Curiosidades do mundo animal

Morcegos fofos: fotos e curiosidades

 
Morcegos fofos: fotos e curiosidades

Os morcegos são mamíferos com asas da ordem Chiroptera que sofrem injustamente por uma certa fama vampiresca ou pela transmissão da raiva. Vamos esclarecer, a real é que das 1200 espécies de morcegos existentes no mundo, 178 delas no Brasil, apenas três se alimentam de sangue (hematófagas) e o ser humano não faz parte da sua cadeia alimentar, apesar de relatos de casos isolados. São essas três espécies de morcegos-vampiros que podem transmitir a raiva quando estão contaminadas, assim como cachorros, gatos, porcos, guaxinins, dentre outros mamíferos. A recomendação oficial, portanto, é sempre informar as autoridades locais sobre a presença de morcegos para um controle de zoonoses e não matar o animal, já que a maneira mais simples de fazer esse controle é com ele vivo.

A maioria das espécies de morcegos têm hábitos noturnos e a presença em dia e horas não habituais podem ser um sinal de raiva. Considerando tudo isso, acreditamos que a maioria das pessoas não esteja acostumada a reparar bem na fisionomia desses animais para além das suas asas e coloração. Foi pensando em quebrar esse tabu que preparamos essa seleção de morcegos fofos neste post do PeritoAnimal, para provar que eles são mais simpáticos do que dizem por aí!

Índice

  1. A importância dos morcegos na natureza
  2. Morcegos fofos
  3. Morcegos são animais silvestres

A importância dos morcegos na natureza

Com a questão da raiva esclarecida, também é importante lembrar que os morcegos, assim como todos os animais dentro de seu ecossistema, têm um papel fundamental na preservação do meio-ambiente e equilíbrio da natureza. As espécies frugívoras e as nectarívoras, por exemplo, contribuem com a polinização de espécies de flores, já os morcegos insetívoros ajudam no controle de pragas urbanas e agrícolas.

Em tempo, os morcegos-vampiros também deixam a sua contribuição para essa perspectiva antropocentrista com a sua contribuição aos estudos de medicamentos anticoagulantes. Segundo reportagem publicada pelo G1[1], as substâncias anticoagulantes encontradas na sua saliva têm propriedades importantes para esses estudos clínicos.

Para que não restem dúvidas, deixamos esse vídeo aqui explicando o que os morcegos comem:

Morcegos fofos

Agora, vamos ao prometido! Dê uma olhada na nossa seleção de fotos de morcegos fofinhos e tente não simpatizar com nenhuma delas:

Os morcegos do Tolga Bat Hospital

É difícil escolher apenas uma foto do acervo do Tolga Bat Hospital, em Atherton, na Austrália. Esse centro veterinário especializado em cuidar dos morcegos tem registros fotográficos absolutamente adoráveis dos morcegos e sua rotina de cuidados:

Morcegos fofos: fotos e curiosidades - Morcegos fofos
Imagem: Reprodução/Jurgen Freund/Tolga Bat Hospital

A prova de que morcegos fofos e humanos conscientes podem conviver em harmonia:

Morcegos fofos: fotos e curiosidades -
Imagem: Reprodução/Jurgen Freund/Tolga Bat Hospital

Morcego-branco-de-honduras

A espécie Ectophylla alba entra na nossa lista de morcegos fofinhos porque chama atenção ao quebrar o estereótipo do morcego preto. Sim, essa espécie frugívora é branca do focinho amarelo e encontrada apenas na América Central.

Morcegos fofos: fotos e curiosidades -

O Micropteropus pusillus parece um ratinho voador

E essa espécie frutífera encontrada na Etiópia e outras partes da África ocidental, sudoeste e central que é conhecida como 'rato voador' pelo tamanho e semelhança.

Morcegos fofos: fotos e curiosidades -
Imagem: Reprodução/https:/tbreporter.com

Morcego fofo comendo melancia

Porque não custa lembrar que as espécies frutíferas têm um papel muito importante na natureza relacionado à dispersão das sementes. Neste caso, o morcego fofinho claramente não está na natureza, mas fica o lembrete!

Morcegos fofos: fotos e curiosidades -

Morcego fofo bocejando

Os morcegos são animais de hábitos noturnos e a maioria deles dorme durante o dia. Algumas espécies, inclusive, podem passar até 3 meses dormindo para economizar energia.

Morcegos fofos: fotos e curiosidades -

Acerdon celebensis, a 'raposa voadora'

Apesar de ser apelidada como a raposa voadora (Sulawesi flying fox, em inglês), essa é uma espécie de morcego frutívoro endêmico na Indonésia que, infelizmente está vulnerável, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Esse tipo de morcego se alimenta de frutas como como e fruta-pão.

Morcegos fofos: fotos e curiosidades -

Uma 'raposa voadora' filhote

As 'raposas voadoras' fazem um sucesso danado na internet. Essa foto, por expemplo, viralizou no Reddit. O que vemos é um filhote de morcego fofinho da espécie comentada anteriormente.

Morcegos fofos: fotos e curiosidades -
Imagem: Reprodução/Reddit

Morcego fofo polinizador

A imagem é autoexplicativa. Esse clique do momento de trabalho de um morcego polinizador é o retrato de uma das funções deles na natureza.

Morcegos fofos: fotos e curiosidades -

Otonycteris hemprichii, o morcego orelhudo do Saara

Essa espécie chama atenção não só pelas orelhonas, mas por ser uma habitante de uma das zonas mais inóspitas do mundo: o Saara. É lá que esse morceguinho se alimenta da insetos como escorpiões venenosos.

Morcegos fofos: fotos e curiosidades -

Morcegos são animais silvestres

Por via das dúvidas, saiba que os morcegos são animais silvestres e não podem ser criados em casa. Além do risco de contaminação, já explicado, os morcegos no Brasil estão protegidos pela Lei de Proteção à Fauna[2], o que faz da sua caça ou destruição, crime.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Morcegos fofos: fotos e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. PORTO, Amanda. Terra da Gente. Brasil tem 178 espécies de morcegos e só três se alimentam de sangue. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/brasil-tem-178-especies-de-morcegos-e-so-tres-se-alimentam-de-sangue.ghtml/>. Acesso em 14 de julho de 2020.
  2. LEI N° 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5197.html/>. Disponível em: 14 de julho de 2020.
Bibliografia
  • PORTO, Amanda. Terra da Gente. Brasil tem 178 espécies de morcegos e só três se alimentam de sangue. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/brasil-tem-178-especies-de-morcegos-e-so-tres-se-alimentam-de-sangue.ghtml/>. Acesso em 14 de julho de 2020.
  • Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Raiva. Dicas em Saúde. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/198_raiva.html/>. Acesso em 14 de julho de 2020.
  • DOS REIS, Nelio R. et al. (Ed.). Morcegos do brasil. Univesidade Estadual de Londrina, 2007.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/Jurgen Freund/Tolga Bat Hospital
Imagem: Reprodução/Jurgen Freund/Tolga Bat Hospital
Imagem: Reprodução/https:/tbreporter.com
Imagem: Reprodução/Reddit
1 de 11
Morcegos fofos: fotos e curiosidades