Partilhar

Elkhound Norueguês

Atualizado: 3 abril 2020
Elkhound Norueguês

Se você quer conhecer uma das raças de cachorros que acompanhou os famosos e experientes vikings, está com sorte. Neste artigo te apresentamos o Elkhound ou Caçador de Alces Norueguês, um cachorro com características e qualidades surpreendentes. Esses antigos cachorros são afetuosos, leais e, ao mesmo tempo, corajosos e excelentes caçadores. Destacando-se por seu excelente olfato, resistência e tenacidade, além de uma bela aparência, não surpreende que haja tantas pessoas apaixonadas por esta raça. Aqui no PeritoAnimal, vamos te mostrar os detalhes sobre esses lindos cachorros e explicar tudo o que você precisa saber sobre o Elkhound Norueguês, continue lendo!

Origem
  • Europa
  • Noruega
Classificação FCI
  • Grupo V
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Elkhound Norueguês

Os Caçadores de Alces Noruegueses são cachorros que pertencem à categoria dos Spitz nórdicos, sendo tradicionalmente considerados cães de caça. Eles são muito comuns nas montanhas da Noruega, onde provavelmente tiveram sua origem. Também recebem o nome de Elkhound, sendo provável que façam parte dos descendentes dos antigos cães das turfeiras, ou seja, dos primeiros cães que viviam nos povoados da Europa em tempos pré-históricos.

Devido a restos arqueológicos encontrados em depósitos, onde foram encontrados os restos de navios e povoados vikings e onde apareceram também esqueletos de cães praticamente idênticos aos do Elkhound atual, presume-se que eles eram cachorros que acompanhavam os vikings em suas longas e emocionantes viagens.

Tradicionalmente, os Elkhounds ou Caçadores de Alces Noruegueses eram empregados, como você pode deduzir pelo seu nome, como cães de caça. Isso não é um acaso, já que esses cachorros têm um olfato incrivelmente desenvolvido, além de uma grande resistência para perseguir presas, geralmente alces e ursos das montanhas norueguesas.

Características do Elkhound Norueguês

Estes cachorros são considerados uma raça de porte médio para grande, com uma altura nos machos entre 45 e 55 centímetros na cernelha e um peso que varia entre 23 e 27 kg. Nas fêmeas, o tamanho é um pouco menor, embora não exageradamente, uma vez que pesam entre 18 e 25 kg e sua altura varia entre 45 e 50 centímetros. As diferenças entre os sexos às vezes são insignificantes.

Continuando com as características do Elkhound Norueguês, seu corpo tem um formato quadrado e é muito sólido e robusto, com a cauda de alta inserção enrolada sobre as costas e coberta por uma densa e longa camada de pelos. A cabeça do Elkhound tem forma de cunha, se estreitando à medida em que se aproxima da trufa preta e apresentando um stop sensível, mas não abrupto. Os olhos são geralmente de cor marrom escura e não são muito grandes ou proeminentes. As orelhas, eretas e de inserção alta, como a cauda, são pontudas e longas.

A pelagem do Elkhound Norueguês tem duas camadas, uma superior que é relativamente longa, densa, lisa e mais grossa, e a subcamada que é felpuda, muito macia e também densa. Essa estrutura de duas camadas garante uma grande capacidade de isolamento contra o frio, que predomina nos locais onde o Elkhound teve origem. A gama de tons de cinza é a única aceita no padrão, geralmente com uma tonalidade mais clara na barriga, no peito e nas pernas, com pontas pretas nos pelos da camada superficial determinando o quão claro ou escuro o cinza é. A parte frontal do focinho e as orelhas formam uma máscara escura e geralmente têm uma marca em forma de arnês, caracterizada por pelos da área que vai da cernelha até os cotovelos e da cernelha ao peito, formando uma linha de cerca de 5-6 centímetros de largura; esta marca não possui os mesmos pelos com pontas pretas que estão presentes no resto do corpo.

Personalidade do Elkhound Norueguês

Os Elkhounds são cachorros muito atentos, e têm uma personalidade muito ativa, sempre alerta, por isso são excelentes cães de guarda, avisando sobre qualquer perigo em potencial com seus latidos. Por esse motivo, eles são bastante desconfiados e relutantes em lidar com estranhos, embora geralmente não costumem ser agressivos.

Por outro lado, os Elkhounds são cachorros muito afetuosos e sociáveis, especialmente com as pessoas, pois com outros cachorros ou outros animais eles podem ser dar realmente mal. São cachorros muito adequados para crianças, pois com elas são especialmente pacientes e atenciosos, cuidando delas e garantindo que nada lhes aconteça. Assim, eles são excelentes cachorros babás.

Outra característica do temperamento do Elkhound Norueguês é que ele é um cachorro muito independente, por isso você precisa dar espaço para que ele se mova e fique à vontade. Além disso, é um cachorro muito brincalhão e ativo, então precisa de muito exercício para ficar tranquilo.

Por último, cabe destacar que estamos falando de um cachorro extremamente guloso, o que facilita seu treinamento com prêmios, do qual falaremos nas seções seguintes.

Cuidados do Elkhound Norueguês

Como já dissemos anteriormente, dentro dos cuidados do Elkhound Norueguês, destaca-se a alta dose de atividade física que ele precisa. Este cachorro tem um alto nível de energia, por isso precisa se exercitar diariamente, caso contrário, ficará nervoso e poderá ter comportamentos disruptivos ou anormais. Recomenda-se um mínimo de 1 hora de exercício de alta intensidade por dia. Além de desequilibrá-los, o estilo de vida sedentário pode fazer com que desenvolvam obesidade ou, no mínimo, excesso de peso, o que terá várias consequências negativas para sua saúde.

Quanto aos cuidados com sua pelagem, ela precisa de um mínimo de 2 a 3 escovações por semana para estar em boas condições, embora os banhos tenham que ser limitados para apenas quando for necessário, uma vez que os Elkhounds possuem uma pele um tanto delicada e podem sofrer de várias doenças dermatológicas.

Por serem cachorros muito gulosos, além de submetê-los a diferentes atividades físicas, será essencial oferecer-lhes uma dieta adequada, composta principalmente de carne e peixes, com frutas e vegetais em menor quantidade. Caso você queira oferecer ração, é muito importante optar por uma de qualidade, feita com ingredientes naturais e aptos para o consumo humano. Para estabelecer uma dieta caseira, recomendamos consultar este artigo: "Dieta BARF para cachorros".

Se, em vez de um indivíduo adulto, você adotou um filhote de Elkhound, e também se este for o primeiro cachorro com o qual você convive, você deve adicionar à lista de cuidados uma cama confortável para dormir, brinquedos variados (especialmente mordedores), tigelas de comida e água

Adestramento do Elkhound Norueguês

Os Elkhounds são cachorros de personalidade forte, e é por isso que, para obter bons resultados em termos de seu treinamento, recomenda-se começar em uma idade muito jovem e ser muito consistente. Caso contrário, se mostrarão muito reticentes e será impossível fazê-los aprender qualquer coisa.

Como comentamos, esta raça é extremamente gulosa, então os prêmios são uma boa motivação para que eles aprendam, sendo um grande incentivo quando recebem um petisco ao fazer algo certo. Você também pode se aproveitar do seu bom olfato e exercitá-lo com base em jogos de farejamento e rastreamento, que os estimularão física e mentalmente.

Para obter bons resultados no treinamento Elkhound, algumas recomendações gerais são: praticar exercícios físicos antes das sessões, usar recompensas e usar técnicas de treinamento baseadas em reforço e respeito. O uso de punições, gritos ou violência não trará resultados positivos para ninguém, muito pelo contrário, provocará o desenvolvimento de medo, insegurança e ansiedade no cachorro, o que pode se traduzir em uma atitude agressiva se ele se sentir atacado. Por todas essas razões, é aconselhável reforçar o bom comportamento e motivar o cachorro a continuar aprendendo com palavras de incentivo e carinho. Um cachorro devidamente estimulado e motivado não apenas aprenderá mais rápido, como também será mais feliz.

Finalmente, e retomando o conselho inicial, para alcançar os resultados esperados é essencial educar o Elkhound de maneira consistente e paciente. Algumas raças são capazes de internalizar determinados comandos ou hábitos de convivência mesmo recebendo um treinamento menos rigoroso; no entanto, com essa raça é necessário trabalhar todos os dias utilizando as técnicas mencionadas. Obviamente, você nunca deve exceder 15 minutos por sessão, pois o tempo excessivo deixará o animal entediado ou nervoso.

Saúde do Elkhound Norueguês

O Elkhound pode se orgulhar de ter uma saúde de ferro, sem doenças graves congênitas ou hereditárias. Parece apenas ter uma certa propensão a sofrer de doenças que afetam a pele, como a dermatite ou as infecções por fungos.

Para que seu cachorro mantenha a boa saúde geral, é recomendável fazer visitas regulares ao veterinário. Nessas visitas, além de vacinar e realizar a desparasitação interna e externa, o cachorro deve ser submetido a exames de diagnóstico para verificar seu estado de saúde e poder capaz de detectar o aparecimento ou a presença de doenças o mais cedo possível.

Se você oferecer todo o cuidado necessário e realizar visitas regulares ao veterinário, o Elkhound pode te acompanhar por 12 a 15 anos.

Fotos de Elkhound Norueguês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Elkhound Norueguês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Elkhound Norueguês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Elkhound Norueguês
1 de 3
Elkhound Norueguês

Voltar ao topo da página