8 animais que se camuflam na natureza

8 animais que se camuflam na natureza

A camuflagem é uma forma natural que alguns animais têm para se protegerem de predadores. Desta forma, escondem-se na natureza adaptando-se a ela. Existem outros animais que se camuflam para conseguir exatamente o oposto, passar desapercebidos diante das suas presas para depois a caçarem. É o caso dos leões ou dos leopardos nas savanas.

O temor técnico para a camuflagem dos animais é crípse, uma palavra derivada do grego e que significa "oculto" ou "o que se esconde". Há diferentes tipos de crípses básicos: imobilidade, coloração, padrão e não visual.

Existe uma grande variedade de animais que se camuflam na natureza, mas neste artigo do PeritoAnimal vamos mostrar os 8 mais populares.

Osga-satânica-cauda-de-folha

Trata-se de uma osga de Madagascar (Uroplatus phantasticus), um animal que vive em árvores e apenas descem das mesmas quando vêm pôr ovos. Têm um aspeto parecido ao das folhas das árvores por isso podem mimetizar-se perfeitamente no ambiente em que vivem.

Bicho-pau

São uns insetos alongados com aspeto de pau, alguns têm asas e vivem em arbustos e árvores. Durante o dia esconde-se entre a vegetação para se protegerem dos predadores e à noite saem para comer e acasalar. Sem dúvida, o bicho-pau (Ctenomorphodes chronus) faz parte dos animais que melhor se camuflam na natureza. Já se pode ter cruzado com algum sem se ter dado conta!

Borboleta-folha-seca

São um tipo de borboletas cujas asas se assemelham a umas folhas marrons, daí o seu nome. Também se encontra la lista de animais que se camuflam na natureza. A borboleta-folha-seca (Zaretis itys) camufla-se com as folhas das árvores e desta forma escapa à ameaça das aves que a possam querer comer.

Bicho-folha

São insetos com asas e têm a forma e cor de folhas verdes. Desta forma consegue camuflar-se perfeitamente na vegetação e escapa aos predadores que o possam querer atacar. Como curiosidade, pode dizer que até ao momento não se encontraram machos do bicho-folha, todas são fêmeas! Então, como se reproduzem? Fazem-no através da partenogênese, um método de reprodução que lhes permite segmentar um óvulo não fecundado e começar a desenvolver uma nova vida. Desta forma, e pelo fato de não entrar em campo o gênero masculino, os novos insetos são sempre fêmeas.

Corujas

Estas aves noturnas costumam adaptar-se ao seu ambiente graças à sua plumagem, que é parecida com a casca das árvores onde repousam. Existe uma grande variedade de corujas e cada uma tem umas características próprias adaptadas ao lugar de origem.

Choco

Também encontramos animais que se camuflam na perfeição no fundo dos oceanos. Os chocos são cefalópodes que se mimetizam perfeitamente com qualquer fundo, uma vez que as células da sua pele têm a capacidade de mudar de cor para se adaptarem e passar desapercebidos.

Louva-a-deus-fantasma

Tal como outros insetos, este louva-a-deus (Phyllocrania paradoxa) tem um aspeto de folha seca, que o torna perfeito para desaparecer como um fantasma diante dos predadores e por consequência faz parte dos animais que melhor se camuflam na natureza.

Cavalo-marinho-pigmeu

O cavalo-marinho-pigmeu (Hippocampus bargibanti) tem o mesmo aspeto que os corais onde se esconde. Esconde-se tão bem, que foi descoberto apenas por casualidade. Assim sendo, além de fazer parte da lista de animais que melhor se camuflam também faz parte dos animais mais pequenos do mundo.

Estes são apenas alguns exemplos de animais que se camuflam na natureza mas existem muitíssimos mais. Que outros animais que se camuflam na natureza você conhece? Diga-nos através dos comentários destes artigo!

Se deseja ler mais artigos parecidos a 8 animais que se camuflam na natureza, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.