Partilhar

Australian Cobberdog

Atualizado: 8 novembro 2019
Australian Cobberdog

Atualmente, as raças híbridas de cachorros estão no seu auge e os Cockapoo, os Maltipoo e os Labradoodle são uma boa amostra disso. Outra dessas raças é o Australian Cobberdog, que deve ser diferenciado do Labradoodle, porque embora tenham sua origem no mesmo tipo de cruza, o Cobberdog Australiano tem um padrão particular, além de diferenças de personalidade e aparência.

Neste artigo do PeritoAnimal iremos lhe contar as características do Australian Cobberdog, sua origem e seus cuidados necessários, tudo isso para que você conheça toda a informação relativa a esta raça híbrida. Não perca!

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Australian Cobberdog: origem

Os Australian Cobberdog são uma raça desenvolvida depois do surgimento do Labradoodle, pois vem da mesma cruza, isto é, a de Labradores e Poodles. Contudo, diferenciar ambas as raças é necessário, uma vez que os Labradoodle começaram a cruzar-se de forma incontrolada, o que levou a alterações e problemas com a raça. Por isso, desenvolveu-se um programa de cruzamentos abrangente, criando um novo segmento genético com o objetivo de obter cachorros adequados para cinoterapia, os Australian Cobberdog.

Seu nome indica claramente o objetivo e função principal desses cachorros, já que "cobber" é uma palavra que significa amigo ou ajudante. A raça foi reconhecida como raça independente em 2012 pelo Master Dog Breeders & Associates (MDBA). Estabeleceram-se como três requisitos principais para esta raça:

  1. Bom temperamento;
  2. Ser hipoalergênico e não trocar a pelagem;
  3. Ter boa saúde genética.

Australian Cobberdog: características

O Cobberdog pode ter diferentes tamanhos, portanto estabeleceu-se três medidas diferentes:

  • Australian Cobberdog miniatura: varia entre 33 até 43 centímetros de altura e 6 a 10 quilos;
  • Australian Cobberdog médio: varia entre 43 a 50 centímetros de altura e 12 a 20 quilos;
  • Australian Cobberdog grande: varia entre 50 e 58 centímetros de altura e 20 a 35 quilos.

O corpo dos Australian Cobberdog é equilibrado e proporcional, sem exageros no tamanho ou na morfologia, sendo só ligeiramente compridos. A cabeça é retangular, com o focinho médio e escuro. Os olhos também são médios e escuros, ao passo que as orelhas são medianas e arredondas, pendentes ao lado da cabeça, na altura dos olhos.

O pelo dos cachorros Australian Cobberdog é comprido, podendo ser encaracolado ou ondulado. Ele é sedoso e muito brilhante, fino e hipoalergênico, pois não produz caspa nem é renovado sazonalmente.

Australian Cobberdog filhotes

Por se tratar de uma cruza de Labradores e Poodles, não é de causar espanto que os filhotes de Australian Cobberdog se encontrem entre os mais fofos do mundo canino. Independentemente do seu tamanho, caracterizam-se por seu pelo frondoso e encaracolado, que inclusive pode chegar a esconder seus pequenos olhos, mostrando uma expressão fofa e doce.

Por outro lado, os Australian Cobberdog se destacam por serem cachorros muito tranquilos, dóceis e equilibrados. Desta forma, mesmo que os filhotes sejam brincalhões, não são estressados e sim obedientes e tranquilos. São carinhosos e muito empáticos.

Recomenda-se iniciar sua socialização e educação ainda filhote, já que são cachorros muito habilidosos que aprendem desde a mais terna infância.

Cores do Australian Cobberdog

Em relação as cores do Australian Cobberdog, é preciso ressaltar que eles podem ter dois tipos de pelo. Por um lado, existem aqueles que tem pelo de cor sólida que pode estar combinada a outras cores. Por outro lado, há aqueles que possuem cores sombreadas, apresentando um pelo com várias tonalidades da mesma cor. Algumas cores estão relacionadas a uma pigmentação que pode ser escura (vermelho, prateado, preto, branco, pêssego, lavanda, dourado) ou rosada (café, chocolate, branco, bege).

Australian Cobberdog: personalidade

Os cachorros da raça Australian Cobberdog são muito valorizados como cachorros para cinoterapia por possuírem habilidades especiais, como seu grande talento para aprender coisas novas em uma velocidade vertiginosa. Se somarmos isso ao fato que são considerados um dos cachorros mais sensíveis e receptivos às emoções que encontramos, entende-se o porquê de serem tão bons terapeutas.

Além disso, são cães extremamente carinhosos e atentos, estando sempre alertas às necessidades e ao bem estar dos demais. Nunca se mostrarão agressivos nem muito ativos. Por isso, são cachorros ideais para todos os tipos de espaços e de famílias, tendo uma grande capacidade adaptativa. Os Australian Cobberdog se dão bem com todo mundo, sem importar gênero, idade ou espécie.

Australian Cobberdog: cuidados

O Australian Cobberdog não é um cachorro muito difícil de cuidar. Um dos aspectos fundamentais é simplesmente dar-lhes atenção e demonstrar todo nosso carinho, passando tempo com ele e dando presentinhos e carícias sem limites.

Em geral, nenhum dos Australian Cobberdog (mini, médio ou grande) precisam realizar exercício muito intenso diariamente. Passeios, atividades e jogos de intensidade média são mais do que o suficiente. Por se tratarem de cachorros tão inteligentes, necessitam receber uma estimulação mental adequada, o que pode ser feito com jogos de inteligência ou atividades como as de procurar por algo. De qualquer forma, o exercício e os jogos devem estar combinados com uma alimentação de qualidade e equilibrada, ajustada as suas necessidades calóricas em função de seu peso e nível de atividade física.

Apesar de termos dito que os cuidados com o Australian Cobberdog são simples, é preciso dedicar tempo para cuidar do seu pelo. Assim, é preciso penteá-lo com frequência, sendo aconselhável a escovação uma vez ao dia. Desta forma, o pelo irá se manter limpo e saudável, com um aspecto realmente deslumbrante e livre de nós e emaranhados. Neste sentido, uma vez que são cachorros que não trocam de pelo, é recomendável levá-los a um pet shop.

Australian Cobberdog: educação

Como mencionamos anteriormente, o Australian Cobberdog é um cachorro que se destaca por sua grande inteligência e altíssima sensibilidade. Além disso, ele é muito dócil e atento. Tudo isso faz com que seja uma das raças caninas mais fáceis de adestrar, pois além de necessitarem de poucas repetições para aprender, não é teimoso e adora agradar seus donos.

De qualquer forma, nunca deve-se recorrer a castigos ou outros tipos de maus tratos, sendo infinitamente mais efetivo usar técnicas de adestramento positivo, que impliquem premiar as boas condutas e motivar o animal para que queira continuar aprendendo.

Australian Cobberdog: saúde

O Australian Cobberdog surgiu, em parte, pela necessidade de superar os problemas de saúde do Labradoodle. Por sorte, este objetivo foi cumprido, pois o Australian Cobberdog possui excelente saúde.

Ele não sofre de doenças congênitas associadas a sua genética, contudo, assim como os outros cachorros, está exposto a diversas doenças virais e bacterianas. Por isso, é vital mantê-lo vacinado e sem parasitas, o que pode ser feito seguindo o calendário de vacinação estabelecido pelo veterinário.

Australian Cobberdog: adotar

Antes de adotar qualquer animal, é preciso estar plenamente consciente de que esta decisão não pode ser tomada de forma rápida e impensada. É um compromisso longo e difícil às vezes, mas que sem dúvida vale a pena. Como ocorre com outras raças, adotar um cachorro mestiço ou híbrido tem múltiplas vantagens, ademais, existem infinitas associações e abrigos com milhares de cachorros para adoção. Ao procurá-las você poderá ajudar a combater os maus-tratos aos animais, agraciando esse cachorro com a oportunidade de desfrutar de um lar confortável e feliz.

Se você procura especificamente adotar um Australian Cobberdog por todas suas características mencionadas, recomendamos que entre em contato com diferentes associações ou abrigos de animais. Se em nenhuma delas houver Australian Cobberdogs disponíveis nesse momento, você pode pedir que lhe avisem se chegar algum. É preciso ser paciente e não se desesperar, mesmo que às vezes pareça muito difícil, pois sem dúvidas a espera vale a pena.

Bibliografia
  • Imagem 7: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia

Fotos de Australian Cobberdog

Vídeos de Australian Cobberdog

1 de 3
Vídeos de Australian Cobberdog
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Australian Cobberdog

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Australian Cobberdog

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Australian Cobberdog
1 de 7
Australian Cobberdog

Voltar ao topo da página