Curiosidades do mundo animal

Pode cortar o bigode do gato?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 23 maio 2023
Pode cortar o bigode do gato?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Estudar cada detalhe do gato ajuda a melhorar a qualidade de vida do animal. Pensando nisso, o PeritoAnimal elaborou este artigo, que fala sobre os bigodes dos gatos. Também conhecidos como vibrissas, eles são órgãos sensoriais individuais de mamíferos, caracterizados pela formação de pelos ao redor das fossas nasais.

E, infelizmente, muita gente se pergunta se pode cortar o bigode do gato. E a resposta para isso é não! Os bigodes auxiliam os gatos na sua localização espacial, na visão, na caça, no equilíbrio e em várias outras funções. Além disso, também servem para ajudar na comunicação com seus tutores e outros animais. Para saber mais detalhes sobre essa peculiaridade do mundo dos gatos, continue lendo.

Também lhe pode interessar: Para que serve o bigode do gato?

Índice

  1. Pode cortar o bigode do gato?
  2. O bigode do gato cresce de novo?
  3. Pode encostar no bigode do gato?
  4. Pode cortar a “sobrancelha” do gato?

Pode cortar o bigode do gato?

Os gatos possuem sentidos táteis extremamente aguçados, podendo se tornar agressivos quanto o toque é inesperado ou indesejado. Os bigodes, também chamados de vibrissas, são utilizados para examinar o meio a sua volta. Esses pelos são mais espessos que os demais, sendo três vezes mais profundos dentro da pele.

Nos bigodes, existem um grande número de mecanorreceptores (receptores que captam estímulos mecânicos, como a compressão ou o estiramento da pele e de órgãos internos) e neurônios sensoriais responsivos à pressão ou distorção na sua base. Os folículos pilosos das vibrissas possuem musculatura estriada aderida, tornando possível que os gatos as movimentem de forma voluntária.

Como exímios caçadores, os gatos possuem excelente visão para objetos distantes. No entanto, a sua visão para enxergar em sua proximidade não é muito eficiente. Para contornar essa situação, as vibrissas faciais auxiliam a localizar a presa, o alimento, a água e objetos por meio de ondas ou vibrações do deslocamento de ar. Além das vibrissas faciais (bigodes), ainda existem as vibrissas presentes em tufos superciliares e entre as orelhas e mandíbula (tufos genais), responsáveis também pela conscientização espacial[1].

Então, se você se pergunta se pode cortar o bigode do gato, saiba que a resposta para isso é não. Caso as vibrissas sejam cortadas, o gato perderá parte de sua habilidade de caçador, ficando vulnerável a predadores e aos perigos das cidades. A vibrissas são extremamente sensíveis, sendo seu corte totalmente contraindicado para gatos de qualquer idade. Além das funções já citadas, as vibrissas também podem ser sinalizadoras de importantes estados afetivos dos gatos, pois eles as posicionam ligeiramente para frente quando estão em estado de alerta.

Em situações em que os bichanos estão brincando ou caçando, as vibrissas podem se posicionar para baixo ou apresentarem-se recuadas quando o animal sente medo ou descontentamento. Por isso, nunca se deve cortar ou arrancar os bigodes dos felinos, sendo a prática muito prejudicial à espécie. Caso o animal passe por alguma situação que prejudique a integridade dos seus bigodes, deverá ficar protegido até seu crescimento completo.

O bigode do gato cresce de novo?

Uma dúvida muito comum é se os bigodes que foram cortados ou caíram por algum motivo crescem novamente. Para responder a essa pergunta, devemos pensar o seguinte: o bigode, assim como as sobrancelhas e as demais vibrissas do gato, possuem um ciclo de crescimento, igual a qualquer outro tipo de pelo.

O ciclo de crescimento do pelo divide-se em 3 fases:

  1. Fase anágena: ocorre intensa multiplicação celular na matriz do pelo, constituindo a fase de crescimento;
  2. Fase de transição ou catágena: há uma interrupção do crescimento celular e ocorre uma regressão dos folículos;
  3. Fase telógena: também chamado de período de descanso; o pelo está próximo de ser eliminado.

Portanto, a depender da fase de crescimento do pelo, ele poderá crescer mais rápido ou mais devagar, o que também acontecerá com as vibrissas. Então, mesmo sabendo que crescerão novamente, não apare e nem arranque os bigodes do gato.

Pode encostar no bigode do gato?

Como descrito anteriormente, os bigodes dos gatos possuem receptores de pressão que auxiliam o animal na percepção de movimentos e objetos que estão ao seu redor, na percepção ambiental em situações de pouca luz, atuando como proteção contra traumas. Além disso, podem auxiliar na relação homem-animal, considerando que as carícias feitas pelo tutor podem ser percebidas de maneira positiva ou negativa.

Tudo vai depender do tipo de toque que a pessoa faça nos bigodes dos gatos. Carícias suaves em sua cabeça, mesmo que toquem esses pelos mais sensíveis, podem resultar em momentos prazerosos e de tranquilidade para o gato. No entanto, toques mais brutos nos bigodes dos gatos podem causar grande incômodo no animal.

Descubra 10 sinais de que seu gato te ama neste outro artigo.

Pode cortar a “sobrancelha” do gato?

Geralmente, os gatos possuem 12 vibrissas de cada lado do rosto, divididas em quatro fileiras entre o focinho e a boca. Existem ainda vibrissas acima dos olhos, popularmente chamadas de “sobrancelhas dos gatos”, no queixo e nas patas dianteiras. Na região onde nascem esses pelos especializados, existem muitos nervos e células sensoriais.

Devido a todas as funções já comentadas das vibrissas, não, não se pode cortar a sobrancelha dos gatos. Elas nunca devem ser cortadas pois servem como proteção para o animal. Caso aconteça algo que cause um dano às vibrissas, como um tratamento quimioterápico, por exemplo, o felino deverá ficar em um ambiente seguro para evitar acidentes. Sem as vibrissas, é comum o animal ficar preso em lugares mais estreitos, já que a comprimento dos bigodes geralmente acompanha a maior largura do corpo, dando ao bichano uma boa noção de espaço.

Agora que você já sabe que não podemos cortar o bigode dos gatos, continuamos falando sobre a importância dos bigodes dos felinos no vídeo a seguir:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode cortar o bigode do gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Costa, M.M. Fatores Comportamentais Relacionados a Consultas Clínicas e Hospitalização de Gatos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2019. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/200132/001102343.pdf?isAllowed=y&sequence=1. Acesso em 23/05/2023.
Bibliografia
  • Melo, M.L.S. Revisão de Literatura: comportamento felino e diminuição do estresse associado ao manejo cat friendly. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, 2021. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/23284/1/MLSM06072022-MV359.pdf. Acesso em 23/05/2023.
  • Fernandes, C.M.S. Síndrome de Pandora: Prevenção e Tratamento – Revisão Sistemática. Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Câmpus de Araçatuba, 2071. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/156706/000901735.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 23/05/2023.
  • Santana, G.M. et al. Avaliação do ciclo do pelo através do tricograma em cães com lesões dermatológicas pruriginosas. XXVI Congresso de Iniciação Científica, UFPEL, 2017. Disponível em https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2017/CA_02956.pdf. Acesso em 23/05/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pode cortar o bigode do gato?