menu
Partilhar

Macaco como animal de estimação - É possível?

 
Por Eduarda Piamore. Atualizado: 7 dezembro 2020
Macaco como animal de estimação - É possível?

Usamos popularmente o termo "macaco" para nos referirmos a mais de 250 espécies de primatas não-humanos (simios). Entre os mais conhecidos estão chimpanzés, gorilas, micos e orangotangos. A beleza exótica destas espécies e suas semelhanças físicas e comportamentais com os humanos fazem com que muitas pessoas queiram adotar um macaco como animal de estimação e criá-lo em cativeiro. Entretanto, a maioria desconhece os riscos desta prática.

Se você está se perguntando se é uma boa idéia ter um macaco de estimação, saiba que os macacos são animais selvagens adaptados à vida na natureza, onde encontram as condições ideais para seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Além disso, a criação em cativeiro de algumas espécies de macacos é legalmente proibida em muitos países até mesmo para combater o comércio de animais de estimação exóticos.

Macaco como animal de estimação - É possível? Explicaremos neste artigo do PeritoAnimal por que você nunca deve ter um macaco como animal de estimação.

Também lhe pode interessar: É possível ter uma lontra de estimação?

É permitido ter um macaco de estimação?

Sim, no Brasil é permitido ter um macaco como animal de estimação, apesar desta prática não ser recomendada por uma série de motivos que vamos explicar neste artigo. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Brasil apenas é permitido adquirir macacos nascidos em cativeiro se houver autorização da secretaria ambiental do respectivo estado. O Ibama também exige que o criatório emita, para a venda do animal, o Certificado de Origem, um documento que comprova a origem legal do primata.

Vale destacar que os macacos são protegidos pela convenção CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens em perigo de Extinção), uma convenção criada pela ONU para regular o comércio e combater o tráfico ilegal de animais. Entretanto, cada país pode ter sua própria legislação relativa à reprodução doméstica de espécies exóticas ou invasoras.

Em países como o Chile, manter um macaco de estimação é ilegal e os proprietários podem sofrer severas penalidades econômicas. Entretanto, na Espanha, é possível adotar um macaco, mas a origem legal do animal deve ser demonstrada com a devida documentação.

Obviamente, a adoção de um macaco de origem desconhecida, seja por meio de sites ilegais na internet, não é recomendada em nenhum país. A maioria desses animais são caçados, subitamente retirados de seu habitat e comunidade, e presos em condições deploráveis até serem revendidos no mercado ilegal do tráfico de animais. Além disso, ao adotar um macaco de origem desconhecida, contribuímos indiretamente para a promoção do tráfico de animais.

Por que ter um macaco como animal de estimação é ilegal em tantos lugares? Basicamente, para proteger os próprios macacos das práticas abusivas que são comuns no mercado ilegal de compra e venda de animais selvagens, bem como dos maus tratos, cuidados impróprios e abandono que muitas vezes sofrem quando adotados por pessoas que desconhecem as necessidades específicas dos macacos.

Macaco como animal de estimação - É possível? - É permitido ter um macaco de estimação?

Riscos à saúde

Os macacos (principalmente os de origem desconhecida) podem transmitir doenças zoonóticas, como raiva, tuberculose, herpes, hepatite B e candidíase, por meio de mordidas ou arranhões. As zoonoses são aquelas patologias que podem ser transmitidas entre diferentes espécies. Além disso, algumas espécies de macacos são vulneráveis ao desenvolvimento de alergias e infecções cutâneas, principalmente causadas por bactérias e fungos.

Por outro lado, algumas doenças comuns a nós podem afetar seriamente a saúde dos macacos. Principalmente se este animal não receber uma dieta equilibrada e os cuidados necessários para fortalecer seu sistema imunológico.

Macaco como animal de estimação - É possível? - Riscos à saúde

A criação de macacos em cativeiro e seus efeitos sobre o comportamento

Os macacos são animais muito ativos, inteligentes, curiosos e sociáveis, por isso precisam exercitar constantemente seu corpo e mente para se manterem saudáveis. Mesmo quando os tutores têm muito espaço e lhes oferecem ambientes ao ar livre, a maioria dos macacos de estimação adotados acaba desenvolvendo sintomas de estresse ou tédio.

Como cães e gatos, os macacos tendem a ter problemas de comportamento associados ao estresse e mostram um aumento acentuado de sua agressividade a partir da puberdade. Além disso, como eles precisam interagir para desenvolver suas habilidades sociais, macacos nascidos ou criados em cativeiro também podem se tornar agressivos quando adultos, desenvolver comportamentos destrutivos ao serem trancados ou deixados sozinhos em casa por muitas horas e até mesmo desenvolver estereotipias, movimentos repetitivos e constantes sem propósito aparente.

Quanto custa um macaco?

Segundo reportagens divulgadas nos últimos anos, comprar macaco no Brasil, legalmente, custa entre R$50 mil e R$ 70 mil reais. A busca por macacos-prego de estimação cresceu no país após a divulgação de que alguns artistas brasileiros e outros internacionais, possuíam um macaco de estimação.

Macaco como animal de estimação - É possível? - A criação de macacos em cativeiro e seus efeitos sobre o comportamento

Cuidados necessários com os macacos

As pessoas que decidem ter um macaco de estimação devem estar cientes de que estes animais requerem cuidados muito específicos para que se desenvolvam de maneira saudável em cativeiro.

Em primeiro lugar, o ideal é recriar o habitat natural de cada espécie para proporcionar as melhores condições para o seu desenvolvimento físico e mental. Os zoológicos, por exemplo, tentam condicionar o espaço dos macacos com muitas árvores, rochas, terra, grama, etc. Agora, imagine a dificuldade de reproduzir este ambiente selvagem em nossa casa. E a verdade é que, mesmo que você tenha muito espaço e se dedique a condicioná-lo cuidadosamente, toda esta estrutura continuará sendo uma réplica artificial que nunca irá capturar totalmente a essência da natureza.

Como todos os animais, os macacos precisarão de uma nutrição completa e equilibrada para manter sua boa saúde e se desenvolver plenamente. Em seu habitat natural, os macacos geralmente mantêm uma dieta muito variada, fresca e natural. Isto significa que fornecer uma boa dieta para um macaco doméstico leva tempo, dedicação e um bom investimento em produtos frescos e orgânicos. Além de frutas e vegetais, que você deve preparar cuidadosamente, você também deve oferecer insetos em certas épocas do ano.

Além disso, para manter um macaco como animal de estimação, você terá que prestar muita atenção à sua estimulação mental. Os macacos são animais altamente inteligentes e sensíveis, por isso precisam trabalhar suas habilidades cognitivas e emocionais para se manterem saudáveis, felizes e ativos. Como já mencionamos, um macaco sedentário ou entediado pode sofrer de estresse e desenvolver inúmeros problemas comportamentais. Estes animais devem desfrutar de pelo menos várias sessões de enriquecimento e jogos por dia.

Macaco como animal de estimação - É possível? - Cuidados necessários com os macacos

Socialização do macaco

Uma outra importante preocupação ao cuidar de um macaco de estimação é que será essencial atender às suas necessidades sociais, proporcionando momentos de interação, entretenimento e afeto. E a maioria de nós não tem muito tempo para dedicar até mesmo a nossa própria vida social. Portanto, muitos macacos criados em cativeiro podem apresentar sintomas de depressão e até mesmo tornarem-se agressivos para as pessoas e outros animais. Lembre-se que estes são indivíduos muito sociais que vivem em grandes grupos.

Também não devemos esquecer que os macacos precisarão de atenção médica especializada, que não é facilmente encontrada em qualquer cidade. Vale lembrar também que os macacos também precisarão de atenção à desparasitação interna e externa para evitar a infestação por endo ou ectoparasitas.

Infelizmente, muitas pessoas adotam um macaco de estimação sem entender suas necessidades específicas. E é por isso que muitos "macacos domésticos" acabam em zoológicos, quando não são abandonados em algum lugar distante da cidade.

Além dos altos custos e uma grande necessidade de cuidados específicos com um macaco de estimação, vale destacar que um macaco-prego, por exemplo, pode viver até 20 anos em cativeiro. O que significa que é preciso pensar bem antes de adotar um animal como este.

E agora que você já sabe tudo sobre o macaco como animal de estimação, talvez te interesse este vídeo em que mostramos que o macaco é uma das espécies que já viajaram para o espaço. Confira:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Macaco como animal de estimação - É possível?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • CITES. Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora. Disponível em: <https://cites.org/eng/disc/species.php>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.
  • VEJA. É possível ter um macaco como animal de estimação?. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/e-possivel-ter-um-macaco-como-animal-de-estimacao/>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.
  • IBAMA. Fauna Silvestre. Disponível em: <https://www.ibama.gov.br/fauna-silvestre>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.
  • VEJA. O trauma do macaco de Justin Bieber. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/cultura/o-trauma-do-macaco-de-justin-bieber/>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.
  • O GLOBO. Cresce o número de pessoas que escolhem primatas como animais de estimação. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/ela/gente/cresce-numero-de-pessoas-que-escolhem-primatas-como-animais-de-estimacao-16952113>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.
  • RICMAIS. Macacos roubados e ventidos a preço de banana em Londrina. Disponível em: <https://ricmais.com.br/noticias/macacos-roubados-e-vendidos-a-preco-de-banana-em-londrina/>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.
  • DIÁRIO DO LITORAL. Saiba como ter um macaco de estimação. Disponível em: <https://www.diariodolitoral.com.br/noticias/saiba-como-ter-um-macaco-de-estimacao/85051/>. Acesso em 2 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Macaco como animal de estimação - É possível?
1 de 5
Macaco como animal de estimação - É possível?

Voltar ao topo da página