menu
Partilhar

As vacas têm dentes?

 
Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga. 25 julho 2023
As vacas têm dentes?

As vacas, pertencentes à espécie Bos taurus, possuem uma dentição fascinante e altamente especializada. São animais ruminantes adaptados a uma dieta herbívora e desenvolveram um sistema dental único que lhes permite processar eficientemente os alimentos vegetais. Possuem uma dentição robusta com dentes fortes que possibilita que se alimentem de grama e forragem, alimentos muito fibrosos que requerem um tratamento especial para poderem ser digeridos.

Você já se perguntou sobre a peculiaridade da sua dentição? Se sim, não perca este artigo do PeritoAnimal, onde exploraremos as generalidades da dentição das vacas e descobriremos como elas se adaptaram ao seu tipo de alimentação. Então vamos descobrir agora se as vacas têm dentes. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: As vacas têm chifres?

As vacas têm dentes superiores e inferiores?

As vacas possuem dentes, mas apenas na mandíbula inferior. Não têm dentes frontais superiores; em vez disso, possuem uma almofada dura e carnuda chamada almofada dental. Essa almofada auxilia na mastigação dos alimentos, especialmente gramíneas e ervas duras.

As vacas possuem três tipos de dentes:

  • Dentes incisivos: são os dentes inferiores usados para levar o alimento à boca;
  • Dentes pré-molares e molares: estão localizados tanto na mandíbula superior quanto na inferior e ajudam a moer os alimentos até obter uma pasta fina.

Os dentes das vacas crescem constantemente, o que as ajuda a acompanhar o desgaste causado pela mastigação de vegetação dura. À medida que envelhecem, seus dentes começam a se desgastar e pode ser necessário extraí-los.

Elas são animais ruminantes, o que significa que fazem o alimento retornar do estômago para a boca a fim de ser mastigado novamente. Utilizam a língua e os lábios para agarrar a grama e, em seguida, a introduzem na boca para iniciar o processo de ruminação.

Durante a ruminação, elas remastigam o alimento por cerca de 50 a 60 segundos antes de engoli-lo novamente. Esse processo é vital para a digestão adequada, porque contribui para a produção de saliva, reduz o tamanho do alimento e aumenta a densidade de suas partículas. Além disso, separa as partículas que necessitam de mais tempo para fermentar e melhora a digestão das fibras.

Você já se perguntou o que as vacas e os bois comem? Trazemos a resposta neste artigo.

Quantos dentes tem uma vaca?

As vacas adultas têm um total de 32 dentes em sua dentição permanente. Esses dentes desempenham um papel fundamental em seu processo de alimentação e digestão.

Na mandíbula inferior, as vacas possuem 8 incisivos. Esses incisivos são os dentes frontais usados para agarrar e arrancar o alimento, como grama e forragem. Os incisivos são fortes e afiados, permitindo cortar o alimento de forma eficiente.

Além dos incisivos, as vacas têm 6 pré-molares na mandíbula inferior. Esses pré-molares são dentes com superfícies planas e rugosas usados para triturar e moer o alimento. Os pré-molares ajudam a quebrar a grama e a forragem em pedaços menores para facilitar a digestão.

Na mandíbula inferior, elas também possuem 6 molares. Os molares são os dentes maiores e mais fortes na boca da vaca. Esses dentes têm uma superfície áspera e serrilhada, o que permite triturar e moer o alimento de maneira eficiente. Os molares trabalham em conjunto com os pré-molares para desintegrar o alimento em partículas menores antes de ser digerido.

É importante destacar que, na mandíbula superior, em vez de ter dentes incisivos, as vacas têm uma estrutura especial chamada "almofada dental". Essa almofada é uma camada espessa e córnea que se forma em vez dos dentes incisivos superiores. A almofada dental atua como uma superfície de apoio para os incisivos inferiores ao morder e cortar os alimentos.

Saiba mais sobre os animais de fazenda neste artigo do PeritoAnimal.

As vacas têm dentes? - Quantos dentes tem uma vaca?

Como é a dentição da vaca?

A dentição da vaca é robusta e, assim como outros animais mamíferos, possui uma estrutura semelhante nos dentes. Eles são compostos principalmente por:

  • Esmalte dentário: é a camada externa e mais dura dos dentes. Fornece proteção contra a abrasão e corrosão causadas pela alimentação. É resistente e ajuda a manter a integridade dos dentes;
  • Dentina: é uma camada mais macia encontrada abaixo do esmalte. Constitui a maior parte da estrutura dos dentes e fornece suporte e resistência. A dentina é mais flexível que o esmalte, mas ainda assim é resistente;
  • Polpa dental: é a parte interna do dente e contém tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos. É responsável por nutrir e fornecer sensibilidade aos dentes. Os dentes das vacas crescem continuamente ao longo de suas vidas e se desgastam devido à abrasão causada pela alimentação de grama e forragem fibrosa. Esse desgaste natural garante que os dentes permaneçam em condições adequadas para a mastigação e trituração eficiente dos alimentos;
  • Os incisivos das vacas: são os dentes frontais, localizados na parte da frente da boca. São afiados e triangulares e são usados para cortar e arrancar a vegetação. Esses dentes ajudam a vaca a pegar bocados de grama ou forragem;
  • Os pré-molares: são dentes maiores e mais largos encontrados atrás dos incisivos. Esses dentes têm uma forma intermediária entre os incisivos e os molares. Os pré-molares são usados para triturar e rasgar os alimentos vegetais antes de serem mais completamente mastigados;
  • Os molares: são os dentes maiores e mais largos encontrados na parte de trás da boca. Eles têm superfícies dentadas com cristas e são projetados para a trituração e moagem final dos alimentos vegetais. Esses dentes permitem que as vacas desmantelem eficientemente as fibras vegetais para uma melhor digestão.

À medida que os dentes se desgastam devido à abrasão causada pela alimentação de grama e forragem fibrosa, há um crescimento contínuo para compensar esse desgaste e manter uma dentição funcional.

Agora que você sabe que vaca tem dente, e muitos, na verdade, não perca este outro artigo no qual respondemos: tartarugas têm dentes?

Se deseja ler mais artigos parecidos a As vacas têm dentes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Argentino, A. C. H. (2012). Dentadura de los bovinos; cronometría dentaria referida a la raza Holando Argentino. Nuestro Holando. 12pp. Disponible en: rumiantes.com/como-es-la-dentadura-del-ganado-bovino/
  • Ierace, A. J. M. (2015). Prótesis Dentales Bovinas: Una herramienta para evitar el descarte precoz de la vaca de cría.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
As vacas têm dentes?
1 de 2
As vacas têm dentes?

Voltar ao topo da página