Bull Arab
O bull arab é uma mistura de várias raças de cães, incluindo o bull terrier, o galgo inglês, o braco alemão e o pointer inglês. Outras raças que também podem ter estado envolvidas incluem o mastim, doberman e o dogue alemão.
São cães grandes e fortes, com poderosos instintos de caça, especialmente para caçar javalis, por isso precisam de exercício diário. Leia esta ficha do PeritoAnimal para saber sobre a origem, personalidade, características, cuidado, educação, saúde e onde adotar a raça de cachorro bull arab.
- Oceania
- Austrália
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
- Focinheira
Origem do bull arab
Os cães bull arab originaram-se na Austrália nos anos 1970. Eles eram utilizados para trabalhar e caçar javalis. Eles também são conhecidos como Australian Pig Dog, Aussie Pig Dog, BA ou Arab. A raça é caracterizada principalmente por um excelente olfato, o que lhe permite detectar javalis a uma distância de 6 km.
Este cão foi criado pelo reprodutor Mike Hodgens, que procurava um cão de grande porte com força, habilidades de locomoção veloz e boa capacidade de caça. No entanto, ele deixou de criá-los nos anos 1980. Desde então, outros criadores têm continuado.
Tradicionalmente, o bull arab é considerado 50% bull terrier por sua força de mordida, 25% galgo inglês por sua visão e velocidade e 25% pointer alemão ou inglês por seu senso de olfato e inteligência. Outras teorias dizem que é um cruzamento entre o mastim e o dogue alemão ou o bull-terrier e o doberman.
Características do bull arab
O bull arab é um cachorro de grande porte, os machos possuem uma altura de 63 a 69 cm e as cadelas de 61 a 66 cm. Eles pesam de 32 a 42 kg. É um cão de proporções fortes, com um dorso forte, reto e um pescoço um pouco arqueado, forte e de comprimento moderado. Outras características físicas:
- A cabeça não é muito grande.
- Os olhos são brilhantes e de uma cor correspondente com a sua pelagem.
- As orelhas são caídas e de tamanho médio.
- As patas traseiras são fortes para correr rápido quando está caçando.
- As patas são ovais com os dedos arqueados.
- A cauda é pontiaguda e proporcional ao comprimento do corpo.
- A pelagem do bull arab é curta e em climas frios é lisa com uma ligeira camada dupla.
Cores do bull arab
A pelagem desta raça é predominantemente branca ou creme com manchas de cores mais escuras, mas também pode apresentar as seguintes cores:
- Vermelho
- Preto
- Vermelho fígado com nariz vermelho
- Couro
- Prata
- Azul
- Tabby
- Marrom-claro
Personalidade do bull arab
Os bull arab são cães ativos, leais, amigáveis e independentes. Eles têm um bom caráter e se dão bem com crianças e estranhos. São cães calmos e equilibrados, desde que recebam sua dose diária de exercício e atividade, pois são destinados ao trabalho de caça.
Apesar de serem cães calmos e leais, eles têm uma reputação de agressividade na Austrália devido a ataques a pessoas em vários estados do país. Entretanto, o Conselho Regional Mackay afirma que esta má reputação vem de pessoas que tenham convivido mal com estes cães.
Treinamento do cachorro bull arab
O treinamento do bull arab não deve ser muito difícil. São cães muito inteligentes e são de fácil aprendizagem. Entretanto, é importante tentar diminuir seus fortes instintos de caça.
Até 8 semanas após o nascimento, eles devem se acostumar às pessoas, situações e eventos durante seu período de socialização, o que será fundamental para a personalidade futura do cão. O melhor adestramento é através de um reforço positivo, que visa uma rápida velocidade de aprendizado através de técnicas de baixo estresse que sejam agradáveis para o cachorro, resultando em uma educação mais rápida e mais eficaz.
Cuidados com o bull arab
Os bull arab são cães que precisam de muita atividade diária, por isso seus responsáveis devem estar comprometidos em garantir que eles tenham muito exercício, atividade e movimento diariamente.
Os cuidados que os cães bull arab necessitam são:
- Alimentação equilibrada, elaborada para as espécies caninas e em quantidade suficiente para cobrir suas necessidades diárias de energia de acordo com suas condições particulares (idade, metabolismo, condições ambientais, estado fisiológico, etc.).
- Desparasitação interna e externa para prevenir doenças causadas por parasitas, o que por sua vez impede a transmissão de outros organismos patogênicos contendo os parasitas.
- Vacinação de rotina para prevenir as doenças infecciosas que mais frequentemente afetam os cães.
- Escovação da pelagem quando necessária.
- Banho quando o pelo está sujo ou precisa de um tratamento com shampoo.
Saúde do bull arab
Os cachorros da raça bull arab têm uma expectativa de vida de 12 a 15 anos e são considerados uma raça forte e saudável desde que sejam mantidos uma série de cuidados, controles e profilaxia sanitária no veterinário.
Alguns problemas a serem destacados no bull arab são:
- Epilepsia: uma doença neurológica que consiste no aumento da atividade elétrica do cérebro, devido à estimulação espontânea das células nervosas. Isto faz com que se despolarizem e levam a uma convulsão epilética de curta duração que produz convulsões que consistem em tremores e contrações localizadas ou generalizadas nas quais se pode ou não perder a consciência.
- Catarata: ocorre quando a lente do olho desenvolve uma opacidade, na lente cristalina. Esta opacidade pode ser total ou parcial e pode causar a cegueira.
- Deslocamento da lente primária: uma condição na qual os ligamentos que suportam a lente do olho são rasgados ou enfraquecidos. Isto faz com que a lente não esteja em sua posição ideal habitual como a lente do olho, o que pode causar dificuldades de visão e até mesmo cegueira nos bull arab afetados. Geralmente ocorre entre 3 e 6 anos de idade.
- Dilatação gástrica: estes cães têm tendência a desenvolver dilatação gástrica após a ingestão devido a intenso exercício ou desespero por comida, principalmente. Além disso, um estômago dilatado pode girar, causando dilatação-torção do estômago resultando em sinais clínicos graves em cães, tais como aumento da salivação, angústia respiratória, depressão, anorexia, vômitos improdutivos, dor abdominal severa, membranas mucosas pálidas, mal-estar, desmaios e choque.
- Criptorquidia: perturbação na descida normal dos testículos em machos. Em vez de descer no escroto, eles permanecem no abdômen ou a meio caminho na região da virilha. Se deixado sem solução, retirado e esterilizado, pode levar à torção testicular ou ao câncer testicular.
Onde adotar um bull arab
Os bull arab são nativos da Austrália e são raros em outros locais, portanto pode ser bastante difícil conseguir adotar um desses cães. Antes de tomar a decisão, você deve considerar se você realmente tem o tempo que estes cães precisam diariamente para se exercitar e liberar sua intensa atividade.
Se este for o caso, o próximo passo é perguntar aos abrigos e centros de acolhimento de animais se eles têm algum cão desta raça para adoção. Se este não for o caso, eles podem fornecer informações sobre a raça, ou você pode verificar com as associações de resgate de uma de suas raças-mãe e perguntar.