Partilhar

Os animais podem ter Síndrome de Down?

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 3 abril 2019
Os animais podem ter Síndrome de Down?

Síndrome de Down é uma alteração genética que se produz no ser humano por diferentes causas e é uma condição congênita frequente. A maioria das doenças que afetam os seres humanos não são exclusivas da espécie humana, na realidade, em muitas ocasiões é possível se deparar com animais com patologias que afetam pessoas também. Algumas patologias que são associadas ao processo de envelhecimento ou à diminuição da capacidade do sistema imunológico em humanos têm as mesmas causas e associações em animais.

Isto te leva à seguinte pergunta, existem animais com Síndrome de Down? Se você quer saber se os animais podem ter Síndrome de Down ou não, continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para esclarecer essa dúvida.

Também lhe pode interessar: Gato com Síndrome de Down

O que é o Síndrome de Down?

Para esclarecer de forma adequada esta questão, antes é importante conhecer o que é esta patologia e que mecanismos fazem com que apareça nos seres humanos.

A informação genética do ser humano está contida nos cromossomos, os cromossomos são estruturas formadas por DNA e proteínas com um nível de organização muito alto, que contêm a sequência genética e portanto determinam em grande medida a natureza do organismo e em muitas ocasiões as patologias que este apresenta.

O ser humano dispõe de 23 pares de cromossomos e a Síndrome de Down é uma patologia que tem causa genética, uma vez que as pessoas afetadas por esta patologia possuem uma cópia extra do cromossomo 21, que em vez de ser um par, são três. Esta situação que origina a Síndrome de Down conhece-se medicamente como trissomia do cromossomo 21.

Esta alteração genética é a responsável pelos traços físicos que observamos em pessoas afetadas pela Síndrome de Down e que se acompanham de um certo grau de incapacidade cognitiva e de alterações do crescimento e do tecido muscular, além disso, a Síndrome de Down também se relaciona com um maior risco de sofrer outras doenças.

Os animais podem ter Síndrome de Down? - O que é o Síndrome de Down?

Animais com Síndrome de Down: é possível?

No caso da Síndrome de Down, é uma doença exclusivamente humana, uma vez que a organização cromossômica dos seres humanos é diferentes da que os animais apresentam.

No entanto, é óbvio que os animais também possuem uma determinada informação genética com uma sequência específica, de fato, os gorilas apresentam um DNA que é igual ao DNA humano em uma percentagem de 97-98%.

Dado que os animais dispõem de sequências genéticas ordenadas também em cromossomos (os pares de cromossomos dependem de cada espécie), podem sofrer trissomias de algum cromossomo e que estas se traduzam em dificuldades cognitivas e fisiológicas, assim como em alterações anatômicas que lhes conferem um estado característico.

Isto acontece, por exemplo, nos ratos de laboratório que apresentam uma trissomia no cromossoma 16. Para concluir esta questão devemos ficar com a seguinte afirmação: os animais podem sofrer alterações genéticas e trissomias em algum cromossomo, mas NÃO é possível existir animais com Síndrome de Down, pois é uma doença exclusivamente humana e causada por uma trissomia no cromossomo 21.

Se você tem interesse em continuar sabendo mais sobre o mundo animal, confira também nosso artigo que responde à pergunta: Os animais riem?

Os animais podem ter Síndrome de Down? - Animais com Síndrome de Down: é possível?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os animais podem ter Síndrome de Down?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os animais podem ter Síndrome de Down?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os animais podem ter Síndrome de Down?
1 de 3
Os animais podem ter Síndrome de Down?

Voltar ao topo da página