menu
Partilhar

Coelho borboleta ou english spot

Atualizado: 12 janeiro 2021
Coelho borboleta ou english spot

Conhecido como coelho borboleta, english butterfly ou english spot, o coelho borboleta é uma raça de coelho que se caracteriza por sua bela pelagem manchada. O aspecto especial de suas manchas é que elas são distribuídas de uma forma muito particular, dando a este coelho uma aparência única.

Os coelhos borboleta surgiram há décadas, tornando-se populares por seu bom temperamento e sendo muito amados como coelhos de companhia. Desta forma, hoje em dia é muito comum encontrar o coelho borboleta como animal de estimação em lares de todo o mundo. Por esta razão, no PeritoAnimal contamos tudo sobre o coelho borboleta, suas características, história e principais cuidados.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido

Origem do coelho borboleta

Os coelhos borboleta surgiram no final do século XIX na Inglaterra, por isso também são chamados ingleses manchados ou, o que dá no mesmo, de english spot. Embora não se saiba exatamente quais raças originaram os coelhos borboleta, foi estabelecido que eles são provavelmente um cruzamento entre coelhos manchados ingleses e alemães.

Eles chegaram aos Estados Unidos nas primeiras décadas do século XX e o clube americano foi fundado em 1924. Desde então, a raça vem ganhando seguidores, tornando-se uma das mais populares do mundo.

Características do coelho borboleta

O coelho borboleta é um coelho de tamanho pequeno a mediano. Em geral, seu peso oscila entre 2 e 3 quilos. A expectativa média de vida desses coelhos é de aproximadamente 12 anos.

O corpo é de tamanho médio com um arco marcado nas costas que vai desde o pescoço até os quartos traseiros. Estas pernas traseiras devem ser arredondadas, nunca com formatos abruptos, e longas para permitir que o corpo fique destacado do chão.

Embora as características acima sejam as que ajudam a identificar a raça, sem dúvida as características mais representativas do coelho borboleta são as que se referem à sua pelagem. O padrão de pelagem ideal da raça é muito específico, já que o coelho borboleta deve apresentar uma cor de base, geralmente clara, sobre a qual aparecem algumas pintas ou manchas. Estas manchas devem seguir a seguinte distribuição: uma cadeia de pontos que vão desde as patas traseiras e a cauda até o pescoço, onde começa uma linha que segue a coluna vertebral do animal. Também deve ter uma marca nas pernas dianteiras, assim como nas bochechas, um círculo ao redor dos olhos e o nariz colorido. As orelhas e sua base devem ter a mesma cor que as manchas. Todas estas marcas devem ser bem definidas, sem serem difusas ou terem qualquer tonalidade da cor de base. Além disso, este pelo é sempre curto e muito denso.

Cores do coelho borboleta

As diferentes variedades do coelho borboleta de acordo com sua cor são

  • Coelho borboleta preto: com uma base branca e manchas pretas intensas e brilhantes, que têm uma base azulada. Os olhos são de cor castanho escuro.
  • Coelho borboleta azul: base branca e manchas azuis escuras muito brilhantes. Os olhos são azul-acinzentados.
  • Coelho borboleta chocolate: suas manchas sobre a base branca são de cor marrom chocolate, escuro e lustroso. Os olhos são de cor castanha.
  • Coelho borboleta dourado: de manchas douradas, as quais devem estar bem diferenciadas da base branca, sendo limpas e brilhantes, de formato bem definidas. Os olhas são castanhos.
  • Coelho borboleta cinza: este padrão é muito especial, já que mostra uma cor cinza realmente exclusiva da raça. É caracterizada por uma manchas especialmente definidas na região da face e cabeça em geral. Os olhos são da cor marrom.
  • Coelho borboleta lilás: de manchas cinzas com um tom rosado, parecido com lilás. Estes coelhos tem os olhos de cor azul cinzento.
  • Coelho borboleta tartaruga: nestes coelhos as manchas serão laranjas na linha das costas, enquanto que serão cinza fumaça nos flancos posteriores e muito escuras na cabeça e orelhas. Os olhos são de cor castanha.

Personalidade do coelho borboleta

O english spot é incrivelmente enérgico e alegre, sendo muito brincalhão e bastante extrovertido. É um coelho tão ativo que requer pelo menos 1-2 horas de brincadeiras por dia para queimar toda a energia acumulada. Além disso, este tempo de atividade geralmente coincide com dois momentos, o amanhecer e o entardecer, estando mais calmo ao longo do dia. Ele gosta muito de aproveitar da companhia e não é bom deixá-lo sozinho por muitas horas.

O coelho borboleta precisa de interação com os outros, se dando bem tanto com as crianças, como com outros animais da casa, caso tenham se acostumado uns com os outros. Se eles brincam com crianças pequenas, é importante que o façam sob a supervisão de um adulto, pois isso evitará que eles se machuquem ou que o coelho se estresse.

Cuidados com o coelho borboleta

Os coelhos borboleta são uma raça muito ativa e animada, que adora brincar e correr por todas as partes. Por este motivo, não é recomendável mantê-los em espaços muito pequenos nem confinados em gaiolas. Se eles têm uma gaiola para certos momentos ou para quando estão sozinhos, é vital que a cama seja de material macio e que a base nunca seja de grade, pois isso causa feridas nas pernas do coelho.

Quanto à alimentação do coelho borboleta, esta tem que ser equilibrada e variada. Podemos dar-lhe ração específica para coelhos, combinando-a com grandes quantidades de feno e vegetais frescos. As frutas têm que ser limitadas devido à grande quantidade de açúcares que elas contêm.

A pelagem destes coelhos não é muito exigente, é recomendável escová-los regularmente para eliminar pelos mortos e sujeira. No entanto, os banhos estão desaconselhados, como é o caso da maioria dos coelhos, pois são desnecessários, eliminam a barreira protetora da pele, são estressantes e podem levar ao aparecimento de doenças respiratórias se o coelho não estiver completamente seco ou se aspira a água.

Saúde do coelho borboleta

Os coelhos borboleta não têm doenças congênitas, ou seja, não há doenças ligadas à sua genética. No entanto, eles são um pouco propensos a alguns sofrimentos, como é o caso dos problemas dentários. Todos os coelhos têm dentes que nunca param de crescer, mas em algumas raças o crescimento é mais rápido do que em outras. Este é o caso dos borboletas, nos quais, se os dentes não se desgastam rapidamente, tendem a crescer demais causando problemas como má oclusão da boca ou abscessos dentários.

Além disso, como já mencionamos anteriormente, é muito importante observar a superfície sobre onde descansa nosso coelho. Pois o chão que é muito duro ou as bases das gaiolas de grade, provocam feridas plantares, que são muito dolorosas e levam muito tempo para sarar.

Onde adotar um coelho borboleta

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar do coelho borboleta antes, pode-se dizer que é uma raça bastante comum, que cada vez mais está em mais e mais lugares. Por esta razão, não deve ser muito complicado encontrar algum refúgio ou associação especializada na recepção e adoção de coelhos que tenham exemplares coelhos borboleta disponíveis.

Dada a delicadeza que são estes animais, adotá-los quando estão abandonados geralmente significa supostamente salvar suas vidas, pois são tão sensíveis à umidade e a doenças contagiosas que geralmente morrem nos refúgios muito rapidamente. É por isso que é tão importante defender a adoção, pois você estará salvando um coelho, embora isso deva ser feito sempre de forma responsável, só adotando se tivermos certeza absoluta de que podemos cuidar corretamente do animal e tomar conta dele em todos os sentidos.

Fotos de Coelho borboleta ou english spot

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Coelho borboleta ou english spot

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Coelho borboleta ou english spot
1 de 6
Coelho borboleta ou english spot

Voltar ao topo da página