Diferença entre galo e galinha

Diferença entre galo e galinha

Como saber se a ave é galo ou galinha? Em linguagem comum, notamos que usamos galinha ou galo para designar as aves que cantam alto e põem ovos. Além disso, também sabemos muito bem que podemos mantê-lo como um animal de estimação. Entretanto, frango é o nome que usamos para falar do animal que cozinhamos e comemos.

Mas, como podemos saber se se trata de um galo ou galinha quando têm menos de 3 meses de idade? Com que idade podemos saber se é uma galinha ou um galo? Se você está fazendo estas perguntas a si mesmo, neste artigo do PeritoAnimal vamos te contar a diferença entre galo e galinha. Boa leitura.

Qual a diferença entre galo e galinha?

Para saber a diferença entre galo e galinha, devemos primeiro saber que a espécie genérica à qual pertencem faz parte da ordem dos Galliformes ou galináceos. Nesta ordem, há diferentes aves, como:

  • Galo
  • Galinha
  • Pavão
  • Faisão
  • Perdiz
  • Peru

Em segundo lugar, quando falamos de galinhas, geralmente nos referimos à galinha doméstica sob o nome científico Gallus gallus domesticus. A galinha é o nome da fêmea de várias espécies de Galliformes, enquanto que o frango pertence à espécie Gallus gallus domesticus, mas se refere à categoria mais jovem desta ave. A explicação é simples: o frango é uma ave jovem dentro da espécie de galinha doméstica.

Para conhecer perfeitamente a diferença entre todos os seus nomes, que muitas vezes designam a mesma coisa, é necessário conhecer o crescimento de uma ave, embora o princípio permaneça sempre difícil, pois nunca se saberá qual vem primeiro, o ovo ou a galinha.

Assim, o galo macho fertiliza a galinha para dar um ovo. Em seguida, ele se desenvolve da seguinte forma:

  • Após 21 dias da fertilização: o ovo se desenvolve em um pintinho.
  • Após cerca de 90 dias: o pintinho se desenvolve em um frango, que pode ser tanto macho quanto fêmea. Na maturidade sexual, o pintinho torna-se uma galinha ou um galo que pode se reproduzir.

Agora que você entende como reconhecer uma galinha e uma galinha, e que tudo se baseia no crescimento do animal, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para obter mais informações sobre os galináceos.

E se você vai criar galinhas como animais de estimação e está com pintinhos em casa, não perca este artigo com ótimas sugestões de nomes para pintinhos.

Como saber se o frango é macho ou fêmea?

As espécies avícolas têm várias subespécies de Galliformes, classificadas segundo o Congresso Ornitológico Internacional em 5 categorias:

  • Megapodiidae.
  • Cracidae.
  • Numididae: estamos falando da galinha-d'angola.
  • Odontophoridae.
  • Phasianidae: ela inclui os frangos. Portanto, em Phasianidae, o termo genérico para a fêmea adulta é a galinha, enquanto que o galo é o nome que representa o macho adulto.

A galinha pode ser uma galinha doméstica, mas também uma galinha d'água comum ou uma galinha de peru: ou seja, galinha é a fêmea de várias espécies de aves. O galo é o macho delas. Um frango, sendo então uma subespécie da galinha doméstica, pode ser tanto macho quanto fêmea.

Para saber se um frango é macho ou fêmea, temos que saber que podemos distinguir entre eles:

  • Um frango adolescente
  • Um galo
  • Uma galinha

Para fins informativos, e embora não justifiquemos estas práticas e as condenemos dentro do PeritoAnimal, vale mencionar que existe também o termo frango capão para designar um frango macho castrado e o termo frango é um frango fêmea da qual os ovários são retirados. Ambas as práticas se destinam a tornar a carne mais tenra para o consumo humano.

Neste ponto do artigo, e agora que você sabe que a galinha doméstica é uma subespécie, você provavelmente está se perguntando como diferenciar um galo de uma galinha, ou como dizer se uma galinha é macho ou fêmea. Para isso, teremos que olhar para os ovos postos pela ave em questão. Quando estiverem de 3 a 4 semanas após o nascimento, notaremos isso:

  • Se forem machos: eles terão um corpo e uma cabeça maiores. Elementos físicos como a crista, o barbet e a cauda serão mais desenvolvidos no galo.
  • Se forem fêmeas: sua complexão física será menor. Além disso, para dizer se é um galo ou uma galinha aos 3 meses será mais fácil, porque por volta desses meses, se for uma galinha, ela porá um ovo.

Não perca este artigo com as principais raças de galinhas.

Com que idade um frango vira galo?

Dentro da família Gallus gallus domesticus, o macho pode ser chamado de três maneiras diferentes. De fato, ao nascer, uma galinha doméstica macho é chamada de pintinho, depois, à medida que cresce, torna-se um frango jovem (um frango adolescente) e finalmente se torna um galo.

A idade em que um frango se torna um galo é quando atingiu a maturidade sexual, ou seja, entre 5 e 9 meses de idade. Esta diferença depende da raça do galo, da quantidade de luz recebida quando o galo era apenas um pintinho e de seu ambiente.

Entretanto, a maturidade sexual plena é atingida entre 8 e 15 meses (de acordo com o mesmo critério), de modo que um galo pode reproduzir-se totalmente neste momento. A galinha também será capaz de se reproduzir neste momento.

Qual a diferença entre galo e galinha?

Agora que sabemos que animal é o frango e de onde vêm os pintinhos, vejamos a diferença entre o galo e uma galinha. Algumas dessas diferenças que denotam o dimorfismo sexual são:

  • Tamanho: como mencionado acima, o frango macho é maior do que a fêmea. Portanto, a primeira diferença entre galo e galinha é que o galo, uma vez adulto, é duas vezes maior do que a galinha.
  • A galinha só cacareja: enquanto que a galinha só cacareja, o galo nos acorda cantando com seu característico "cocoricó".
  • Plumagem: as cores são muito mais brilhantes e marcantes nos galos, enquanto as galinhas têm penas menos iridescentes e mais opacas. Os destaques azuis e esverdeados são mais proeminentes nos galos.
  • A crista: Os machos têm uma crista grande e conspícua. As galinhas, por outro lado, têm uma crista menor. Deve-se notar também que o tamanho e a forma da crista depende das espécies de galinha.
  • Função: outra diferença entre o galo e a galinha é que o galo é dedicado a fertilizar as galinhas e proteger a família. Em contraste, as galinhas se dedicam a incubar e pôr ovos, assim como a cuidar deles depois.

Diferença entre a galinha poedeira e a galinha doméstica

A diferença entre uma galinha poedeira e uma galinha doméstica reside principalmente na função da galinha. Assim, podemos encontrar as seguintes diferenças entre uma e outra:

  • A galinha doméstica: ela será criada para sua carne. Esta galinha crescerá muito mais rápido e será muito maior porque será para a alimentação.
  • A galinha poedeira: será criada para seus ovos. A taxa de crescimento de uma galinha poedeira será mais lenta, pois ela terá o objetivo principal de pôr ovos.

O tratamento das duas galinhas será diferente, pois a criação e a alimentação das galinhas poedeiras e das galinhas poedeiras será diferente.

Agora que você já sabe a diferença entre galo e galinha, deixamos você para assistir a este vídeo do PeritoAnimal para que possa descobrir informações sobre a alimentação das galinhas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferença entre galo e galinha, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Musaum National d’Histoire Naturelle. (s. f.). Gallus gallus (Linnaeus, 1758) - Coq bankiva, Coq, Poule. Inventaire National du Patrimoine Naturel. Disponível em: <https://inpn.mnhn.fr/espece/cd_nom/199742/tab/taxo>. Acesso em 11 de abril de 2022.
  2. MrSerge, Chez. (s. f.). Chez MrSerge91. Disponível em: <mrserge91.forumactif.org>. Acesso em 11 de abril de 2022.