesmo. Existem raças de cachorros com uma maior tendência à queda de pelo que outras, algumas ao contrário, não soltam pelo.

Depois da hora do passeio, a escovação do pelo é um dos melhores momentos do dia para o nosso cachorro. Se ele for escovado de forma adequada, entrará em um estado de relaxamento e satisfação cada vez que você retirar a sujeira acumulada no pelo. Somente desembaraçando os nós que aparecerem é que possível manter em perfeitas condições a saúde da sua pele. No entanto, uma má escolha da escova de cachorro, ou não saber como escovar o pelo pode ocasionar num momento realmente incômodo e muito desagradável para nosso animal.

No geral, diferenciamos três tipos de pelo de cachorro: curto, médio e comprido. Cada um deles precisa de um tipo de escova específica e frequências diferentes de escovação. A seguir, vamos mostrar que tipo de escova devemos usar para pentear o nosso cachorro caso ele tenha o pelo curto, médio ou comprido.

Tipos de escovas para cachorro - Escova para cada pelagem de cachorro

Escova para cachorro de pelo curto

Os cachorros de pelo curto precisam de um cuidado muito menor, se comparados aos de pelo longo. Por apresentarem uma pelagem pouco densa, eles precisam de no máximo duas ou três escovações por semana. Dentro das raças consideradas de pelo curto, existem diferentes medidas e características do pelo que vão determinar se devemos mesmo realizar duas ou três escovações semanais. Por exemplo, o Chihuahua é um cachorro de pelo curto e costuma perder uma grande quantidade de pelo, por isso precisará de mais escovações que um Dálmata ou um Boxer, que não perdem tanto pelo, por exemplo.

Os cachorros com este tipo de pelo precisam de escovas somente para retirar o pelo em excesso, pois não apresentam a possibilidade de acumular nós, nem sujeira. Nesse caso, vamos precisar de uma escova de cerdas de borracha ou plástico, para evitar machucar a pele do nosso cachorro e arrancar pelos que não devemos. Além disso, estas escovas são muito simples de limpar e de manter em perfeitas condições.

Tipos de escovas para cachorro - Escova para cachorro de pelo curto

Escova para cachorro de pelo médio

Os cachorros de pelo médio como o Pastor Alemão, o Border Collie ou o Golden Retriever, que têm uma maior quantidade de pelo do que os anteriores, precisam de no mínimo quatro escovações por semana. Se o tutor tiver tempo suficiente para escovar o pelo uma vez por dia, o seu companheiro peludo irá nos agradecer e conseguiremos manter a limpeza da casa constantemente.

Por apresentar um pelo mais comprido, grosso e denso que os de pelo curto, esses cachorros precisam de uma escova de cerdas metálicas finas e juntas, conhecida como rasqueadeira para cachorro, para conseguir retirar o pelo morto acumulado. Estes cachorros costumam perder bastante quantidade de pelo, e se não você não remover esse pelo, ele vai acumulando por toda a casa.

Tipos de escovas para cachorro - Escova para cachorro de pelo médio

Escova para cachorro de pelo comprido

Os cachorros de pelo comprido são os que precisam de mais atenção quanto ao cuidado do seu pelo, visto que costumam formar mais nós, acumular sujeira e, na maioria das vezes, são eles que perdem uma grande quantidade de pelo. Assim, o tutor deve escovar o pelo do cachorro todos os dias, principalmente depois de cada passeio. No entanto, no PeritoAnimal recomendamos que você combine a escovação diária em casa com uma sessão de estética canina por mês, no mínimo.

Para os cachorros com um pelo mais comprido que também possuem uma pele delicada, como os Yorkshire, precisamos de uma escova de dupla face com cerdas redondas de um lado e outras mais duras de pelo sintético no outro. Assim, podemos passar primeiro a parte de cerdas redondas, desembaraçar o pelo com muito cuidado, eliminar o pelo morto e, em seguida passar o outro lado para dar suavidade e brilho ao pelo.

Para os cachorros de pelo comprido com a pele mais grossa e menos delicada, podemos utilizar primeiro uma escova de cerdas metálicas, como a que utilizamos para o pelo médio, para desembaraçar e eliminar a sujeira facilmente. Por ele ter uma maior quantidade de pelo, a escovação deverá ser feita com muito cuidado, para não machucar o animal com puxões.

Tipos de escovas para cachorro - Escova para cachorro de pelo comprido

Escova para cachorro com pelo liso

Cachorros com pelos lisos precisam de escovação diária, para evitar a formação de nós e eliminar os pelos mortos. A melhor escova para cachorro shih tzu que tem o pelo liso, por exemplo, é a escova chamada Furminator. Ela é a melhor opção para evitar danificar os pelos, além de evitar a irritação da pele do animal. Esse tipo de escova tem outra vantagem, já que roporciona a produção de óleos naturais que retarda a queda dos pelos, e os estimula a ficarem mais sedosos e com muito mais brilho.

Tipos de escovas para cachorro - Escova para cachorro com pelo liso

Escovas para cachorros de água

Por último, é importante diferenciar o pelo dos cachorros de água, que é caracterizado por ser frisado e muito denso. Os cachorros Poodle e Bichon Frisé, entre outros, precisam de uma escova muito diferente das vistas nos itens anteriores. Para poder desembaraçar o seu pelo sem o danificar ou arrancar, eliminar a sujeira e mantê-lo saudável e forte, vamos precisar de um pente de cerdas metálicas grossas e separadas, também chamado de desembolador.

A escovação deverá ser feita com este pente todos os dias, depois de cada passeio, para evitar a formação de nós. Embora sejam cachorros que não costumam perder pelo, têm tendência a gerar uma grande quantidade de nós, acumular areia, terra, etc. Desta forma, se tem um cachorro de água e perceber que ele está perdendo muito pelo, deverá levá-lo ao veterinário para que este o examine e averigue se ele apresenta alguma deficiência alimentar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de escovas para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Acessórios e cosméticos.

Vídeos relacionados com Tipos de escovas para cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com Tipos de escovas para cachorro

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Lara
KingKomb!!

São 51 cerdas emborrachadas de tamanho perfeito para remover pêlos soltos e ajuda a manter o seu animal de estimação com um toque sedoso.

-Pode ser usado também no tapete, sofá e no interior do carro!!

-Bordas retráteis de remoção de pêlo e limpeza automática

-Reduz a queda de pêlo

-Tem garantia

-Cerdas de borracha são excelentes para massagem e estimulação dérmica para uma pelagem saudável

-Não corta a pele do seu pet

-Remoção confortável e fácil

Valdete
Minha pinscher vai fazer 3 meses segunda feira, vacinas estão em dias.. preciso de orientações. De ontem pra hoje ela começou a ter diarréia, vomito e não come nada 😢 me ajudem hj por ser feriado Estar tudo fechado.. no mais muito obrigado !
Luísa Savala
Oi Valdete! Temos um artigo que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-diarreia-e-vomito-o-que-pode-ser-22654.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Joe Monzer
HI..QUE TIPO DE ESCOVA PR MEU CACHORO BICHON FRISE COM PELO FRISADO..OBRIGADO..
1 de 6
Tipos de escovas para cachorro