Curiosidades do mundo animal

Animais podem ter Síndrome de Down?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 31 agosto 2023
Animais podem ter Síndrome de Down?

A Síndrome de Down é uma alteração genética que se produz no ser humano por diferentes causas e é uma condição congênita frequente. A maioria das doenças que afetam os seres humanos não são exclusivas da espécie humana, na realidade, em muitas ocasiões é possível se deparar com animais com patologias que afetam pessoas também. Algumas patologias que são associadas ao processo de envelhecimento ou à diminuição da capacidade do sistema imunológico em humanos têm as mesmas causas e associações em animais.

Isto te leva à seguinte pergunta, existem animais com Síndrome de Down? Se você quer saber se os animais podem ter Síndrome de Down ou não, continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para esclarecer essa dúvida.

Também lhe pode interessar: Gato com Síndrome de Down

Índice

  1. O que é a Síndrome de Down?
  2. Existem animais com Síndrome de Down?
  3. Cachorro com Síndrome de Down
  4. Tigre com Síndrome de Down
  5. Gatos com Síndrome de Down

O que é a Síndrome de Down?

Para esclarecer de forma adequada esta questão, antes é importante conhecer o que é esta patologia e que mecanismos fazem com que apareça nos seres humanos.

A informação genética do ser humano está contida nos cromossomos, os cromossomos são estruturas formadas por DNA e proteínas com um nível de organização muito alto, que contêm a sequência genética e portanto determinam em grande medida a natureza do organismo e em muitas ocasiões as patologias que este apresenta.

O ser humano dispõe de 23 pares de cromossomos e a Síndrome de Down é uma patologia que tem causa genética, uma vez que as pessoas afetadas por esta patologia possuem uma cópia extra do cromossomo 21, que em vez de ser um par, são três. Esta situação que origina a Síndrome de Down conhece-se medicamente como trissomia do cromossomo 21.

Esta alteração genética é a responsável pelos traços físicos que observamos em pessoas afetadas pela Síndrome de Down e que se acompanham de um certo grau de incapacidade cognitiva e de alterações do crescimento e do tecido muscular, além disso, a Síndrome de Down também se relaciona com um maior risco de sofrer outras doenças.

Existem animais com Síndrome de Down?

Você já se perguntou sobre quais animais podem ter Síndrome de Down? Devemos saber que a síndrome de Down é uma alteração exclusivamente humana, uma vez que a organização cromossômica dos seres humanos é diferente da que os animais apresentam.

No entanto, é óbvio que os animais também possuem informações genéticas específicas com sequências particulares; na verdade, os gorilas têm um DNA que é idêntico ao DNA humano em uma proporção de 97-98%.

Uma vez que os animais têm sequências genéticas organizadas em cromossomos (os pares de cromossomos variam de acordo com cada espécie), eles podem sofrer trissomias em algum cromossomo, o que pode resultar em dificuldades cognitivas e fisiológicas, bem como em alterações anatômicas que conferem um estado característico.

Isso ocorre, por exemplo, em ratos de laboratório que apresentam uma trissomia no cromossomo 16. No entanto, para concluir essa questão, devemos nos ater à seguinte afirmação: os animais podem sofrer alterações genéticas e trissomias em algum cromossomo, mas NÃO a síndrome de Down, uma alteração exclusivamente humana causada por uma trissomia no cromossomo 21. Assim, não existem animais com Síndrome de Down.

Cachorro com Síndrome de Down

É comum encontrar fotos que viralizaram na internet de supostos "animais com Síndrome de Down", como o caso do tigre Kenny e a gata Maya. Essa tendência levanta questionamentos sobre a possibilidade de animais possuírem essa alteração genética, principalmente em cachorros. No entanto, como já esclarecemos, a Síndrome de Down é uma trissomia exclusiva do par de cromossomos 21 no DNA humano.

Portanto, não existem cachorros com Síndrome de Down. Os cães podem apresentar alterações genéticas, mas não a Síndrome de Down como conhecemos. Explicamos isso de forma mais detalha neste artigo: existe cachorro com Síndrome de Down?

Animais podem ter Síndrome de Down? - Cachorro com Síndrome de Down

Tigre com Síndrome de Down

Como você viu na primeira foto deste artigo, apresentamos um tigre diferente. A história do tigre-de-bengala branci Kenny é a mais famosa de um suposto animal com Síndrome de Down. O felino faleceu em 2008 quando tinha 10 anos. Mas como você sabe pelo que já explicamos, na verdade ele não era um tigre com Síndrome de Down. Mas ele possuía uma alteração genética provocada pelo cruzamento consanguíneo entre dois irmãos.

Animais podem ter Síndrome de Down? - Tigre com Síndrome de Down

Gatos com Síndrome de Down

A ideia de gatos terem síndrome de Down surgiu devido a certos gatos apresentarem características físicas e comportamentais semelhantes a esse problema. No entanto, essas características não são causadas pela síndrome, mas por outras condições. Um exemplo é o Grumpy Cat, que tinha nanismo e uma aparência semelhante, ou os gatos Monty e Maya, com olhos afastados e falta de ponte nasal.

Alguns sintomas em gatos que se assemelham à síndrome de Down em humanos incluem olhos afastados, curvados para cima, pequenos ou deformados, aparência triste, orelhas de formato diferente ou menores, nariz achatado ou empinado, baixo tônus muscular, perda de audição ou visão, tamanho menor, alterações cardíacas e dificuldades motoras, micção ou defecação. Abaixo você confere o que supostamente seria um gato com Síndrome de Down, mas não, é um tipo de alteração genética.

Agora que você que não existem animais com Síndrome de Down, não perca nosso artigo sobre algumas das mais comuns doenças neurológicas em cães.

Animais podem ter Síndrome de Down? - Gatos com Síndrome de Down

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais podem ter Síndrome de Down?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Animais podem ter Síndrome de Down?