Partilhar

Morcegos fofos: fotos e curiosidades

 
Morcegos fofos: fotos e curiosidades

Os morcegos são mamíferos com asas da ordem Chiroptera que sofrem injustamente por uma certa fama vampiresca ou pela transmissão da raiva. Vamos esclarecer, a real é que das 1200 espécies de morcegos existentes no mundo, 178 delas no Brasil, apenas três se alimentam de sangue (hematófagas) e o ser humano não faz parte da sua cadeia alimentar, apesar de relatos de casos isolados. São essas três espécies de morcegos-vampiros que podem transmitir a raiva quando estão contaminadas, assim como cachorros, gatos, porcos, guaxinins, dentre outros mamíferos. A recomendação oficial, portanto, é sempre informar as autoridades locais sobre a presença de morcegos para um controle de zoonoses e não matar o animal, já que a maneira mais simples de fazer esse controle é com ele vivo.

A maioria das espécies de morcegos têm hábitos noturnos e a presença em dia e horas não habituais podem ser um sinal de raiva. Considerando tudo isso, acreditamos que a maioria das pessoas não esteja acostumada a reparar bem na fisionomia desses animais para além das suas asas e coloração. Foi pensando em quebrar esse tabu que preparamos essa seleção de morcegos fofos neste post do PeritoAnimal, para provar que eles são mais simpáticos do que dizem por aí!

A importância dos morcegos na natureza

Com a questão da raiva esclarecida, também é importante lembrar que os morcegos, assim como todos os animais dentro de seu ecossistema, têm um papel fundamental na preservação do meio-ambiente e equilíbrio da natureza. As espécies frugívoras e as nectarívoras, por exemplo, contribuem com a polinização de espécies de flores, já os morcegos insetívoros ajudam no controle de pragas urbanas e agrícolas.

Em tempo, os morcegos-vampiros também deixam a sua contribuição para essa perspectiva antropocentrista com a sua contribuição aos estudos de medicamentos anticoagulantes. Segundo reportagem publicada pelo G1[1], as substâncias anticoagulantes encontradas na sua saliva têm propriedades importantes para esses estudos clínicos.

Para que não restem dúvidas, deixamos esse vídeo aqui explicando o que os morcegos comem:

Morcegos fofos

Agora, vamos ao prometido! Dê uma olhada na nossa seleção de fotos de morcegos fofinhos e tente não simpatizar com nenhuma delas:

Os morcegos do Tolga Bat Hospital

É difícil escolher apenas uma foto do acervo do Tolga Bat Hospital, em Atherton, na Austrália. Esse centro veterinário especializado em cuidar dos morcegos tem registros fotográficos absolutamente adoráveis dos morcegos e sua rotina de cuidados:

Morcegos fofos: fotos e curiosidades - Morcegos fofos
Imagem: Reprodução/Jurgen Freund/Tolga Bat Hospital

A prova de que morcegos fofos e humanos conscientes podem conviver em harmonia:

Imagem: Reprodução/Jurgen Freund/Tolga Bat Hospital

Morcego-branco-de-honduras

A espécie Ectophylla alba entra na nossa lista de morcegos fofinhos porque chama atenção ao quebrar o estereótipo do morcego preto. Sim, essa espécie frugívora é branca do focinho amarelo e encontrada apenas na América Central.

O Micropteropus pusillus parece um ratinho voador

E essa espécie frutífera encontrada na Etiópia e outras partes da África ocidental, sudoeste e central que é conhecida como 'rato voador' pelo tamanho e semelhança.

Imagem: Reprodução/https:/tbreporter.com

Morcego fofo comendo melancia

Porque não custa lembrar que as espécies frutíferas têm um papel muito importante na natureza relacionado à dispersão das sementes. Neste caso, o morcego fofinho claramente não está na natureza, mas fica o lembrete!

Morcego fofo bocejando

Os morcegos são animais de hábitos noturnos e a maioria deles dorme durante o dia. Algumas espécies, inclusive, podem passar até 3 meses dormindo para economizar energia.

Acerdon celebensis, a 'raposa voadora'

Apesar de ser apelidada como a raposa voadora (Sulawesi flying fox, em inglês), essa é uma espécie de morcego frutívoro endêmico na Indonésia que, infelizmente está vulnerável, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Esse tipo de morcego se alimenta de frutas como como e fruta-pão.

Uma 'raposa voadora' filhote

As 'raposas voadoras' fazem um sucesso danado na internet. Essa foto, por expemplo, viralizou no Reddit. O que vemos é um filhote de morcego fofinho da espécie comentada anteriormente.

Imagem: Reprodução/Reddit

Morcego fofo polinizador

A imagem é autoexplicativa. Esse clique do momento de trabalho de um morcego polinizador é o retrato de uma das funções deles na natureza.

Otonycteris hemprichii, o morcego orelhudo do Saara

Essa espécie chama atenção não só pelas orelhonas, mas por ser uma habitante de uma das zonas mais inóspitas do mundo: o Saara. É lá que esse morceguinho se alimenta da insetos como escorpiões venenosos.

Morcegos são animais silvestres

Por via das dúvidas, saiba que os morcegos são animais silvestres e não podem ser criados em casa. Além do risco de contaminação, já explicado, os morcegos no Brasil estão protegidos pela Lei de Proteção à Fauna[2], o que faz da sua caça ou destruição, crime.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Morcegos fofos: fotos e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. PORTO, Amanda. Terra da Gente. Brasil tem 178 espécies de morcegos e só três se alimentam de sangue. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/brasil-tem-178-especies-de-morcegos-e-so-tres-se-alimentam-de-sangue.ghtml/>. Acesso em 14 de julho de 2020.
  2. LEI N° 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5197.html/>. Disponível em: 14 de julho de 2020.
Bibliografia
  • PORTO, Amanda. Terra da Gente. Brasil tem 178 espécies de morcegos e só três se alimentam de sangue. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/brasil-tem-178-especies-de-morcegos-e-so-tres-se-alimentam-de-sangue.ghtml/>. Acesso em 14 de julho de 2020.
  • Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Raiva. Dicas em Saúde. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/198_raiva.html/>. Acesso em 14 de julho de 2020.
  • DOS REIS, Nelio R. et al. (Ed.). Morcegos do brasil. Univesidade Estadual de Londrina, 2007.

Escrever comentário sobre Morcegos fofos: fotos e curiosidades

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Morcegos fofos: fotos e curiosidades
Imagem: Reprodução/Jurgen Freund/Tolga Bat Hospital
Imagem: Reprodução/Jurgen Freund/Tolga Bat Hospital
Imagem: Reprodução/https:/tbreporter.com
Imagem: Reprodução/Reddit
1 de 11
Morcegos fofos: fotos e curiosidades

Voltar ao topo da página