Curiosidades do mundo animal

Besouro morde?

 
María Luz Thomann
Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga. 21 fevereiro 2024
Besouro morde?

Você já se perguntou se os besouros mordem? Devemos considerar que a maioria deles é inofensiva para os humanos. A anatomia dos besouros apresenta uma grande variedade de adaptações e, ao pensar em sua estrutura bucal, com grandes pinças (como as do besouro-titã) ou chifres (como os do besouro-rinoceronte), podemos imaginar que eles poderiam nos morder ou picar se se sentissem ameaçados. Existem algumas exceções, pois algumas espécies de besouros podem usar certas partes do corpo para se defender se se sentirem ameaçadas ou incomodadas. Em geral, essas defesas costumam ser inofensivas e não causam danos significativos aos humanos.

Se você quiser saber se os besouros picam ou não, não perca este artigo do PeritoAnimal para conhecer mais sobre esses maravilhosos insetos. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Tipos de besouros: características e fotos

Índice

  1. Os besouros picam ou mordem?
  2. Como é a picada do besouro?
  3. Que tipos de besouros picam?

Os besouros picam ou mordem?

A maioria dos besouros não morde nem pica de uma forma que cause dano significativo aos humanos, e os danos causados por besouros são devido à manipulação dos mesmos, pois, ao segurá-los, podem liberar substâncias fluidas que causam irritação ou outro tipo de reação alérgica. Embora alguns besouros possam ter mandíbulas fortes e possam beliscar se se sentirem ameaçados, suas mandíbulas não são projetadas para infligir danos aos humanos. Em outras palavras, poderíamos dizer que sim, os besouros podem picar.

Um exemplo de um besouro que às vezes é conhecido por beliscar é o besouro vaca-loura (Lucanidae). Os besouros vaca-loura machos, conhecidos por suas grandes mandíbulas que se assemelham a chifres, podem beliscar se manipulados. No entanto, essas mandíbulas são usadas principalmente em confrontos com outros machos durante a temporada de acasalamento.

Embora alguns besouros possam ter comportamentos defensivos, suas ações geralmente não são prejudiciais aos humanos, no entanto, existe um tipo de besouro, Onychocerus albitarsis, que, embora pouco conhecido, é a única espécie de besouro que “pica” com suas antenas e é venenoso.

Como com qualquer inseto, algumas pessoas podem experimentar reações cutâneas, especialmente se forem alérgicas às substâncias químicas que alguns besouros podem liberar como medida defensiva. Devemos sempre nos lembrar de não perturbar a fauna e, se quisermos observar besouros, devemos fazê-lo sem interferir em seu habitat e, assim, evitar possíveis "picadas".

Aqui você pode consultar "O que besouro come?" para ter mais informações sobre eles.

Como é a picada do besouro?

Em geral, a maioria dos besouros não está equipada para infligir picadas dolorosas em humanos. Ao contrário de alguns insetos como vespas ou abelhas que possuem ferrões, os besouros não têm estruturas adaptadas para picar de maneira ofensiva. No entanto, existem algumas exceções e situações particulares que valem a pena ser consideradas.

Alguns besouros, como o besouro bombardeiro (Carabidae), possuem mandíbulas fortes que podem beliscar se se sentirem ameaçados. Ainda que este tipo de "picada" não seja venenosa nem perigosa para os humanos, pode causar desconforto ou irritação na pele.

Também devemos ter em mente que, em vez de uma picada física, alguns besouros liberam substâncias químicas defensivas quando se sentem ameaçados. Por exemplo, o besouro bombardeiro pode liberar um vapor quente e químicos irritantes como medida de autodefesa.

Embora as “picadas” de besouro geralmente não causem reações alérgicas graves em humanos, algumas pessoas podem ser sensíveis às substâncias químicas liberadas por certos besouros. Nestes casos, a irritação na pele poderá ser mais pronunciada.

É essencial lembrar que, em termos gerais, a interação com besouros não representa um risco significativo à saúde humana. Embora algumas espécies possam ter mecanismos defensivos, essas defesas dos besouros geralmente não são uma preocupação médica. No entanto, se você experimentar sintomas graves ou reações alérgicas após uma "picada" de besouro, é recomendável procurar atendimento médico.

Que tipos de besouros picam?

Como mencionamos, os besouros não estão equipados para infligir picadas dolorosas em humanos. Sua anatomia e comportamento não estão voltados para a ação ofensiva contra seres humanos. No entanto, existem algumas exceções e situações particulares que valem a pena considerar:

Besouro bombardeiro (Carabidae): embora esse besouro não pique no sentido tradicional, ele tem mandíbulas poderosas e é capaz de beliscar quando se sente ameaçado. Além disso, pode liberar substâncias químicas irritantes como mecanismo defensivo.

Poderíamos dizer que os tipos de besouros venenosos que existem são os seguintes:

  • Besouros escaravelhos (Scarabaeidae): algumas espécies de besouros escaravelhos podem beliscar se forem incomodados, pois podem confundir as pessoas com possíveis predadores. Essas picadas costumam ser inofensivas e não causam danos significativos.
  • Besouros-tigre (Cicindelidae): embora não sejam conhecidos por picar, as larvas de alguns besouros-tigre podem ter mandíbulas fortes e beliscar se forem incomodadas..
  • Besouros-veado(família Lucanidae): os besouros-veado machos são conhecidos pelo tamanho de suas mandíbulas que podem parecer intimidantes. Essas mandíbulas são usadas em combates entre machos durante a temporada de acasalamento, mas raramente podem beliscar se forem manipuladas.
  • Besouros-longicórnios (família Cerambycidae): algumas espécies de besouros longicórnios têm mandíbulas longas e fortes que podem beliscar se forem incomodadas. Esses besouros são frequentemente encontrados em madeira em decomposição.
  • Besouros aquáticos ou mergulhadores (famílias Dytiscidae e Hydrophilidae): embora a maioria dos besouros aquáticos não pique, algumas espécies podem morder se forem manipuladas. Esses besouros são adaptados à vida aquática e são predadores ágeis.
  • Besouros-jóia (família Buprestidae): algumas espécies de besouros jóia têm mandíbulas fortes e podem beliscar se forem manipuladas. Esses besouros são frequentemente encontrados em madeira e podem ser atraentes por seus desenhos e cores brilhantes, daí seu nome comum.

Em termos gerais, os besouros não picam as pessoas e, quando ocorre, as picadas tendem a não ser graves. A maioria dos besouros não procura ativamente picar os humanos, e a interação geralmente é acidental ou defensiva. No entanto, é importante ter precaução ao manipular besouros desconhecidos, pois algumas pessoas podem ser alérgicas às substâncias químicas que certas espécies liberam como mecanismo de defesa.

Besouro morde? - Que tipos de besouros picam?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Besouro morde?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Acorn, J. H., & Ball, G. E. (1991). The mandibles of some adult ground beetles: structure, function, and the evolution of herbivory (Coleoptera: Carabidae). Canadian Journal of Zoology, 69(3), 638-650.
  • Hata, K., & Edmonds, W. D. (1983). Structure and function of the mandibles of adult dung beetles (Coleoptera: Scarabaeidae). International Journal of Insect Morphology and Embryology, 12(1), 1-12.
  • Krinsky, WL. (2019). Escarabajos (Coleoptera). En Entomología médica y veterinaria (págs. 129-143). Prensa académica.
  • Mills, M. R., Nemri, R. S., Carlson, E. A., Wilde, W., Gotoh, H., Lavine, L. C., & Swanson, B. O. (2016). Functional mechanics of beetle mandibles: honest signaling in a sexually selected system. Journal of Experimental Zoology Part A: Ecological Genetics and Physiology, 325(1), 3-12.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Besouro morde?